Semana Especial: 4 Anos de Entrando Numa Fria – Depoimento por Philip Rangel
“Olá, leitores do Entrando Numa Fria.
Hoje, não venho apresentar mais uma novidade, mas sim uma continuação de nossos trabalhos. Venho contar uma historinha para todos. Muitos que reviveram nossas postagens anteriores já podem ter lido, contudo, muitas coisas aconteceram na sequência e será narrado nessas próximas linhas.
Muito engraçado ler: 4 ANOS de blog. Projeto esse que iniciou-se aos 12 dias de dezembro de 2005. Quem retornar à postagem inicial, notará o verdadeiro motivo do nome Entrando Numa Fria. Naquela época, eu possuia um blog, como qualquer adolescente doido por escrita. Ele era hospedado no weblogger do site Terra (alguns podem lembrar) e havia sido criado em janeiro do mesmo ano com o nome de Blog do Lip. Nele, eu narrava o dia-a-dia tenso de um jovem entrando em sua adolescência, querendo expor suas ideias, criar algo diferente. E lá estava eu, junto à minha prima, em uma época de férias.
O blog foi crescendo e, em pouco tempo, consegui o selo ouro do site Blogstars, premiação muito almejada por muitos blogs da época. Era uma forma de destaque, poder. Em dezembro, do mesmo ano, a hospedagem desapareceu, sem aviso. Ou seja, muitos blogueiros perderam seus blogs. Como forma de recuperar e reconquistar os leitores, entrei em um novo projeto, hospedado dessa vez pelo site Blosgspot – hoje, Blogger. Eu tinha a ideias de continuar fazendo o que fazia no blog anterior. Com a nova plataforma, meus primeiros posts foram mais erros, postagens sem noções, até poder aprender e reconquistar tudo como: novo layout, funções novas e afins. Aos poucos, fiz do Blogspot o meu novo lar.
O nome “Entrando Numa Fria” (atenção: nem lembrava que existia um filme com esse nome.) veio por esse motivo: “O Weblogger ferrou com com todos os blogs, ou seja, entramos literalmente numa fria.” Os trabalhos não poderiam morrer em vão, deixar que uma queda atrapalhasse todas as ideias que já haviam sido publicadas no blog anterior. Continuei escrevendo, meus pensamentos, meu cotidiano. Hoje, releio cada postagem, notando o meu desenvolvimento. Alí, a cada ano mostrava o meu crescimento, espalhado por postagens. Quem sabe possam se tornar um livro, já pensou? Bom, isso é sonhar demais.
Novamente, com o novo blog fui revendo amigos, fazendo novos, despedindo-me de outros. Afinal, o caminhar da vida é assim.
Tive que aprender com os erros, acertos, discussões. Quem disse que nunca errei? Já errei muito, já pensei em desistir e não escrever, porque na Internet haviam blogs melhores com ideias melhores. Foi quando ,no final de 2006, uma fase escura me pegou.
Tive que aprender com os erros, acertos, discussões. Quem disse que nunca errei? Já errei muito, já pensei em desistir e não escrever, porque na Internet haviam blogs melhores com ideias melhores. Foi quando ,no final de 2006, uma fase escura me pegou.
Próximo ano, vestibular, faculdade, isso me deixaria sem tempo. Desânimo por não querer mais postar, ver que não tinha mais ideias. Aquela rotina do blog que eu não mais conseguia acompanhar. Isso tinha que mudar ou o blog morreria nessas escritas, viraria uma recordação na net. Para isso não acontecer, entrei em hiatus (uma pausa por tempo indeterminado). Nesse momento, recebi muitos comentários, e-mails pedindo para retornar, pessoas se ofereciam para ajudar nas postagens. Mas, mesmo assim eu tinha que dar um tempo para reforçar ideias, mudar o caminho da escrita. Do ano de 2007 até o final de 2008, nada foi postado. =/
Como o nada não é para sempre, em 2008, com parte da vida já resolvida, faculdade, estudos e estágios, voltei à ativa numa realidade nova, pois meus amigos, aqueles que sempre me visitavam, já não estavam mais ali. Seus blogs fechados e outros ainda ativos, mas esquecidos. Uma nova rotina. Sozinho eu tinha que acontecer para aquecer aquela chama apagada. Foi aí que nascia um novo ENTRANDO NUMA FRIA. Novo, pois não falaria mais de minha rotina, traria algo de aprendizado aos leitores. De blog pessoal, surgiu um blog jornalistico, notíciário sempre atual, novidades dos quatro cantos do planeta, mudança de climas, tudo que enriquecia e não enriquecia o nosso meio.
O projeto deu tão certo que, logo, eu já não conseguia administrar sozinho. Foi aí que entrou a nossa primeira editora, a Daniele. Ela teve uma passagem rápida. Percebi que as opiniões dela, infelizmente, não se adequavam ao perfil do blog. Novamente, eu estava sozinho com um blog que possuía sede de notícias. Foi quando percebi que tinha a possibilidade de transformar novamente o Entrando Numa Fria, colocando-o mais literário e entrar de cara no mundo teen. Por quê não transformá-lo em um blog literário? Porém, não poderia perder o foco nas notícias, nos quadros. Foi quando iniciei este novo projeto, com o qual tivemos nossa primeira editora parceira a Novo Conceito. Foi uma felicidade sem tamanho (vocês blogueiros entendem o que falo) uma editora confiando, apostando em nosso trabalho. Para isso, reformulação de layout, de membros da equipe. No Skoob, rede social literária, acabei conhecendo o Helton Monteiro (editor desse blog).
Não demorou muito, outras editoras apostaram em nosso projeto. Assim, tivemos que reforçar nossa equipe e selecionar novos editores para o blog. Foi aí que convidei minha amiga Nídia Mendes e, em seguida, assim como o Helton, vindo do Skoob, o Andrew Magalhães. Ambos seriam resenhistas, colaboradores, marketing e até tradutores. Projeto esse que vocês, hoje, participam, comentam e avaliam os trabalhos de cada um. Não digo que estamos sempre certos, porque temos muito que crescer, acertar e mudar. Porém, nossa equipe é nova, com sede de crescer, de conquistar, bater em cada porta de oportunidades, chamando para esse mundo que começou do pessoal, chegando hoje ao profissional.
Um blog totalmente literário, atual, com noticiário para que você leitor, enriqueça. E que, no futuro, possamos ouvir: “Aprendi com o Entrando Numa Fria“.
A alegria em ver um projeto chegando aos 4 anos é gigantesca pelo meu crescimento intelectual, pessoal e até profissional. Noto que minha escrita e minhas ideias evoluíram muito. graças a vocês leitores, amigos. Chamo essa amizade de família ENF, porque sem vocês nada disso teria acontecido. E o que me deixa um pouco triste, é perceber que alguns chamados “grandes blogs” não passam assistência para os menores,. Acredito que, em nosso meio, tem espaço para todos, pois cada um possui uma ideia, uma avaliação diferente. Um blog só cresce, quando há humildade, troca de favores, uma conversa com seus leitores que avaliam os trabalhos, respondendo a todos na medida do possível. Só assim esse laço se fortalece e possamos contruir um grande futuro. É maneiro chegar em uma bienal, um encontro literário, ou no cinema e encontrar um de vocês. É um prazer que não se mede em palavras, mas em esforços. Amizades são sempre construídas.
Por fim, não deixaria de citar nossas editoras amigas e parceiras que, em tão pouco tempo, bateram o carimbo de confiança e nos permitiram trabalhar juntos. Obrigado! Em especial, agradeço à Novo Conceito que sempre será lembrada por ter sido nossa primeira parceira. Logo mais, vocês verão entrevistas direto da sede. Não percam!
Acredito que, neste resumo, vocês puderam sentir os sonhos e as mudanças de 4 anos do Entrando Numa Fria, sendo dois anos, anulados pelo hiatus. Mas, com certeza, eles valeram e continuarão a valer a pena apostar e postar.
Saibam, leitores: vocês são nossos convidados principais. Sintam-se em casa, pois esse é o nosso objetivo.”
—————-
… Nesse momento, retirei-me do palco com lágrimas escorrendo no rosto. Zeca Camargo retomou sua apresentação, agora com um novo vídeo especial do caminhar de um blog chamado:
Palavras- chave: …de Entrando Numa Fria
Eu me emocionei, sério, me emocionei mesmo! Parabéns mais uma vez, espero que essa equipe maravilhosa perdure por um longo tempo! Beijinhos!
Ka, demais não?? Muitos momentos vividos nesse site, muitas alegrias, emoções… só quem acompanhou sabe o que é crescer…
Obrigado a você também, que faz parte desse mundo..^^
Parabéns a todos nós…
Aee, parabéns por essa nova conquista. Muito sucesso para o Entrando numa Fria.
Abração
aa que legal a sua história Phil ! Ainda não conhecia, mas fiquei super feliz de conhecer *-* . Parabéns pelos 4 anos de ENF e parabéns pela equipe maravilhosa que você conseguiu reunir ! Lhe desejo mais muitos e muitos anos de ENF ! *-* .
Beijão
P.S ~ o lay especial de natal tá lindo :3
Oi ..
Parabéns!
Espero que venha muito mais anos pela frente ^^
João Victor
Amigo do Livro http://amigodolivro.blogspot.com/
Nossa, 4 anos? MEU DEUS!
Parabéns, em.
Quero que meu blog chegue a 4 anos, rs. Até mais. Por mim vai, só vai depender do blogger. Se ele der uma louca e excluir meu blog eu vou ficar LOUCA. Mas acho que eles não vão fazer isso.
Ah, ou se alguém hackear. Mas isso é difícil.
Beijos,
Mandi – Book and Cupcake
Obrigado Thalita, feito para vcs ^^
Obrigado, juntos somos fortes…vcs fazem parte dessa festa…. ^^
hahahahaha, não acontece assim nao….heheheh ficou com medo??? Obrigadoooooo
felicidades a todos nós…. ^^
Nossa, que lindo! Não sabia da história por trás do nome do blog. Que feio o que o Terra fez. E, ao mesmo tempo, que bom, do contrário não teríamos o Entrando Numa Fria como é hoje, rs.
A história do blog denota muita força de vontade e determinação. Como já falei num comentário por e-mail, o ENF serve de inspiração para mim. A força, união e simplicidade de vocês é incrível!
Saibam que não estão sós. Com sua simpatia e atenção, conquistaram leitores fiéis e dispostos a tudo para ajudá-los. É só chamar, lindos!
Abraços,
Fátima Menezes – @fatimamd http://recantodecaliope.blogspot.com
Que lindo *-*
É ótimo saber que vc não desistiu dos seus sonhos..começou com um pequeno blog,,foi evoluindo e agora tamos aii Entrando numa fria 😀
Parabéens galera \o
nós seguidores..estamos aqui pra ajudar tb
Oi Philip!!
Gostei de saber mais sobre a história do blog.
Eu também tive blog no weblogger do Terra xD
Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros
Eu acho que todo blogueiro literário sofre as mesmas coisas que você, sente o mesmo quando recebe um não ou um sim, eu sei como a sensação é incrível, mal vejo a hora do LEB ser crescido assim *o*