Resenhas

Resenha: João e Maria, por Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara

Nome: João e Maria
Autores: Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara

ISBN: 978-85-99721-18-6
Páginas: 191
Editora: Todas as Falas
Ano: 2011
Avaliação: 3,5/5
Onde Comprar:  Clique aqui
O que você escolheria: O Amor ou a Razão? Maria é bonita, estudiosa, avessa à badalação e tradicional. João é lindo, extrovertido, arrogante e vocalista de uma banda de rock. …Ela jamais se aventurou numa paixão. Ele já singrou pelos mares de um amor fulminante. Eles não têm nada em comum. Mas foram feitos um para o outro.


Fui convidado para participar de um booktour realizado pela Kate do blog Drunk Culture. Confesso que não conhecia essa obra, mas já tinha ouvido falar dos escritores: Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara – Apátrida e O Arquiteto do Esquecimento. Imaginava um livro daquele enredo conhecido de duas crianças, porém quando pesquisei mais sobre o livro meus pensamentos mudaram. Uma leitura leve, chamativa, fazia aquelas páginas transformar em horas de prazer e descanço mental. 
O enredo é apresentado sob à visão dos dois personagens centrais- João e Maria. A forma apresentada é muito interessante, primeiro porquê os autores dividem as falas. A Maria por conta da Ana Paula, e o João por conta do Marcos, tranformando aquelas visões em momentos interessantes para cada personagem. Lembrando que, o enredo é pela visão dos dois como mencionado, cada capítulo um entra em cena, apresentando aquele momento, e logo depois o mesmo momento é apresentado em outro personagem, seus pensamentos e ações. 
A história evolui em seis anos, desde quando Maria conhece João por vencer um concurso de televisão, até o momento do encontro entre os dois.
Maria é uma pessoa meio fresca, um pouco criança, fechando a cara para tudo, uma diferença de João, que com todas suas características, aquele brilho, Maria  se apaga. João é sociável, comunicador, mulherengo…. Maria é séria, retraída, fechada, insegura. Dessa forma, a trama necessita de um empurrão para que os fatos começem a desenrolar, medidos em obstáculos, e um deles é Pedro, noivo de Maria e melhor amigo de João. O personagem é bem definido, uma trama perfeita para o rumo que todo o enredo segue. 
Em João e Maria, acompanhamos uma narrativa em primeira pessoa, como dito, a visão de cada personagem, apresentado em cada capítulo. Assim, quando lia a visão de Maria, que por fim ficava incompleta, tinha chance de ver a visão de João, o que ele pensava daquele momento. 
A junção dos dois autores, não só funcionou como deu certo. Uma leitura muito leve, romântica e agradável para ser lido. A escrita sofreu uma concordância enorme, apresentando um resultado magnífico.
O motivo que classifico o livro, não pela arte da capa, que pelo contrário foi ótima, o alto relevo no nome do livro e a ilustração deixou com uma carinha musical e romântica. Para os adeptos de romance, é uma boa pedida. Voltando, falo pelo (clichê) que sempre presenciamos nesses livros. Um casal, que sofre durante e no final viveram felizes para sempre. Não aprofundando mais nos acontecimentos. Fora isso, a leitura é ótima e agradeço a oportunidade de lê-lo.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

0 comentário sobre “Resenha: João e Maria, por Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara

  • A história parece um pouco clichê mesmo. Acho que só leria se por acaso ganhasse o livro.
    O fato de o livro ser pequeno já me deixa mais sem vontade de ler. Gosto de histórias longas.
    Mas achei que o fato de ser narrado pelos dois pode ser bem interessante.
    ;*

    Resposta
  • A capa é bem bonitinha, parece ser uma história bem leve, leitura rapida, acho que eu leria sim, por curiosidade, compraria dependendo do preço. =D

    Resposta
  • E eu acho que o livro não valia a pena ler. Agora quero ler. Adorei a resenha e vou atras do meu.

    =)

    Resposta
  • Ainda não tenho vontade de ler esse livro, mais sua resenha esta ótima, parabéns 🙂

    Abraços !!

    Resposta
  • O que é o final feliz, além de um clichê??
    rsrsrsr=)
    Não tinha visto ainda uma resenha sobre esse livro, e apesar de já ter visto um vídeo com os autores falando sobre, só agora fiquei com vontade de lê-lo!
    Mas parece que você não se entusiasmou muito com a leitura, né??

    bjos!

    livrosechocolates.blogspot.com

    Resposta
  • Haha, já escrevi uma sinopse para livro (livro que, para variar, não escrevi) parecida. Só que não envolvia música. Trabalhava crenças diferentes (e era baseada em dois personagens reais!). Tenho de conhecer melhor essa obra para não incorrer no risco de acabar escrevendo algo muito parecido, caso decida por a história no papel. Que pena que perdi esse Book Tour!

    Admiro bastante o trabalho desses dois autores. A junção deles deve ter sido incrível. Também gosto de quanto há alteração na narração em primeira pessoa. Sinto-me na mente dos principais personagens, entendo-os melhor. A capa, nem preciso falar, é linda!

    Abraços,

    Fátima Menezes – @fatimamd – http://recantodecaliope.blogspot.com

    Resposta
  • Já faz um tempinho que vi esse livro circulando pela blogosfera. A capa tem um "quê" de livro infantil, acho que foi isso o que não me permitiu prestar mais a atenção na obra. Mas, lendo sua resenha, percebi que é um livro que leria sim, afinal, sou adepto e gosto de romances. Espero ter a oportunidade em breve.

    Abraços, ótima resenha! =D

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.