M3GAN
por Doug Araújo
Quando a série de TV britânica “Black Mirror” estreou, em 2011, causou um enorme alvoroço ao mostrar o impacto da relação humana com a tecnologia, afinal nem sempre esta será harmoniosa e pacífica. Entretanto, após a Netflix comprar os direitos da série, o resto ‘virou história’.
Pensando nisso, voltemos para 2023 e para o lançamento de um filme que fala sobre uma boneca de inteligência artificial. Primeira mente quero destacar que ela adquire tanta autonomia que perde o controle e noção de proteção. Embora a produção cometa alguns deslizes e não traga novidade ao cinema de horror, “M3GAN “, segundo longa do diretor Gerard Johnstone tem alguns bons méritos.
Gemma (Allison Williams) trabalha em uma empresa que desenvolve brinquedos high tech para crianças e precisa desenvolver algo para se destacar no mercado cada vez mais concorrido. Nesse interím, sua sobrinha, Cady (Violet McGraw), é a única sobrevivente de um terrível acidente de carro e ambas tem a vida alterada.
Em princípio Gemma fica com a guarda de Cady e tenta ao máximo fazer com que a garota se sinta acolhida no novo ambiente. Em seguida, ela enxerga a oportunidade de sua musanca na carreira, pois há um projeto ainda em desenvolvimento, o Modelo 3 Geração Android ou M3GAN, que precisa ser testado.
“M3GAN”, um produto dos tempos modernos
Ao contrário de seus antecessores Chucky e Annabelle que fizeram história, M3GAN é um produto do tempo contemporâneo e digital. A robô está totalmente conectado a dancinhas de Tik Tok, algoritmo e relações da humanidade com as telas. Assim sendo, é uma forte candidata a ganhar inúmeras continuações num futuro próximo.
Além disso, outro mérito do longa é não fazer uso de CGI – técnica utilizada à exaustão nessa produções – em excesso. A personagem principal é interprtada por uma criança, a Amie Donald e a atriz Jenna Davis completa a parte real dando voz da boneca.
Leia também: Diário de Leitura: Livro da Noite – Holly Black
Ademais, o filme alterna momentos de suspense e comédia e cenas de ação. Sem dúvidas mira em admiradores jovens das produções de terror e surpreendentemente foi bastante elogiado por parte da crítica norte-americana.
Ficha Técnica
M3GAN (2022)
Direção: Gerard Johnstone
Elenco: Allison Williams, Violet McGraw, Jen Van Eps, Amie Donald e Jenna Davis
Produção: Jason Blum, James Wan, Gerard Johnstone
Roteiro: Akela Cooper, James Wan
Design de Produção: Kim Sinclair
Cinematografia: Simon Raby, Peter McCafftey
Edição: Jeff McEvoy
Distribuição: Universal Pictures