LivrosResenhas

Não foi por acaso

Por Dener Andrade

“Não foi por acaso” é o mais novo livro escrito por Vinícius Grossos, publicado pela Editora Nacional. Vinicius é um jovem escritor de 28 anos que mora atualmente em São Paulo. Curiosamente tem como tradição fazer uma tatuagem para cada livro seu publicado. O autor também escreveu os livros “O garoto quase atropelado”, “ 1 + 1 — a matemática do amor” e “Feitos de Sol”, livro que em 2019 foi campeão do Prêmio Ecos da Literatura, na categoria de melhor livro nacional.

O Início

“Não foi por acaso” é contado pelo “Destino” e a história gira em torno de três jovens: Miguel, Helena e Fernando, apesar de não se conhecerem estão todos indo às pressas a um Hospital em São Paulo. Dessa maneira, o objetivo dos três é obter notícias sobre seus entes que estão lá, por motivos diversos, e que são extremamente importantes para eles. Só que devido a um problema de má funcionamento todos acabam ficando presos no elevador.  Conforme o tempo passa ele vão conversando compartilhando seus medos, insegurança e a culpa eles acabam os levando a aquele hospital.

Um breve resumo dos personagens

Miguel é um jovem escritor gay, que trabalha em uma cafeteria e vive junto com sua tia/mãe Lourdes. Ele saí ás pressas do trabalho e vai ao hospital onde sua Tia, está internada depois de sofre um infarto. O garoto fica desesperado ela é sua única família. A culpa o acompanha devido a uma briga que ele teve com Lourdes.

Helena, uma garota que sempre foi muito alegre em sua infância acaba entrando em uma depressão depois de ouvir um comentário de seu antigo treinador de natação. Ela mora com seus pais. Sua mãe, Magali, é uma mulher doce, psicóloga e seu pai, José, um homem amargo. O motivo dela ir ao Hospital foi um acidente com sua mãe.

Fernando, jovem com uma carreira promissora, tem uma família extremamente controladora de médicos. Porém o jovem possui sonhos e uma visão de carreira totalmente diferente de seus pais. Fernando ainda vai descobrir que uma aventura com sua namorada Nádia, na piscina de seu prédio pode trazer um problema ainda maior com sua mãe.

Três histórias, três vidas em jogo, porém cada vivência carrega com sigo uma dor diferente. Como será esse final? Lembre-se o destino pode parecer duro, muitas vezes cruel. A torcida por um final feliz é sempre o objetivo de todos nós.

Leia também | Feitos de Sol

Conclusões

“Não foi por acaso”, traz muita diversidade tendo uma personagem bissexual e que sobre também pelo fato de ser uma garota acima do peso; Um jovem gay, que vive com sua Tia/mãe lésbica; um personagem negro, com isso abordando algumas questões raciais. Achei que faltou algo mais no personagem.

Conforme a história é contada posso afirmar que Miguel é meu personagem preferido, e tendo o capítulo oito como meu preferido, nele vamos descobrir mais sobre a história dele e de sua Tia. Chorei horrores e inclusive acho que Vinicius deveria pagar pelo menos uma sessão de terapia a todos nós cada vez em que lança um livro. Ainda não estou totalmente recuperado de “Feitos de Sol”.

Eu estou muito feliz com o autor, por finalmente ele dar nome a cidade onde vive os personagens, já que todas as vezes em que lia um livro seu, ele não dava nomes e eu ficava incomodado com isso. Então me senti finalmente escutado pelo autor.

A leitura é bem fácil e muito gostosa, tendo um texto muito sensível. Tendo assim seus personagens quase todos bem trabalhados, e a forma como ele conta suas histórias pode te envolver, e também te colocar no lugar dos personagens. Sendo assim impossível você não se identificar com algum personagem nem que seja por alguma simples situação. 

Comprei o livro em pré-venda, e com ele veio um marcador e um mini caderno, para que possamos fazer nossas anotações de trechos e frases preferidas. Além disso, no caderno também tem um espaço perguntando a data de início e fim da leitura e o desenho de cinco estrelas para que eu pudesse dar a nota.

Até a próxima leitura!

Ficha Técnica

não foi por acaso

Autor: Vinicius Grossos

Editora ‏ : ‎ Companhia Editora Nacional; 1ª edição (21 setembro 2021)

Idioma ‏ : ‎ Português

Capa comum ‏ : ‎ 192 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.