Presença | Crítica
Steven Soderbergh é um daqueles diretores que é sempre interessante assistir, especialmente considerando que ele transita entre o cinema independente e o mainstream, com resultados mistos, mas sempre com uma abordagem interessante. Desta vez, Soderbergh se aprofunda na história de casa mal assombrada com uma direção subjetiva que se encaixa perfeitamente com os trabalhos mais interessantes do diretor.
Em Presença acompanhamos o casal Rebeca (Lucy Liu) e Chris (Chris Sullivan) que se mudam para uma nova casa com seus dois filhos Chloe (Callina Liang) e Tyler (Eddy Maday) após uma perda chocante. Em crise, a família busca novos ares numa tentativa de restabelecer a normalidade. O que não esperavam era que o lar já estivesse ocupado e, à medida que enfrentam as dificuldades típicas de uma família com adolescentes, a presença de uma entidade invisível os observa e desenvolve um interesse estranho por Chloe. Os eventos domésticos começam, então, a tomar um rumo sombrio e perturbador.
Não é a primeira vez que vemos um fantasma como protagonista, mas Soderbergh e o roteirista David Koepp trazem um novo olhar. O filme não é para todos, mas vale dar uma chance pela atmosfera intrigante e pela forma como nos coloca como observadores dessa família enigmática. A câmera se torna um personagem, guiando-nos como se fôssemos a própria entidade espectral. O enredo é minimalista e por vezes repetitivo, mas tudo leva a uma reviravolta inesperada e instigante. O filme pode dividir opiniões, mas cumpre o papel de impactar e deixar o espectador imerso na experiência.
O diretor transforma o terror em um drama psicológico, sem sustos fáceis, mas com uma tensão crescente. Ele explora luto, o medo da morte, do desconhecido e da falta de controle sobre o destino. O resultado é uma história inquietante, onde o verdadeiro horror surge dos dramas da família Payne e das sombras que os espreitam e da qual não compreendem.
Talvez esse seja um dos filmes mais marcantes de Soderbergh nos últimos anos, com atuações sólidas, uma atmosfera envolvente e um terror psicológico bem construído. Presença se destaca como um drama fantasmagórico que merece ser assistido.

Ficha Técnica:
- Data de Estreia: 03 de Abril de 2025
- Duração:1h24min
- Título Internacional: Presence
- Gênero:Suspense
- Elenco:Lucy Liu, Julia Fox, Chris Sullivan
- Direção:Steven Soderbergh