Resenhas

Resenha: O Mar de Monstros- Graphic Novel, por Rick Riordan

MarDeMonstros-2ENFNome do Livro: O Mar de Monstros
Nome Original: Sea Of Monsters- Graphic Novel #02
Autor(a):Rick Riordan, Robert Venditti, Attila Futaki e Tomás Gaspar
ISBN: 9788580573589
Páginas: 128
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Avaliação: 5/5
Onde comprar:Compare Preços

Na versão em graphic novel da segunda aventura da série Percy Jackson e os olimpianos, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue.Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto. As coordenadas da missão -30-31-75-12 – são uma referência ao Triângulo das Bermudas, no temido Mar de Monstros.Uma jornada que colocará à prova a herança de nossos heróis – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.

Depois de acompanhar a graphic novel de O Ladrão de Raios lançado pela editora Intrínseca e resenhado aqui no site, fiquei bastante curioso do que viria futuramente nos outros livros que compõem a série Olimpianos. Tomar partido da escrita de Rick Riordan  é um procedimento que necessita ter cuidado para sair com maestria toda a essência transmitida pelo autor. A adaptação de Robert Venditti e a arte continua de Attila Futaki pelo crescimento do volume anterior, as cores fortes e vivas são destacadas ao olhos do leitor durante a leitura colorido por Tomás Gaspar que juntos trabalharam para um resultado digno de estreia do filme nos cinemas.

Continuando o último volume e para quem já acompanhou a escrita de Riordan a seqüência se inicia muito calmo, depois de ter se livrado dos monstros, o acampamento até então estava em harmonia, a traição de Luke ficou marcada entre os meios sangues e as atividades se seguiram normalmente.  No colégio, depois de um jogo de queimada torna uma disputa de vida ou morte, a situação entre o nosso herói fica meio negra. Tudo se confirma depois de Annabeth aparecer no colégio trazendo más notícias envolta do Acampamento Meio-Sangue. As fronteiras do acampamento, protegidas pela árvore de Thalia foram envenenadas por alguém ou algo misteriosamente e se não curarem a árvore o acampamento se encontrará em sérios problemas. A vida dos semideuses pode ser destruída caso nada seja feito.

Pelos problemas e invasões agravadas dentro do acampamento, nossos heróis deverão encontrar uma única solução: O Velocino de Ouro, uma espécie de manto que pode curar as pessoas, ou acordar objetos. Como o objetivo de Luke, dentro do navio Andromeda é renascer Cronos, ele não medirá esforços para que se concretize. O único problema é ter de usar nossos heróis para chamá-los para conquistar o seu objetivo. Outra personagem que se encontra no enredo é Clarice, dentro da missão ela com toda sua ironia mostrará toda sua força e destreza.

A versão HQ de passagem ficou muito condensada, suas 128 páginas ficam quase limitadas pelos detalhes  importantes dentro de sua obra, todos os diálogos são muito rápidos e certeiros pela dinâmica que precisa ser repassado para o entendimento do leitor. Robert Vendutti, como já mencionado, enumerou as cenas corretas e importantes para serem desenhadas e ganharem realidade. A arte de Attila Futaki, cresceu em todo o seu contexto do livro anterior, mesmo não transparecendo o crescimento do personagem, seus traços elucidam como será apresentado nos diálogos por Vendutti.  Cada design, como os monstros, repassa a imagem de captação da escrita de Riordan (pelo menos para quem leu o livro antes da graphic novel, pode confirmar os personagens agora).

Não poderia esquecer as cores vivas de Tomás Gaspar, cores fortes e vivas deixam qualquer leitor e fã muito ansioso em ler por minutos todo o livro. As paisagens, os tons são dignos de um grande profissional dentro do mercado de trabalho. Não é qualquer pessoa que possui um talento como o dele, desde O Ladrão de Raios, ele aprofundou muito neste segundo volume. A fidelidade de ambos os contribuintes foram muito reais com o original que busquei fotos pela internet.

A editora Intrínseca novamente me deixou sem palavras para especificar ou citar todos os detalhes de sua diagramação. Uma grande obra obrigatória para os fãs  de Riordan. Estou muito curioso pelo terceiro volume em HQ, A Maldição do Titã.

Leiam!!!! Depois conte toda a sua experiência confirmando tudo o que senti e vi ao ler esta brilhante graphic novel.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Um comentário sobre “Resenha: O Mar de Monstros- Graphic Novel, por Rick Riordan

  • As versões em HQ sempre são muito resumidas, por isso q eu num curto muito. Ainda acho q eles tinham que fazer o livro todo, mas eles adaptação o negocio tambem, o que acaba ferrando. Sem falar que tem personagens q o traço é muito grotesco

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.