Da Literatura para a Música
Olá, pessoal!
Hoje, trago uma relação de histórias que saíram direto das páginas e deram origens a 5 grandes sucessos musicais. Espero que curtam. Vamos lá!
1 – Admirável Chip Novo – Pitty
O livro futurista de Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo (Brave New World na versão original em inglês), cujo título vem de uma citação da personagem Miranda da peça A Tempestade de William Shakespeare: “How beauteous mankind is! O brave new world, that has such people in’t!“, foi a inspiração de Pitty para a música Admirável Chip Novo que também dá nome ao seu álbum de estreia, lançado em 2003.
2 – Aleph – Anahí
Fã declarada de Paulo Coelho, a cantora mexicana Anahí inspirou-se na obra Aleph para compor a música homônima que faz parte da versão deluxe de seu quinto CD, Mi Delirio. No livro, publicado por nossa parceira Sextante, o escritor brasileiro relata uma incrível jornada de autodescoberta e crescimento espiritual, ao embarcar na ferrovia transiberiana para peregrinar pela África, Europa e Ásia.
3 – Alice – Avril Lavigne
Baseada no clássico Alice no País das Maravilhas, escrito por Lewis Carrol, a música de Avril Lavigne foi composta especialmente para ser tema oficial do filme Alice in Wonderland, do diretor Tim Burton, lançado em 2010. A letra da canção diz respeito à sobrevivência nos caminhos de Alice no longa-metragem e conta todos os sentimentos que a personagem sentiu.
4 – Resistance – Muse
Na verdade, não só esta música como todo o álbum The Resistance, da banda inglesa Muse, lançado em 2009, foi inspirado na obra Mil Novecentos e Oitenta e Quatro, de George Orwell. Publicado em 1949, o livro retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo comandado pelo Grande Irmão (Big Brother no original em inglês) no ano 1984. O disco deu à banda seu primeiro Grammy, o maior prêmio da música, quando venceram a categoria Melhor Álbum de Rock.
5 – Wuthering Heights – Kate Bush
Sucesso do final dos anos 70, Wuthering Heights de Kate Bush foi inspirada no clássico da literatura inglesa O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, que relata um amor destrutivo entre dois jovens, Heathcliff e Catherine. O romance é o preferido do casal Bella Swan e Edward Cullen da saga Crepúsculo e, aqui no Brasil, deu origem a duas novelas: O Morro dos Ventos Uivantes de 1967 e Vendaval de 1973.
Agora, é com vocês. Comentem!
Um abração,
Nídia Mendes. =D
Nídia Mendes – É publicitária, pós-graduada em design gráfico, adora pop art, livros, cinema, séries de TV e British Rock. Também é fanática por Coca-Cola e Converse All Star.
Caramba adorei a matéria *————*
Adorei a matéria, muito interessante! Nem sabia que O Morro dos Ventos Uivantes havia sido repercutida em uma novela :$
Choquei, muito bacana a idéia, parabéns Nidia sua linda!
Beijinhos
Bem legal! Na Colina tem uma coluna igual a essa, mas comenta-se de um determinado livro e músicas/bandas que se inspiraram nele. Acho bem legal elaborarem músicas em cima disso.
Beijos
Que legal! Adorei o post, alguns desses eu já sabia como a música da Pitty e da Avril Lavigne, os outros não e foi interessante saber (:
Bj;*
Naty.
Muito legal o post!
A única que eu sabia que era baseada em livro era a da Avril, claro.
Abraço,
saocoisasdesiguais.blogspot.com