Casa Gucci | Critica
Por: Doug Araújo
O mais novo filme do diretor Ridley Scott (Alien: Covenant 2017) estreia no circuito nacional no dia 25 de novembro e um dos grandes candidatos para a temporada de premiações do próximo ano.
É justamente a temporada de premiações que faz deste filme um engodo. Caso você não esteja familiarizado com o termo oscar bait vai ai uma rápida definição do termo encontrado na wikipedia:
Oscar bait é um termo usado na comunidade cinematográfica para designar filmes que parecem ter sido produzidos com o único propósito de receber indicações aos Prêmios da Academia ou “Oscar”, como são comumente conhecidos. Eles geralmente são lançados um pouco antes da temporada de premiações, no final do ano, de modo a atender aos requisitos mínimos de elegibilidade para os prêmios.
Casa Gucci que conta a história de ascensão e conspirações dentro império da marca homônima, os sonhos, intrigas de seus peculiares membros familiares com suas excentricidades. Inspirado no livro de Sara Gay Forden. Além disso o longa conta com um elenco estelar, tendo grandes nomes de Hollywood, como Jeremy Irons como Rodolfo Gucci, Al Pacino como Aldo Gucci, Jared Leto como Paolo Gucci, Lady GaGa como Patrizia Reggiani e Adam Driver como Maurizio Gucci.
A história gira em torno de Patrizia (GaGa) que conhece acidentalmente Maurizio (Driver numa festa e apartir dai começa um relacionamento. Patrizia que uma moça de origem humilde se vê deslumbrada como o mundo do glamor e luxo que a família Gucci lhe proporciona. Decidida entrar de cabeça nos negócios da família ela convence o marido a ter uma participação mais ativa na empresa e isso leva ira de Paolo (Leto) que é filho de Aldo Pacino) e que nunca teve o seu esforço reconhecido como criador (e não esse parágrafo que você acabou de ler não é de uma novela mexicana) isso tudo chegar a um fatídico acontecimento.
Este filme tem tantas escolhas erráticas que enumerá-las se torna uma tarefa inglória, vai desde os pequenos erros de mostrar um desfile de 1983 que toca “Blue Monday” da banda inglesa New Order que foi lançado em 1987 no disco Substance até o uso do flashback, Jared Leto está irreconhecível entregando uma de suas melhores atuações ao contrário de seus colegas de set Lady GaGa numa atuação caricata e quase infantil, Adam Driver está monótono e entediante, o oscarizado Al Pacino parece o tempo todo deslocado. Casa Gucci é um filme longo e bastante cansativo e uma experiência pouco positiva.
Para figurar entre os grandes indicados na temporada de premiações, um filme precisa além de um grande diretor, um grande elenco e um grande estúdio para bancar a campanha e Casa Gucci gabarita nos três itens. Vai ser provavelmente um dos grandes indicados e levar muita gente às salas de cinema mas estará fadado aos esquecimento com o decorrer dos anos.
Ficha Técnica:
Casa Gucci
(House Of Gucci)
Direção: Ridley Scott
Elenco: Adam Driver, Al Pacino, Lady Gaga, Jared Leto, Jeremy Irons e Salma Hayek
Cinematografia: Dariusz Wolski
Produção: Ridley Scott, Mark Huffam, Giannina Facio, Marco Valerio, Megan Ellison, Figurino: Janty Yates, Marco Alzari
Design de Produção: Arthur Max
Distribuição: Universal Pictures Brasil
Casa Gucci é baseado na história de Patrizia Reggiani, ex-mulher de Maurizio Gucci, membro da família fundadora da marca italiana Gucci. Patrizia conspirou para matar o marido em 1995, contratando um matador de aluguel e outras três pessoas, incluindo a terapeuta e melhor amiga. Ela foi considerada culpada e condenada a 29 anos de prisão. Quase 3 décadas de amor, traição, decadência, vingança e assassinato, o filme revela a importância e poder que o nome Gucci carrega e tudo o que a família fez para conseguir esse controle.