Resenhas

Resenha: A Fera, de Alex Flinn

Livro: A Fera
Nome Original: Beastly
Autora: Alex Flinn 
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501090218
Ano: 2011
Avaliação: 5/5
Número de Páginas: 320
Onde Comprar: Submarino / Saraiva

 “Também vivia na escuridão. Comecei a dormir durante o dia e a andar pelas ruas e no metrô à noite, quando ninguém podia me ver direito. Agora eu sabia como era estar desesperado. Sabia como era se esconder na escuridão, procurando um pouquinho de esperança sem encontrar. Sabia como era ficar tãp só a ponto de quase ser capaz de matar alguém.
Queria ter uma ópera. Queria ter uma catedral~Queria poder escalar até o topo do Empire State, que nem o King Kong. Em vez disso, só tinha os livros; os livros e as ruas anônimas de Nova York com seus milhões de pessoas burras e ingênuas. Eu assustava a mim mesmo. “ 

 Posso dizer que sou um viciado em filmes da Disney, Dream Works e afins, e para nossa surpresa ter descoberto A Bela e a Fera, um grande clássico que iria ter uma adaptação para o cinema, com um enredo inovado para os cinemas que traria como nome de Beastly.

Comecei a ler esse livro depois do lançamento pela Galera Record, e depois de muitas resenhas lidas em tantos blogs, vi que Alex Flinn mudou um pouco a adaptação, colocando o centro a cidade de Nova York, onde os acontecimentos irião acontecer. Todos devem conhecer a história de A Bela e a Fera, certo? Se não, continue lendo a minha resenha, irei explicar. Já para aqueles que conhecem, A Fera é um “remake atual“, como eu disse, se passando em Nova York. 

Muito diferente do clássico que estamos acostumados, em A Fera, é Kyle Kingsbury que narra a história. Kyle, é tudo que uma mulher procura, loiro, olhos azuis, rico, musculoso, alto e popular. (o tipo o bambambam que vemos em filmes americanos, mas que esconde alguns defeitos). Kyle é uma pessoa dificil, gosta de humilhar as pessoas, e tem um grande defeito; julga as pessoas pela aparência, ignorando por completos pessoas, gordas, feias, que não são do mesmo status dele, ricos. Um cara egoísta, arrogante que não se importa com ninguém. Até então….


Até que em uma das aulas dentro do colégio, ele conhece Kendra, uma menina feia, gorda, cabelos verdes, guardando algo misterioso. Definitivamente não é uma pessoa que chama à atenção de Kyle,mas após ela desafia-lo ele logo planeja uma volta, e consegue humilha-la em frente de todo o colégio. Como lição, Kendra se revela, uma bruxa, que pela suas atitudes, o transforma em uma fera. Pelos por todo o corpo, garras e presas, um bicho horrível. Parece e muito com a fera, da disney, e para ele quebrar o feitiço,deve  encontrar alguém que o ame como ele realmente é, a pessoa que ele é por dentro. Mas, um porém, ele deve amar a outra pessoa, porque tem um prazo de 2 anos para isso, caso ao contrário, será uma fera para sempre. 

Eu sou uma Fera. Uma fera. Não exatamente um lobo ou um urso, um gorila ou um cão, mas uma terrível criatura que anda em duas patas – uma criatura com dentes e garras e pelos surgindo de cada poro de minha pele. Sou um monstro.

 O livro é bem parecido com o filme, uma vez que a autora se baseou na versão de A Bela e a Fera dirigida por Jean Cocteau, que ela se baseou em Adrian (Kyle). No enredo, tanto no livro, existe uma rosa branca, um espelho, uma bruxa, um feitiço que transforma o príncipe em uma besta, uma fera, no entanto, quando tudo parecia perdido, ele encontra Linda Owens, ou Lindy, uma menina ruiva com sardas no rosto, uma garota viciada em livros, que apresenta problemas familiares com o pai, outro ponto importante e central no enredo, que acaba conquistando Kyle e sendo sua última esperança de quebrar o feitiço.


Uma das passagens que me chamou atenção, foi como a autora menciona o pai de Kyle, que o torna-o mimado, sem nenhuma importância ao garoto, tudo porque é um apresentador famoso.

“Algo que meu pai tinha me ensinado desde cedo, e com freqüência, era a agir como se nada me afetasse. Quando se é especial, como nós, as pessoas devem notá-lo.”

 No início da leitura, não me chamou muito atenção, mas ao decorrer não conseguia parar, uma vez que via um ensinamento presente, para qualquer leitor. Alex Flinn acertou na mudança, em toda a adaptação e em ter aprofundado os sentimentos vividos pelos personagens, uma construção que deu certo.

Quanto aos personagens, Kyle e Lindy, tem características marcantes, o romance com certeza é uma história de superação, e de transformação de Kyle, um adolescente egoísta, mimado, sem coração em  uma nova pessoa, que compreende os sentimentos de Lindy e de todos que o cercam, aprendendo a ver mais valor nas pessoas que o cercam, aprendendo a amar do jeito que os são. Crescendo e amadurecendo em cada passagem. 

Um ponto marcante que a própria autora nos mostra, que me chamou muito atenção, foi a introdução dos nossos clássicos da literatura, como O Fantasma da Ópera, Orgulho e Preconceito, Os Miseráveis, O retrato de Dorian Gray, O Corcunda de Notre Dame e sem me esquecer de Jane Eyre, dentro outros mostrado no enredo. Vemos também os clássicos de William Shakespeare no decorrer da história. 

O livro começa em uma sala de bate paposKyle, ou como seu nick: FeraNY, em que algumas resenhas, a versão americana não ficaram bem entendida.

O livro é dividido em seis partes: (O príncipe e a bruxa, A Fera, O Castelo, O intruso no jardim, Lapsos de tempo, outono e inverno e Felizes para Sempre) deixando a leitura mais fácil ao entendimento. O livro é bastante trabalhado, fugindo das narrativas femininas que estamos acostumados em alguns livros. A Fera, nos mostra Kyle, como personagem principal, que narra a história, sendo um dos poucos personagens masculinos que vemos por ai, uma narração em primeira pessoa. Li o livro em tão pouco tempo, só me atrapalhava no estágio, mas fora, quando assustei já estava no final. 

O final é surpreendente, no ponto de digno de enredo de conto de fadas, como muitos que já vi, como a versão pela disney. Uma pena já destacado por muitos não haver uma continuação de o que aconteceu com nossos personagens.

(…)De repente sinto muita vontade de vê-la com ele de novo. Um instante depois, ela está com o vestido, e é exatamente como eu me lembro: o cetim verde frio contrastando com sua pele rosada morna. 
– Nossa- digo- Você tá linda.
Ela se examina no espelho.
– Tem razão. Estou lindíssima.
– E como é modesta. Agora preciso perguntar uma coisa.
– O que é?
Estendo a mão para ela.

– Poderia ter o prazer desta dança?

Por fim, vi na Saraiva essa semana, duas capas americanas do livro, venho trazer para vocês.

Qual das capas vocês preferem? Melhor a brasileira, não?

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

50 comentários sobre “Resenha: A Fera, de Alex Flinn

  • Eu ja assisti o filme eu amei. o livro me parece bem melhor.Gostei por que é bem diferente do classico, e em breve vou compra este livro e

    Resposta
  • Eu assisti o filme beeem antes do lançamento, legendado claro mas assisti haha agora só falta ler o livro né /aquelas/ Como sempre, amei a resenha, beijinhos seus lindos!

    Resposta
  • O filme é apaixonante e eu acredito que o livro seja mais interessante ainda… mal posso esperar pra lê – lo!!

    Resposta
  • Já li tantas resenhas desse livro que parece ate que eu ja li o proprio livro! rs
    Quero muito ler…
    Muita gente nao gostou da capa e realmente eu prefiro a capa americana, mas a nossa tb é bem bonita! *-*
    Gostei da resenha! Espero ler o livro em breve
    beijos,

    http://naspaginasdeumlivro.blogspot.com/

    Resposta
  • Eu já assisti o filme e é mtoo lindo..tipo: você acha que é mais um daqueles filmes da disney e tal e se engana…o romance : A bela e a fera,tem uma lição de moral,de vida no fim da história..e é isso que o filme retrata.
    Como o livro sempre é melhor que o filme ..imaginem só =D
    Alex aprende que a vida não se resume em: Beleza. e ele supera seu erro com a ajuda de Lindy.
    É mto linda a história..gostei da resenha..quero mto ler!

    Resposta
  • Acho que sou uma das únicas que ainda nãi leu nem assistiu A Fera ;/
    Eu PRECISO corrigir isso, com urgência! kkk
    Todos me falaram super bem dese livro, quero muuuito ler! *-*

    Amei a resenha ! 😀

    Ana Carolina .
    @carool_nr

    Resposta
  • Nossa esse livro parece ser realmente surpreendente ainda mais por ser inspirado em tantas obras de ótimos autores *-* Fiquei super curiosa pela leitura deste livro, e a resenha ajudou a aumentar meu interesse.

    Resposta
  • Nossa esse livro parece ser realmente surpreendente ainda mais por ser inspirado em tantas obras de ótimos autores *-* Fiquei super curiosa pela leitura deste livro, e a resenha ajudou a aumentar meu interesse.

    Resposta
  • Eu vi o filme e adoreei!!
    Ainda qro ler o livro, pra ver se num deixaram passar algo. kkk

    Resposta
  • Louca por esse livro.
    Quero saber como ficou essa nova versão do clássico da Disney que eu tanto gosto.
    E eu quero ler antes de assistir ao filme, que também deve ser fantástico.
    Adorei sua resenha! 😉

    @nann_da

    Resposta
  • Eu, definitivamente, estou louca por esse livro e agora depois de acabar de ler a resenha, tenho mais vontade ainda (se é que é possível).

    A Bela e A Fera sempre foi uma das histórias que mais gostei dos contos de fada em geral e vê-la sendo adaptada para um mundo mais moderno, uma história mais atual me encanta *-*

    Então quer dizer que o final deixa um gostinho de quero mais? ‘-‘ rsrs’

    Adorei a resenha e espero poder ler esse livro em breve õ/

    Bjbj;*
    Naty.

    Resposta
  • Quero ler esse livro, sim. A Bela e A Fera é o meu conto de fadas favorito. A mensagem passada é simplesmente maravilhosa. Quero ver como ficou a versão moderna da história. 🙂

    Um homem narrando? Até que enfim, não? Variar geralmente é bom.

    Não vi o filme ainda. Só pretendo ver depois que ler o livro. Não gosto de saber em menos de três horas o que levaria talvez dias para descobrir.

    Sim, parabéns pela resenha. Bem escrita e detalhada. *—*

    Fátima Menezes – @fatimamd – http://recantodecaliope.blogspot.com

    Resposta
  • Esse livro deve ser muito legal!
    Eu adoro A Bela e a Fera! Trazer essa história pros dias de hoje de uma forma diferente de conto de fadas deve ter ficado demais! Entrou para a minha lista de “Vou ler” 🙂

    Muito boa a resenha 😀

    Resposta
  • Assisti ao e fiquei ainda mais apaixonada pela história *-* eu realmente estou louca para ler o livro !
    Não sabia que o Kyle era o narrador do livro, hm… que legal :33

    Ótima resenha!

    Beijos
    @fernanda_qr

    Resposta
  • OMG *-* ótima resenha! AMEI !!! ESTOU LOUCA PARA LER! Mas primeiro eu tenho que ter ele ! Beijos.

    Resposta
  • É um livro que chama muito atenção. Eu particularmente já vi o filme e gostei bastante. Principalmente da maquiagem *-*
    espero poder lê-lo em breve.
    beijos
    bom domingo!

    Resposta
  • Ainda não li o livro, estou louca atrás de um! E preciso ver o filme, é com a Vanessa, então deve ser incrível!

    Resposta
  • Até que parece ser interessante o livro. Não tava dando nada por ele antes, mas pela resenha melhorou o meu conceito. hehe

    Resposta
  • ainda não li esse livro .. já vi o filme e achei bem interessante .. sua resenha é ótima ..espero ler em breve o livro.

    Resposta
  • Nem imaginava que o livro era assim, que foi baseado num conto de fadas. Agora fiquei em duvida se eu gostaria do livro ou não. Me obrigo a ler, para saber. Gostei da capa brasileira, mas acho que não precisava daquele circulo com os personagens. A capa americana, não achei nada a ver…Bjkss

    Resposta
  • Ah, quero muito esse livro. Ainda mais depois de ler sua resenha e me interessar mais pela história. Adoro as perspectivas que os contos de fadas criam em nós!
    E olha, prefiro a capa brasileira também! As outras ficaram meio estranhas.. achei.

    Feliz Ano Novo!
    Beijão!

    Resposta
  • adorei a resenha e a capa brasileira é claro ficaria muito feliz em ganhar o livro moro no interior e é difici encontrar um livro por isso os que teho são presentes ou comprados quando viajo!

    Resposta
  • Gostei da resenha e da capa, e gostaria de ler o livro para comparar com o filme e ver as diferneças que sempre ocorrem nas adaptações.

    Resposta
  • Eu já li alguma coisas sobre o livro e, lógico, adorei!
    Gostei muito da resenha! Essa capa é show!
    Assisti ao filme e adorei!!

    Bjs

    Resposta
  • Assisti o filme recentemente e confesso que não achei lá grande coisa… apenas entretenimento e só, talvez pq não simpatizo muito com a protagonista tbm, sei lá, porém, acredito que o livro deva ser bem melhor que o filme e mesmo não gostando da adaptação para o cinema, ainda quero muito ler o livro, sim. No quesito filme, fico com o clássico da Disney e quanto as capas, sem dúvida, a brasileira é melhor!

    @Only_Mah

    Resposta
  • A história é antiga…mas o ensinamento será sempre atual.

    Como viver em um mundo onde a aparência é tudo? As futilidades do dia-a-dia estão cada vez mais ganhando espaço, onde o que chama a atenção é o mais bonito, o mais rico, o corpo escultural. E diante disso tudo, pessoas se encontram sozinhas e ocas como árvores, pois vivem a felicidade instantânea no melhor estilo uma noite e nada mais.

    A Fera, vem nos mostrar que há pessoas que ainda se importam com o que temos por dentro, acho que esse deveria ser o primordial em tudo, o caráter não se faz pelas roupas caras ou pelos rostos bonitos, sentimentos são verdadeiros e para isso é preciso que olhemos além da aparência.

    Não li esse livro, mas conheço bem a história, pq é uma das minhas preferidas desde sempre, agora quero também conhecer essa versão moderna do maior clássico (para mim) de amor.

    Resposta
  • Adoraria ler este livro. O clássico da Disney que mais gosto é A Bela e A Fera, e tenho a convicção que vou gostar deste livro também. Das duas capas mostradas no final da resenha, gostei mais da esquerda. Era a capa antiga do livro, antes de ter lançado o filme.

    Resposta
  • Adoro a BeLA E A Fera…umadas histórias mas lindas
    Preciso ler esse livro e descobrir como a Lindy vai ajudar o Kyle a vencer os seus preconceitos e dar valor as pessoas

    Resposta
  • Oi,lindinho!
    Ainda não assisti o filme nem li o livro.Na verdade,foi há pouco tempo que fui descobrir que era uma adaptação da Bela e a Fera,acredita?!
    Mas,por se tratar de uma adaptação isso já me instiga à leitura.Quero brevemente, poder lê-lo e tirar minhas conclusões a respeito.Espero gostar pois as minhas expectativas são enormes. Sua resenha está magnífica,como sempre!
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    Resposta
  • Sobre as capas, hummm…que dificil!! Gostei das 3.
    Quanto a resenha, eu já vi um monte de resenhas desse livro, umas fazem a gente perder completamente a vontade de ler o livro. Outras elogiam tanto o livro que enjoa.
    A sua ficou exatamente no ponto!!! Amei!!

    Parabéns!!

    bjaksssssss

    Resposta
  • Sempre gostei do classico a Bela e a Fera e guando assisti o filme achei a adaptação bem legal, apesar de não ser espetacular. Gostaria de ler o livro, pq o livro sempre é mais cheio de detalhes. bjus!

    Resposta
  • adoraria ler este livro…penso que cada ação tem uma reação..
    gostei da resenha e gosto das capas americanas.

    Resposta
  • Ansiosa para ler este livro, ja vi diversas resenhas, mas cada um é cada um e a minha curiosidade é maior.
    Sempre gostei de a Bela e a Fera, mas este livro me faz querer lê-lo..cada vez que o vejo só percebo as minhas perspectivas aumentando.
    adorei a resenha

    Resposta
  • Adorei a resenha! Eu tinha sérias dúvidas sobre este livro, pois achava que seria meio tosco e etc. etc. etc.
    Mas no fim se mostrou um classico! Tudo o que você disse sobre lembrar Shakeaspeare,Corcunda de Notre Dame, Jane Eyre e até a divisão do livro só me fez querer ler ainda mais!
    Parabéns! Uma resenha incrível!
    Beijos

    Resposta
  • ja li varias resenhas sobre, e me chamou muito a atenção , ele tem um ar de encanto incrivel

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.