CinemaCríticasLançamentos

O Homem do Norte | Crítica

Por Doug Araujo

Estreia nesta quinta feira, 12 de maio, o aguardado novo longa do cultuado diretor Robert Eggers (“O Farol“), distribuído pela Universal Pictures, diferente dos seus filmes anteriores que foram produzidos pela A24 e foram exibidos em circuito independente. 

Com um orçamento de 90 milhões de dólares, o maior de sua carreira fez valer cada centavo e entrega um filme ousado e exuberante.

Jornada do herói

O longa foca na história de Amleth (Alexander Skarsgård) na sua busca pelo trono usurpado de seu pai o rei Aurvandil (Ethan Hawke) e fazer justiça para sua mãe a rainha Gudrún (Nicole Kidman) e aí se inicia a sua jornada do herói. 

O antropólogo e escritor norte-americano Joseph Campbell cunhou o termo em seu livro chamado “O Herói de Mil Faces”, publicado originalmente em 1949 e ele lista entre outras coisas como a narrativa ou monomito se constrói. 

Entre eles o mundo comum: o príncipe Amleth somos apresentados quando ele ainda é uma criança e vive despreocupado com a sua vida e vê seu pai voltar de uma pilhagem e lhe traz presentes; 

Chamado a aventura: Amleth vê seu pai ser brutalmente emboscado e morto e sua mãe a rainha ser sequestrada pelo primo de seu pai o Fjölnir (Clara Bang) e se vê perdido em meio a isso tudo; 

Recusa ao chamado: até conhecer Olga (Anya Taylor-Joy) seu futuro amor e que juntos vão lutar contra a escravidão e reaver o reino.

Encontro com o mentor: ao longo se sua jornada aí que não falta a Amleth são mentores e seres místicos que vão ajudá-lo em sua caminhada entre os destaques está Björk que é islandêsa e retorna aos cinemas depois de sua experiência traumático com o diretor Lars Von Trier em “Dançando no Escuro” (2000). 

Primeiro limiar: Amleth ao chegar ao reino de Fjölnir como escravo e juntamente com Olga vão juntar forças para saciar sua sede de vingança.

O filme segue por completo a cartilha a jornada do herói e como em seus longas anteriores, A Bruxa (2015) e O Farol (2019), a narrativa pode ser considerada um pouco arrastada para os padrões hollywoodianos, mas certamente ninguém passará incólume a experiência de O Homem do Norte candidato a figurar nas melhores listas de filmes de 2022. 

O Homem do Norte

O homem do norte

The Northman

2022

Direção: Robert Eggers

Elenco: Alexandre Skarsgård, Nicole Kidman, Ethan Hawke, Anya Taylor-Joy,  Willem Dafoe, Björk

Produção: Arnon Milchan, Mark Huffman, Lars Knudsen, Alexandre Skarsgård

Roteiro: Sjón e Robert Eggers 

Direção de Arte: Robert Cowper,  Paul Ghirardani, Hauke Ritcher

Distribuição: Universal Pictures

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.