Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice | Crítica
Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem foi laçado em 1988, e o diretor Tim Burton já pensa em uma continuação para o filme, mas como Burton já estava envolvido no filme Batman (1989) a Warner Bros. Entertainment acabou adiando a sequencia. Somente em 2014 com a confirmação e retorno de Michael Keaton para a continuação, Tim e Warner retomaram o projeto para o segundo filme. Passados 36 anos Os Fantasmas Ainda se Divertem:Beetlejuice chega aos cinemas nacionais.
Nesse segundo filme a trama continua centrada na família Deetz e a pacata cidade de Winter River. Agora Lydia Deetz (Winona Ryder) é uma viúva, cuja filha adolescente Astrid (Jenna Ortega) a trata com a mesma indiferença que Lydia tratava sua madrasta Délia Deetz (Catherine O’Hara) nessa idade. Mas a tensão entre mãe e filha acabam quando Astrid se vê presa no mundo dos mortos, é para resgatá-la Lydia é obrigada a pedir ajuda a um velho inimigo.
Poucas sequencias que Hollywood lançam hoje em dia são originais, muito menos valem duas horas do seu tempo, mas esta é uma exceção.
O diretor encontrou o equilíbrio entre nostalgia e originalidade, conseguindo realizar uma sequência divertida, charmosa e bem atuada. Os atores Willem Dafoe interpretando do detetive Wolf Jackson e Catherine O’Hara são muito engraçados. Nessa sequência a personagem de Catherine tem mais presença do que no original. Michael Keaton, novamente, se encaixa perfeitamente em seu personagem bioexorcista Beetlejuice. Jenna Ortega e Winona Ryder são simplesmente magníficas. Jenna traz vitalidade e frescor para filme, é possível que a próxima geração veja este filme como uma história independente.
Esta sequência tem um enredo mais complexo e mostra personagens mais estranhos e interessantes, coma a fantasmas Delores interpretada por Monica Bellucci, para a história. Mesmo com o uso de CGI Burton manteve os efeitos práticos, mantendo assim o charme de filme. A também a utilização do recurso em animação stop motion para narrar os eventos ocorrido ao longo da trama com o patriarca Deetz. O diretor manteve os elementos góticos, porém menos macabro que o filme da década de 80.
Outro ponto original do enredo e a própria Lydia. Ela não é somente uma viúva e mãe de adolescente, com também tem o seu próprio programa de TV. Seu show é sobre o sobrenatural, fantasmas e casas mal-assombradas. Essa nova roupagem de Lydia faz com se aproxime do público fãs dos gêneros de terror.
Os fãs do filme original vão comemorar com o retorno de Beetlejuice, o personagem também se consolidara no imaginário dos novos espectadores. Mas Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice é um filme divertido e charmoso para toda família
OS Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice
Titulo Original: Beetlejuice Beetlejuice
Estréia 5 de setembro de 2024
Direção: Tim Burton
Roteiro: Alfred Gough, Miles Millar
Elenco: Michael Keaton, Winona Ryder, Jenna Ortega, Catherine O’hara, Willen Dafoe, Arthur Conti, Justin Theroux, Monica Bellucci
Distribuicão: Warner Bros