Notícias

Editora Novo Conceito: Uma luta contra a escravatura moderna

Olá, leitor! Durante a última semana a editora Novo Conceito, publicou em seu blog (clique aqui) uma matéria sobre a novela Salve Jorge, mostrando a influência que a autora Glória Perez teve em criar sua história e como ela vem repercutindo. Vamos entender mais um pouco, iremos reproduzir para vocês.

Atualmente, no horário nobre da televisão brasileira, a novela Salve Jorge, exibida pela Rede Globo e escrita por Glória Perez, aborda um dos assuntos mais discutidos por organizações e governos de todo o mundo: o tráfico humano. O tema que já foi abordado em filmes como Anjos do Sol (Rudi Lagemann), Desaparecidos (Marco Kreuzpaintner), Para Sempre Lilya (Lukas Moodysson) e Tráfico Humano (Christian Duguay) ganha foco principal da audiência e alerta para um dos assuntos mais assombrosos da atualidade.

O tráfico de pessoas é hoje um dos principais negócios ilícitos na Europa. Os dados alarmantes deste mercado ilegal não param por aí. Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), de um panorama geral, o Brasil ocupa as estatísticas com 15% das vítimas, em sua maioria mulheres. A exploração humana superou, até mesmo, a renda do comércio de armas e de drogas, fazendo com que existam mais escravos hoje do que no passado.

Glória Perez: Foto Divulgação

Reconhecida por retratar em suas telenovelas questões polêmicas e atuais, a autora Glória Perez em Salve Jorge traz a história de Morena, interpretada pela atriz Nanda Costa. A jovem protagonista é moradora do Morro do Alemão e vê sua vida mudar ao conhecer o capitão do Exército, Théo (Rodrigo Lombardi). O romance enfrentará vários obstáculos, mas será ameaçado por Lívia (Cláudia Raia), uma mulher poderosa e elegante que, na realidade, é líder de uma gangue de tráfico humano e fará com que Morena sucumba em uma grande armadilha.

Durante a coletiva de imprensa realizada no lançamento da novela, a autora relatou que esta é uma das histórias mais emocionantes que já escreveu e ressaltou que isso fará, acima de qualquer coisa, com que as pessoas reflitam.

Das telonas para os livros

Um dos títulos mais emocionantes lançados em 2012, pela Editora Novo Conceito, foi uma das inspirações para a composição de Glória Perez. Escrito pelo autor Corban Addison, o livro Cruzando o Caminho do Solaborda de maneira ímpar e emocionante a história de duas irmãs adolescentes. Após um tsunami, que leva com as ondas a vida de seus pais e da avó, Sita e Ahalya precisam encontrar um modo de recomeçar a vida. O que elas não esperavam é que, ao pedir por socorro, fossem entregues ao mercado de exploração humana.

Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou.

Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos.

Em visita recente ao Brasil, Corban Addison relatou que para estruturar todo o enredo da história teve que vivenciar de muito perto este universo tão cruel. “Eu entrevistei investigadores que arriscam suas vidas para encontrar pistas sobre meninas menores de idade mantidas em cativeiro nos bordéis. Fui ao tribunal com advogados que ajudam a processar cafetões e traficantes. Viajei para casas seguras para ver crianças que foram resgatadas do comércio do sexo. Finalmente, fui à paisana nos bordéis para ver as vítimas do tráfico em primeira mão. Sem essa pesquisa, eu não poderia ter escrito o livro”, descreve o autor.

Os telespectadores de Salve Jorge adorarão conhecer e se emocionar com Cruzando o Caminho do Sol – uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.

Fonte original: Blog Novo Conceito

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

7 comentários sobre “Editora Novo Conceito: Uma luta contra a escravatura moderna

  • Eu acompanho a novela pelo mesmo uma vez na semana pra poder conversar com a minha mãe ela adora debater, e realmente é um tema fortíssimo, eu pelo menos me sinto muito mal com tudo que vejo, mas não podemos fechar os olhos sobre esse assunto, vou ver se encontro o livro e aproveitar o embalo da novela pra ler. O autor me foi muito corajoso, como são os melhores e a Novo Conceito faz muito bem em publicar livros sobre o assunto.
    Recentemente li outro livro com um tema tão forte quanto esse acho que você deve conhecer, “Não conte a ninguém” que fala sobre o abuso infantil por familiares, achei a história muito triste e forte.

    Resposta
  • Eu não acompanho a novela. Não gostei da posição da autora sobre alguns trens, e principalmente Jorge. :s :p (Além claro, de não ter curtido essa Morena, prefiro o Téo com a menina que a Flavia Alessandra faz) haha, mais como isso não tem nada a ver, vamos ao ponto importante.
    Realmente o trágico hoje é uma coisa que muitos “condenam” de primeira mais fazem por trás. É um assunto tão delicado, e tão negado hoje em dia.
    É bonito do NC ter publicado um livro com tanta lição assim como Cruzando – apesar de eu não ter conseguido terminar o livro –
    Curti muito a publicação!

    beijos.
    modaeeu.blogspot.com

    Resposta
  • Não acompanho essa novela…

    Fiquei chocada ao ler essa frase:”A exploração humana superou, até mesmo, a renda do comércio de armas e de drogas,”, como assim?! O tráfico de drogas aumentou horrores e o comércio humano passou dele? A sociedade vai parar em qual lugar????

    Resposta
  • Não assisto muito essa novela, porém posso dizer que o tema que ela aborda é bem chocante mesmo.
    Eu não sabia que a Glória se inspirou no livro. Acho o livro Cruzando o Caminho do Sol bem interessante, apesar de não ter lido ainda, mas já esta na minha lista de natal!

    Resposta
  • Não assisto novelas, essa me interessa menos ainda, mas o livro Cruzando o Caminho do Sol é ótimo, aborda muito bem o tema, me emocionou bastante e acho que vale a pena todo mundo conferir!

    Resposta
  • Não acompanho essa novela.

    O Tráfico de pessoas não é um assunto tão falado quanto as drogas e afins, e para quem não pesquisa, isso acaba trazendo uma falsa segurança.

    Legal a iniciativa da Glória P. em fazer a novela abordando esse assunto. E corajoso da parte do Corban A. em relação a sair de sua área de conforto e ir pesquisar mais profundamente sobre esse assunto, trazendo um livro o mais real possível.

    Resposta
  • Acompanho a novela e acho super interessante!!
    Achei ótimo ela ter tido a iniciativa de escrever a novela com esse tema|!
    Acho que tudo isso muito chocante mais é uma triste realidade!

    xoxo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.