Resenhas

Resenha: Água para Elefantes – Sara Gruen

Livro:Água para Elefantes
Nome Original: Water for Elephants
Autor(a): Sara Gruen
Editora: Sextante
ISBN9788599296158
Páginas: 272
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Compare Preços



 Desde que perdeu a esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas e fantasmas do passado. durante 70 anos ele guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e , desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofre nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Em Água para elefantes somos levados pela escritora para percorrer o mundo dos sonhos do circo. Porém, durante o trajeto percebemos que nem  sempre o circo é feito de sonhos mas também de pesadelos. O livro conta a história de Jacob Jankowski, um rapaz de 23 anos que cursava o último ano da faculdade de veterinária e estava prestes a fazer as provas finais quando recebeu a noticia da morte de seus pais em um trágico acidente de carro! Em poucos dias Jacob descobriu que tudo o que sua família tinha pertencia a um banco e que não havia lhe sobrado nenhuma expectativa de vida naquela cidade. Desespero, ele salta dentro de um trem em movimento e só depois percebe que o trem pertence ao Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Sendo aceito para trabalhar no circo Jacob conhece Marlena, esposa de August com a qual vem a se relacionar no decorrer do livro. 

Por incrível que pareça, a principio não existe nenhum elefante no circo (como assim?). No período em que se passa a história, muitos circos estão falindo e Tio Al, o dono do Circo dos Irmãos Benzini, é um caçador de “sobras” dos circos que estão falindo, artistas, animais, trabalhadores e, em uma dessas ocasiõs ele contra Rosie, a elefanta que vem a ser a salvação daquele circo que por diversas vezes também esteve à beira da falência. Durante toda a sua passagem pelo grande circo, Jacob é apresentado ao mundo por detrás do espetáculo no qual coisas horríveis acontecem, tanto com os animais quanto com os trabalhadores do circo. 

A história é contada de forma intercalada entre Jacob aos 23 anos que vive muitas aventuras à bordo do Maior espetáculo da Terra,  e o Sr. Jacob Jankowski aos 93, viúvo, que vive em uma casa de acolhimento para idosos, e que sofre com a falta de memória e com a solidão.

“A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas soctas. Ela lhe traz dores, lhe confunde a cabeça e silenciosamente espalha o câncer em sua esposa.” (pag 15)

O livro é muito interessante e Sara Gruen soube mostrá-la de uma forma espetacular, trazendo muitos detalhes fazendo com que a gente sinta a real atmosfera daquela história que, por diversas vezes chega a ser chocante. Ao final do livro descobrimos que, alguns pontos do livro são baseado em fatos reais, trazidos pela autora depois de extensa pesquisa, o que na minha opinião enriqueceu bastante o livro!

A capa do livro é a mesma da divulgação do livro, eu particularmente gosto muito dela, a diagramação é simples, as páginas são amarelas e as letras tem um tamanho bom o que torna a leitura confortável e prazerosa!! Eu super indico o livro, é uma ótima opção de leitura pra quem quer uma leitura rápida e gostosa!!!


E você já leu Água para elefantes? O que achou?

Beijos!!! ♥♥♥ 

Renata D’Eça

Renata Avila

Renata Ávila, formada em direito, é apaixonada por livros de diversos temas, sem nunca esquecer dos romances que são os mais desejados. Adora um bom filme e uma boa musica. Gosta de conversar sobre livros, mas surta se falarem mal de Twilight, por ser sua primeira paixão literária e a série que a transformou em uma leitora voraz.

23 comentários sobre “Resenha: Água para Elefantes – Sara Gruen

  • Eu tenho esse livro, li em 2 dias, não consegui parar até terminar. Gostei demais, pra mim foi 5 estrelas =D
    E assim que terminei de ler assisti o filme. Nas cenas de Rosie, a elefanta, eu fiquei ora emocionada, ora chocada, com a maldade e a judiação sofrida pelo August… Mas adorei o romance , Jacob e Marlena são um casal lindo.

    Resposta
  • Eu li Água para Elefantes e dei exatamente a mesma nota.
    A história é bem contada e muito bonita, mas eu esperava um pouco mais de emoção.
    O Jacob já senhor me conquistou mais que o de 23 anos. O final foi uma gracinha também! ^^
    Bju

    Resposta
  • Nunca li esse livro, mais tenho ele aqui em casa, e acho que já esta na hora de ler ele. Sua resenha esta ótima, parabéns.

    Abraços !!

    Resposta
  • Lorrine, Karolyne e Davi, obrigada pelos comentários, o livro é realmente muito bom e por vezes chocante até, Davi, ta esperando que menino, pega logo esse livro pra ler que ele merece!!! Obrigada pelos comentários!! BJ

    Resposta
  • Eu tinha muito preconceito em relação a esse livro, pelo fato de ser protagonizado pelos autores da capa na adaptação para os cinemas, pensava que fosse aquele romance chato e cansativo, mas pelo que li na resenha acho que estou errado e preciso mudar meus conceitos.

    Abraços http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    Resposta
  • Olá, Renata! Tudo bem?

    Parabéns pela resenha, flor! Muito boa!

    Ah, quero ler esse livro (e qual eu não quero?!)! Acho que uma amiga minha tem. Pedirei emprestado. 🙂

    Não assisti ao filme, mas parece que a histórica contada é bastante linda e bem formulada.

    Beijos,

    Fátima Menezes – @fatimamd – http://recantodecaliope.blogspot.com

    Resposta
  • Adoooorei a resenha, (:
    Sempre tive vontade de ler o livro e ver o filme.. Acho a história linda, mas quem disse que é facil achar aqui na minha cidade? O casal Jacob e Marlena também é uma coisa linda né?
    Não vejo a hora de poder ler!! *-*
    Beijos!

    Resposta
  • Faz, mais ou menos, um mês que li esse livro. Ele foi dado de presente a minha mãe e ela, simplesmente, não conseguiu fluir na leitura. Eu havia lido tantas críticas boas (pra não maravilhosas!) que não compreendia o porquê disso e daí fui ler. NOSSA! UAU! A história é linda e apaixonante e hoje, digo, com toda a certeza, que foi um dos melhores livros que já li! AMEI o filme também e achei uma boa adaptação, rs. Então, o meu exemplar (agora é MEU, MEU e MEU, haha) também possui a capa do poster de divulgação do filme, mas prefiro a capa original! u.u

    Resposta
  • Ainda não tive a oportunidade de ler o Livro, mas amei o filme :DDDDDDD

    Resposta
  • ainda não li o livro, mas o filme é muito bom, em breve quero ler o livro

    Resposta
  • Eu não li o livro, mas já vi o filme. Eu amei essa historia e sou louca para ler esse livro.

    Resposta
  • Não assisti o filme ainda, mais li o livro, gostei e recomendo a todos,o único ponto negativo é que tem muitos palavrões, mas tirando isso é uma história criativa, que envolve circos, animais e uma elefanta velha, palhaços, romance, e outross…amei a resenha.
    🙂

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.