Resenha: Escola- Os Piores Anos da Minha Vida, por James Patterson e Chris Tebbetts
Nome do Livro: Escola- Os Piores Anos da Minha Vida
Série: Escola #01
Nome Original: Middle School: The Worst Years of My Life
Autor(a): James Patterson e Chris Tebbetts
ISBN: 9788580411225
Páginas:288
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Avaliação: 4/5
Onde comprar:Compare preços
É o primeiro dia de aula em sua nova escola, mas Rafa Khatchadorian já sabe que será o pior ano de sua vida. Como se não bastassem seus problemas em casa, agora ele terá que descobrir como sobreviver ao sexto ano. Por sorte, Rafa bolou o melhor plano de todos os tempos: ele se propôs a quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos. Porém, professores, pais e valentões não curtiram essa ideia mirabolante. Será que o plano vai passar de mágico a trágico?
James Patterson novamente ousou em escrever uma trama juvenil, atraente e engraçada. Dirigido agora ao público jovem, pode até parecer de início como uma história meio clichê e ao mesmo tempo envolvente que possibilita ao seu leitor a tentativa de mudar um pouco o foco de seus livros adultos já publicados . O enredo é muito simples, um garoto qualquer que usa de artifício seu jogo mental que possibilite quebrar regras impostas pela sua escola, tudo isso levado ao ano que ele considera como “péssimo” e terrível.
Rafa Khatchadorian está perto em retornar para seu colégio e começar seu Ensino Fundamental II, a Escola Municipal de Hills Village. Um ano que promete ser muito difícil, ao lado de professores que parecem aqueles filmes de terror. Para piorar, o garoto precisa lidar com um padrasto folgado e sem escrúpulos e para variar o nosso personagem o odeia. É nesse meio que ele acaba criando uma espécie de amigo imaginário – Leo Caladão. O garoto é muito esperto, corajoso e possui uma imaginação muito fértil, onde os acontecimentos ficam em sua cabeça e vão tomando consistência dentro da escola.
Ao lado dos conselhos de seu amigo, Rafa começa a quebrar todas as regras da escola. Imaginem: “ todo colégio possui regras, e infligi-las é correr risco em se dar muito mal”. Mesmo ganhando pontos dentro da disputa imposta por Leo, ele não pode prejudicar nenhum companheiro. O famoso jogo R.A.F.A ( Regras Atrapalham a Felicidade Alheia) irá trazer muitas confusões ao garoto pelo seu envolvimento, como quando o valentão da escola rouba seu caderno e exige que Rafa pague um dólar por página para que ele possa resgatar o caderno completo. Fiquei imaginando o período de colégio! Nesse momento soltei grandes risadas sozinho pelo contexto abordado pelo autor.
Para variar a única menina que ele possui uma quedinha (paixão no colégio), Jeanne Galletta , foi obrigado a ajudá-lo nas aulas de reforços, pela queda de suas notas. E o pior, será que ele conseguirá mesmo cumprir a única regra do jogo? A de não prejudicar as pessoas?
É nesse contexto que vamos traçando todo o enredo de Escola- Os Piores Anos da Minha Vida, um livro muito indicado a toda classe jovem e premiado pela escrita de Patterson. Durante a leitura podemos fantasiar os locais dentro do colégio e sentir o medo que muitos passam ou fantasiam no que concerne a escola. Para quem já possui filho, já deve ter passado por algumas artimanhas que irão identificar ao ler.
“(…) E a lição era a seguinte: havia duas maneiras de executar a Operação R.A.F.A., a maneira chata e a meneira do Leo. – Ah, e eu aprendi que Leo Caladão é um gênio.”
A editora Arqueiro, apresentou uma capa muito bem trabalhada e as ilustrações dentro do livro proporcionam agilidade e atiça a nossa imaginação durante a leitura. A tradução não ficou a desejar, pelo contrário, ao ler podemos terminá-lo em um único dia pela agilidade dos acontecimentos que nenhuma forma tornou maçante.
Indico muito para as crianças e aos pais, como auxilio e incentivo aos filhos pela leitura. Mesmo que o autor não transmita uma lição de moral visível, nos mostra os medos, conflitos que uma criança pode apresentar deixando os pais mais atentos e passíveis de descobrir como seus filhos se encontram na escola. Muitos sabem da emissão que muitos sofrem, não é mesmo ? Enfim, leiam!!!
Achei legal este livro e como ja tenho filhos, um em idade critica “adolescencia” rsrs pretendo comprar para nos lermos juntos, a capa não me agradou muito..sou das que gostam de capas fofas fazer oque rs, beijos.
James Patterson tem tantos livros diferentes um do outro que atéme surpreendo. haha
Esse é outro dele que vivo me prometendo ler e nunca faço e.e
Super curti sua resenha e me deixou um pouco com mais raiva de mim por n ter lido ainda haha