John Wick 4: Baba Yaga | Crítica
Em meio a uma cena de ação uma pausa usar o nebulímetro, a famosa bombinha de asma. Sem dúvidas esse nebulímetro deveria ser entregue na entrada da sessão para todas as pessoa que forem assistir “John Wick 4: Baba Yaga“, pois é um filme de tirar o fôlego.
Se “Parabellum” significou se preparar para a guerra nesse capítulo final da saga do matador de aluguel mais famoso dos cinemas. E digo mais, capítulo que tem um final digno da reputação que John construiu.
Como de costume o filme é recheado de cenas de ação bem coreografadas e personagens extremamente interessantes. O elenco de suporte é composto por Caime (Donnie Yen), Sr Ninguém (Shamier Anderson), Akira (Rina Sawayama), esta em sua estreia no cinema, e Shimazu (Hiroyuki Sanada).
John entre a vida e a morte
A primeira vista, o encarregado de dar cabo em John Wick (Keanu Reeves) e o Marquês de Gamont (Bill Sarsgård), personagem que não medirá esforços para cumprir sua meta.
Assim sendo, o filme usa locações de diferentes países e explora cenários dos mais diversos no mundo. Dessa maneira, neste ponto da vida, ou da possibilidade do fim dela, a morte do cachorro e o roubo do seu carro já não importam mais para Wick. Ademais, agora todos os amigos que estão ao redor de John correm um enorme perigo.
Leia também: John Wick: Um Novo Dia Para Matar
Esse é o maior filme da franquia em termo duração e, mesmo assim, passa voando, num piscar de olhos, não se arrastando demais. Parte desse mérito é dos roteiristas Michael Finch (estreante em John Wick), Shay Hatten. Derick Kolstad não retornou comomroreirista para o capítulo final. Vale destacar também o trabalho do diretor de fotografia Dan Laustsen que explora bastante as luzes de néon, bem como uma luta captada por cima, dando à sequência um efeito videogame.
Em suma, “John Wick 4: Baba Yaga” é seus antecessores elevaram o padrão de filmes de ação assim como Christopher Nolan elevou o padrão de filmes de super herói com a sua trilogia Batman. Chad Stahelski e, vale a pena citar David Leitch, “Atômica” (2017) e “Trem Bala” (2022), são hoje os melhores diretores de ação de Hollywood, e como de costume mais spin-off de John Wick estão em produção. Sorte a nossa!
Por Doug Araújo
Assista aqui ao trailer de “John Wick 4: Baba Yaga
Ficha Técnica
John Wick 4: Baba Yaga (John Wick: Chapter 4, 2023)
Direção: Chad Stahelski
Elenco: Keanu Reeves, Bill Sarsgård, Shamier Anderson, Donnie Yen, Rina Sawayama
Roteiro: Michael Finch e Shay Hatten
Direção de fotografia: Dan Laustsen
Distribuição: Paris Filmes