SEMANA ESPECIAL: #MergulheemNeilGaiman – Conhecendo o autor
“Para o narrador, a história começa 40 anos atrás, quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram alugar um dos quartos da casa. Um dos inquilinos certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado em um caminho deserto, cometeu suicídio, despertando forças antigas que jamais deveriam ter sido perturbadas. Um horror primordial que foi libertado e tomou conta dos sonhos e da realidade das pessoas, inclusive do menino. A única salvação dependia das três mulheres que moravam em uma fazenda no fim do caminho. A mais velha tinha lembranças do Big Bang. A mais nova chamava seu lago de oceano. E ele nunca tinha visto outro.”
Neil Richard Gaiman nascido em Portchester, 10 de novembro de 1960 é um autor de romances e quadrinhos inglês. Vive em Minneapolis, Estados Unidos e é casado com Amanda Palmer, da banda Dresden Dolls.
Entre suas obras em prosa estão “Deuses Americanos” e “Belas Maldições”, a segunda em parceria com Terry Pratchett; e sua criação quadrinística mais conhecida é Sandman, que tem como personagens principais Sandman, a personificação antropomórfica do Sonho, também é conhecido como Morpheus, numa referência à mitologia grega e seus irmãos, Morte, Destino, Delírio, Desejo, Desespero e Destruição.
As capas da revista foram desenhadas pelo parceiro artístico e amigo de Neil Gaiman, Dave McKean (com quem trabalhou em outras histórias em quadrinhos como Violent Cases, Orquídea Negra e Mr. Punch). Em seus trabalhos cinematográficos, encontramos “Mirrormask”, seu filme ao lado de Dave McKean e a Jimmy Hensons Company, estreou em Maio de 2005 nos cinemas e “Neverwhere” mini série para televisão que escreveu, e é exibido pela BBC inglesa. Em 2007, entrou em cartaz a animação Beowulf, co-roteirizada por ele, além do longa de Stardust, uma de suas mais aclamadas obras, realizada ao lado de Charles Vess.
Sandman foi um dos grandes sucessos de Neil, entre outras grandes obras. A primeira incursão de Gaiman na literatura foi uma parceria com Terry Pratchett, no livro “Belas maldições” (1990), lançado no Brasil pela Bertrand Brasil. Nessa obra, um anjo e a serpente que tentou Eva no Paraíso são mandados à Terra para preparar o Apocalipse, mas acabam gostando tanto do planeta que resolvem sabotar o plano.
No Brasil, a editora Intrínseca trouxe sua obra O Oceano no fim do caminho paralelo com o lançamento no exterior. Publicado em 20 países, sua obra envolvendo magia, amor, morte promete trazer momentos dignos de seu marcados em seu trabalho.
Fontes: Neil /Literatura/ Sandman
Eu não conheço muito sobre o autor, só vim mesmo saber algo a respeito por causa da semana mesmo, então amei o post! Lugar nenhum eu tenho vontade de ler, alias queria ler algo dele, mas sem expectativa, já li algumas resenhas mas ainda não cheguei a uma conclusão do que esperar da sua escrita. Sandman é o que todos falam, achei interessante assim, mas bem carinho ne? Nossa 100 reais!!! Mas é a versão completa ou somente o volume 1?
Espero ler algo dele em breve, principalmente O oceano no fim do caminho.
Bj
@GreicySantos
não conhecia o autor, mas pelo que estou lendo aqui , parece ser muito interessante e gostei demais
Estou querendo muito ler esse livro do autor lançado pela Intrínseca! Assim que terminar de ler A Marca de Atena, é esse que vou pedir!
beijos
Camis
Ja tinha ouvido falar do autor antes mas não o conhecia muito, e ainda não tive a oportunidade de ler nada seu, mas seu último lançamento pretendo ler, adorei saber um pouquinho mais dele, beijos.
A capa desse livro, velhinha, é linda! Não sabia que ele tinha tantos outros livros lançados aqui no Brasil e tbm n sabia que ele era um cara tão inteligente como ele é 🙂
Acheii otimo o post, parabéns