Diversos

As partes de um livro

Todos que frequentam diariamente o Entrando Numa Fria têm em comum o gosto pela leitura, o amor pelos livros e a vontade de ficar por dentro dos principais lançamentos do mercado livreiro.

No entanto, um fato me chamou a atenção nas últimas semanas. Algo que alguns já notaram vez ou outra, mas que deixaram passar. Refiro-me à triste constatação de que muitos blogs e sites literários desconhecem os nomes correspondentes às partes do objeto que julgam ter tanta afinidade. Foi pensando nisso que decidi fazer um post (dos poucos que encontrei o do ENF é o mais completo) com a listagem, definição e ilustração das estruturas de um livro. Tudo para torná-lo bem didático, útil e enriquecedor, pois a missão deste blog é levar a seus leitores e visitantes informação de qualidade, de forma ágil e dinâmica.

Livro: publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN).

Um livro é dividido em partes para facilitar a leitura técnica. Externamente, as partes dizem respeito à sua condição física e, internamente, mais ao conteúdo.

Partes externas
Sobrecapa: proteção para a capa. Inclui as mesmas informações na capa. É uma capa solta, colocada nas edições especiais, nem todos os livros vêm com a sobrecapa, pois é um acessório que encarece a edição.

Capa: é o “rosto do livro”. A capa deve conter na parte central o nome do autor, o título e o subtítulo. A capa pode ser de diversos materiais, como papel, cartolina, couro ou plástico. A elaboração da capa fica a critério do editor.

Contracapa: é a capa de trás do livro. Também é chamada de quarta capa.

Orelhas: geralmente, a capa apresenta orelhas, ou abas, ou asas, que contêm dados biográficos do autor ou comentários da obra. As orelhas excedem-se da capa e dobram-se sobre si mesmas para dentro. Muitas vezes usamos as orelhas como marcador de página.

Lombada ou dorso: é a parte que liga as folhas do livro, onde se encontra a costura. Fica no lado externo do livro.

Partes internas Página: uma das faces da folha.

Folhas de guarda: páginas em branco, encontradas no início e no final da obra.

Falsa folha de rosto: é opcional; precede a página de rosto e contém apenas o título e subtítulo da publicação.

Folha de rosto: é a capa de dentro do livro. Contém, normalmente, os elementos essenciais que identificam um livro: autor; título; número da edição; o local (cidade) da publicação do livro; casa publicadora (editora); ano da publicação. Observação: nem todos os livros possuem esses itens.

O verso da folha de rosto: contém os dados complementares de uma obra, tais como: títulos da série e número do volume; título original da obra; copyright; relação de colaboradores; relação de edições e reimpressões anteriores, com os respectivos editores e datas; nome e endereço da editora.

Dedicatória: folha opcional em que o autor presta homenagem ou dedica o livro a alguém.

Agradecimentos: folha opcional em que o autor indica o eventual apoio recebido na elaboração do livro.

Epígrafe: folha opcional em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação da autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do livro.

Sumário: enumeração das principais divisões, seções e outras partes do livro, na ordem em que nele se sucedem.

Lista de abreviaturas: relação em ordem alfabética das abreviaturas, siglas e símbolos utilizados no texto, escrita por extenso.

Prefácio: texto de esclarecimento, justificação, comentário ou apresentação, escrito pelo autor ou por outra pessoa.

Copyright: registro dos direitos autorais ou editoriais.

Miolo do livro: conjunto de folhas, reunidas em cadernos que formam o corpo do livro em que é exposto o conteúdo.

Posfácio: matéria informativa ou explicativa posterior à elaboração do texto.

Apêndice: desenvolvimento autônomo elaborado pelo autor; a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

Anexo: documento, nem sempre do próprio autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração.

Glossário: lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, acompanhadas das respectivas definições.

Índice: lista alfabética de autores e/ou assuntos e/ou nomes geográficos, por exemplo, contidos na obra, com indicação das páginas em que são encontrados. O índice pode ser também cronológico.

Colofão: informações do impressor, endereço, local e data de impressão, localizada de preferência na página ímpar da última folha do miolo.

Suplemento: documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, sendo sua relação com aquele apenas editorial e não física, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria.

Errata: lista apresentando os erros corrigidos, com indicação de páginas, parágrafo e linhas. É inserida, como encarte, antes da folha de rosto. Nem sempre os livros vêm com errata, é claro, ela só é inserida caso a edição tenha saído com erros.

Para mais informações sobre livros e afins clique aqui.

Um abraço e bom feriado prolongado.

Andrew Magalhães.

21 comentários sobre “As partes de um livro

  • Heey!

    Nossa, adorei esse post, confesso que não conhecia a metade desses termos, somente os mais conhecidos mesmo ;D

    Muito legal o post, aodrei poder saber mais sobre a estrutura de um livro ^^

    Bj;*
    Naty – Just Books !

    Resposta
  • Bem legal o post.
    Creio que muitos não sabem as partes do livro e o que o compõe.
    Gostei bastante e quanta coisa que ele Tem. não é mesmo??

    Beijos

    Resposta
  • Que interessante! Nunca tinha parado mesmo para ver o nome de cada uma das partes do livro.
    Gostei principalmente de saber o que é necessário para um livro ser considerado um livro. Mais de 49 páginas, ISBN e tal. Muito legal.
    Bem critivo, adorei a idéia 😀

    Beijoos
    Minha Bagunça.

    Resposta
  • Nossaaaa…basicamente a anatomia do livro… nem eu que leio muitos deles sabia disso tudo!

    =]

    Muito bom!

    Beijokas

    Resposta
    • Andrew Magalhães, só para maiores esclarecimentos, uma publicação pode ser considerada um livro quando contém mais de 48 páginas e não 49. Abraço!

      Resposta
  • Parabéns pela excelente colaboração fornecida a quem se fizer necessária e a mim em demasia. Muito obrigado e recomendo!

    Resposta
  • HOJE 19/01/2016 BUSQUEI AJUDA PARA ORGANIZAR UM LIVRO QUE ESTOU ESCREVENDO E FIQUEI LISONJEADA COM TODAS AS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS. MUITO GRATA.

    BREVE UM ROMANCE (DESPERTANDO DE UM SONHO) ESTARÁ SENDO PUBLICADO.

    VALE APENA CONFERIR.

    Resposta
  • Me ajudou muito na escrita do livro criado por mim.
    I As primeiras Aventuras (não é definitivo, talvez eu mude o nome)

    Resposta
  • PARABÉNS A TODA A EQUIPE TÉCNICA E DE EDITORES, PELA TRANSMISSÃO E ENGRANDECIMENTO DE CONHECIMENTOS, TÃO ESCASSOS NA ATUAL CONJUNTURA TÉCNICA LITERÁRIA.

    Resposta
  • Parabéns pelo assunto , muito esclarecedor. Me acrescentou muito.

    Resposta
  • Escrevo e escrevi alguns livros sobre acupuntura mas sem se preocupar com as partes externa do livro, porque ficava por conta da editora. Gostei muito
    e esse assunto está sendo de grande utilidade pra mim. Parabéns e
    muito obrigado pela informação!

    Resposta
  • Pingback: Seu mais fiel companheiro: UM LIVRO! | Maryworks

  • ACHEI EXCELENTE A EXPLANAÇÃO DAS PARTES DE UM LIVRO. PORÉM FICO NA DÚVIDA SE ISSO VALE SÓ PARA O LIVRO FÍSICO OU SE VALE PARA O E-BOOK TAMBÉM. É POSSIVEL INFORMAR-ME PELO E-MAIL: afonsolmartini

    achei muito boa a explanação. Fico na dúvida se ela vale só para livro físico ou se vale para e-books também. espero essa informação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.