Resenhas

Resenha: Oksa Pollock e o Mundo Invisível, por Anne Plichota e Cendrine Wolf

Nome: Oksa Pollock e o Mundo Invisível
Série: Oksa Pollock- livro 1
Nome Original: Oksa Pollock – L’Inespérée
Autores : Anne Plichota e Cendrine Wolf
Tradutor: Jorge Bastos 
ISBN: 9788560280889
Páginas: 426
Editora: Suma de Letras
Ano: 2012
Avaliação: 5/5

Onde Comprar: Saraiva

O livro conta a história de Oksa Pollock, uma jovem de 13 anos que sempre sonhou em ser ninja e que de repente em uma noite acorda com uma marca estranha no próprio estômago e com poderes sobrenaturais. Por fim Oksa Pollock descobre ser a Inesperada, a única esperança dos exilados de Edefia de voltarem à terra de origem.

Primeiramente, gostaria de agradecer a editora Suma de Letras, por confiar e selecionar o Entrando Numa Fria para a leitura da prova. O livro oficial será lançado em abril. Estava muito ansioso para acompanhar essa nova aventura, desde as primeiras divulgações da própria editora. E confesso, me surpreendi.
Em Oksa Pollock e o Mundo Invisível, iremos conhecer no início, o nascimento de nossa personagem central, falo da própria Oksa, no qual, percebemos toda a confusão que o enredo desenvolverá, quando conhecemos Pavel Pollock (pai da Oksa), em uma conversa com sua tia/avó Dragomira Pollock sobre um grande segredo que envolve os mistérios  daquela criança. Anos mais tarde, Oksa com seus 13 anos,  por algum motivo, os Pollock se mudaram da França para Londres, essa mudança, envolve sua adaptação quando nossa personagem conhece seu novo colégio o St. Proximus College, junto a ela os caminhos seguem com o jovem Gustave Bellenger (para os intímos, somente Gus), um personagem que faz rir durante boa parte do enredo. 
Um ponto importante que você leitor pode estranhar, por ser uma leitura fantástica, é com nosso querido e eterno bruxinho, mais pelo início ser meio confuso, pode te levar ao impasse de seguir ou não com a leitura. Mas, tome cuidado, lembre-se que o livro é Francês e todos os personagens terão nomes meios confusos. Porém, no decorrer da leitura você começa a acostumar-se e a leitura flui sem dificuldades. Um ponto importante quanto ao colégio, é a referência que faz na separação das turmas: Mercúrio, Hidrogênio e Carbono. Elementos químicos que logo deixaram a leitura com aquele sabor de curiosidade. 
Oksa Pollock, é uma menina muito dinâmica, apresentando grande senso de humor, e muito apegada a seus pais (Marie e Pavel) e a sua avó, Dragomira. Em sua mente, ela sonha em ser ninja. Nesse seguimento, somos apresentados para nossas criaturas mágicas os Foldingodos, seres que servem Dragomira, os Goranov entre outros que conhecemos no rumo dos acontecimentos. Em seu primeiro dia de aula, Oksa conhece seu professor de matemática McGraw (gravem esse nome), e ela não demora muito a odiá-lo, insistindo em persegui-la por uma suposta caligrafia. No desenrolar o professor começa a se revelar. 
Como a mágia não poderia faltar no enredo, e pela família Pollock esconder muitos segredos, Oksa sem mais nem menos, começa a descobrir poderes de lançar bolas de fogo e socar seus inimigos sem tocá-los. Pela descoberta, uma marca mistériosa, tipo um hematoma acompanha nossa personagem. Sem poder esconder de sua realidade, ou seu destino, Dragomira Pollock começa a revelar a verdade que acerca toda família Pollock. 

“Edefia é nosso país- respondeu Dragomira. – Um país que não se encontra em lugar algum da superfície da Terra e que, por isso, não é recenseado em parte alguma. 
…. é uma terra protegida por um manto de luz que a torna invisível aos olhos dos De- Fora.” (pag. 80)
Explicando, Edefia é como se fosse um mundo paralelo à terra, no qual os De- Fora (nós seres humanos comuns), não a vemos. Já os De- Dentro, são os seres mágicos que governam e moram em Edefia. Os motivos que levaram a família Pollock fugir, isso vocês irão acompanhar na leitura. E como nada chega fácil, Oksa Pollock descobre que seu nascimento, sua marca mostra o resultado de uma espécie de profecia que a caracteriza como a nova Graciosa. Isto mudará toda sua vida e o destino dos fatos uma vez que, pela traição de Ocius, braço de confiança de Malorane, mãe de Dragomira, envolvidos no segredo-que-não-se-conta. 
O tempo começa a correr, os traidores estão procurando nossos novos amigos, os Pollock. O treinamento de Oksa Pollock, deve iníciar o mais rápido possível. Junto ao segredo da família de Gus. Oksa Pollock e o Mundo Invísível vai prender o leitor do início ao fim. As autoras, souberam trabalhar em uma obra diferente e muito cativante ao leitor, gostei muito da originalidade que leva o decorrer dos fatos e pela junção de acontecimentos, não deixando aquela pergunta para o próximo volume.
Será que nossa heroína conseguirá aprender e dominar seus poderes? Será que ela e Gus serão fortes o bastante para reviver e desfazer o Grande Caos? Essas perguntas vocês encontrarão nessa nova febre que agora chega ao Brasil. A capa do livro e toda sua diagramação é perfeita. A Suma de Letras, trabalhou em uma revisão para todas as idades, desde ao infanto- juvenil até o jovem- adulto. Nesse ponto que chamo atenção, pela escrita que pode não  agradar os pequenos, pela apresentação de palavras muito cultas ao vocabulário infantil. Fora isso, não tenho nada a reclamar, mas agradecer novamente pela confiança e pela aposta ao adquirir os direitos dessa nova trama. 
E você? Não perca Oksa Pollock e o Mundo Invisível, a leitura irá te surpreender.

Agora é com vocês, comentem!!!!!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

46 comentários sobre “Resenha: Oksa Pollock e o Mundo Invisível, por Anne Plichota e Cendrine Wolf

  • A história parece ser muito boa. Mas como estou com uma "fila de leitura" bem extensa, esse não seria um livro que passaria na frente dos outro. Não sei, algo nele não me chamou completamente a atenção, não agora.
    Mas como disse, parece ser um bom livro.

    Abraços ;D

    Resposta
  • ok, tenho um fraco gigantesco por literatura fantástica, e a minha vontade é assim que sair esse livro comprar, não que eu vou poder é claro, mas eu tenho o mais importante que é vontade não é mesmo kkk Eu fiquei com muita vontade de ler, desde que você começou a comentar no twitter. Mas sinto uma ligera semelhança com HP não?? Separação em turmas, enfim não acho isso algo ruim, essa é uma série que com certeza vou querer na minha estante. Adorei a resenha, só me deixou mais curiosa por um livro que nem que eu quero posso ler ainda

    beijos, Lu.
    lendoaoluar.blogspot.com

    Resposta
  • Breno, como eu disse. Poderá uns gostar, outros ainda não. Por HP está muito recente. Mas garanto que não tem nada haver.

    Leia sim. Você verá o porque o livro é sucesso no exterior….

    Resposta
  • Philip parabéns pela seleção eu adorei a resenha e o tema é diferente e interessante eu gostei e aguardo o lançamento.
    Bjus
    Val
    Brilho das Estrelas

    Resposta
  • Luana,

    Parece, mas garanto que não tem nada haver. Pode ler com certeza, você vai amar. E depois nos conte a sua avaliação. Quando ao lançamento. Aguarde mais um pouquinho. Abril apontando ai. E quem sabe, você não ganha o livro aqui no ENF…^^

    Sua avaliação foi ótima…..

    Resposta
  • Esperando o lançamento, e apesar de eu ser super fã de romances, as vezes encontro uma fantasia ou outra que me agrada, quem sabe essa é uma delas. Mas li sua resenha e também senti uma "lembrança" de HP… Vamos ver, ou melhor, ler! =)

    Resposta
  • Adorei a resenha! Muita emoção numa história só.
    Fiquei curiosa quanto ao prof. e a família dela.
    Ansiosa pelo lançamento! 😀

    Resposta
  • Desde que a editora havia começado a divulgar esse livro já me interessei. Sou apaixonado por literatura fantástica e já da para ver que essa será uma grande obra.
    Só passei a conhecer melhor o enredo agora lendo sua resenha e posso dizer que minha animação aumentou ainda mais.
    Os nomes realmente são um pouco confusos, até lendo a resenha me perdi um pouco, rs. Mas como você disse, com o tempo isso passa. Abraço! o/

    Resposta
  • Com certeza, você vai gostar….^^ A leitura inicia meio confusa, mas, no decorrer você torna fã para o próximo volume.

    Resposta
  • Karol, pode dar uma chance, de início você acha isso mesmo, mas ao decorrer tudo muda…Uma história inovadora.

    Resposta
  • Poxa, parabéns!!! O seu blog é muito bom e realmente mereceu essa escolha. Essa é a primeira vez que vejo esse livro, achei bastante interessante, começando pelo título que achei bem chamativo. O diferencial desse livro pelo que li na resenha é o enredo que parece ser muito bem bolado e inteligente, os personagens parecem ser muito cativantes. O mais legal foi as perguntas ao final da resenha em relação a obra, fiquei doido para saber o final, na primeira oportunidade eu vou tentar comprar esse livro.

    Abraços! http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    Resposta
  • Mal posso esperar para ler esse livro e resenha-lo. Pelo que eu li na resenha ele me parece bem interessante.
    E eu li o primeiro capitulo do livro cedido pela editora Suma de Letras em seu site e estou cheia de curiosidade. Já no principio percebi que a narrativa é bem fácil de se entender, eu acabei achando um pouco confuso na parte deles mudarem de cena do nada. Tipo, a garota estava na janela observando Londres e daqui a pouco partimos para o passado sem um aviso prévio, mas também podemos imaginar que ela olhava pela janela enquanto lembrava do que avia acontecido antes de se mudarem, portanto temos esses dois lados e como eu sempre aposto no lado bom… já sabem. Enfim, logo quando lançar eu irei lê-lo e tirar a minha conclusão concreta sobre ele.

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli. http://blogkimygabrielli.blogspot.com.br

    Resposta
  • Bem… Eu já havia visto algo sobre o livro, acho que era a capa e depois a sinopse e agora uma resenha. Espero que esse livro faça um sucesso e ansiosa para lê-lo.

    Resposta
  • Realmente acho que esse parece ser um livro muito bom. Apesar de alguns nomes confusos, e algumas coisas que provavelmente serão esclarecidas durante a leitura,fiquei bem curiosa!Ainda mais pelas autoras serem francesas e tal, parece ser bem legal!
    Estou ansiosa pra ler!

    Beijos

    Resposta
  • Preciso ler esse livro, só isso apenas! Bem, o livro tem uma sinopse instigante e comecei a procurar mai sobre ele e cai no site da editora original, lá da frança. Lá tinha tudo sobre a série de livros, que se não me engano está no seu quarto livro. Verdadeiramente a Suma apostou nesse livro e apostou certo!

    Abraços, Joshua – pensamentosdojoshua.blogspot.com

    Resposta
  • Olá!
    Desde que vi esse livro a primeira vez to super curiosa para ler. Não tenho dúvidas de que seja uma história recheada de aventuras e enigmas e adoro histórias assim. A editora também está com um trabalho de divulgação do livro ótimo, que só me deixa com mais vontade.

    Beijos!!

    Resposta
  • O mundo da Oksa deve ser incrível.
    É uma história q chamou minha atenção.
    Parace ser divertida!
    Eu quero ler!

    Resposta
  • O livro parece ser bem interessante, primeiro: pela história se tratar sobre mistérios, aventura e fantasia. Segunda: uma ideia bem criativa, tipo estômago. Terceiro: parece ser a nova onda. Estou extremamente curioso e ansioso para ler esse livro que tem sido muito bem falado. A capa já diz tudo, será um livro incrível. Ótima resenha.

    Resposta
  • Embora esse negócio de "a escolhida" esteja EXTREMAMENTE passado, surrado, acabado, ainda assim quero ler a história. Ok, não é um tema original, mas a inovação pode vir na forma de contar ou construir personagens. A capa é maravilhosa, mas já me arrependi de comprar livros pela capa hahaha (leia-se: Radiante).

    Resposta
  • Eu tô num negoço pra ler esse livro o.O geral lendo e eu no vácuo #chora mas enfim, adorei os comentários, qwuero Oksa '-'

    Resposta
  • Estou muito curiosa para ler esse livro. Quando começaram as divulgações, não me interessei muito, mas depois, com a sinopse e as resenhas fiquei com muita vontade de saber mais sobre o enredo. Essa questão de mundo paralelo me atrai muito.

    Resposta
  • Quer muito ler esse livro! A história tem tudo o que eu mais gosto do gênero, alêm da arte que é show de bola! Fiquei ainda mais curioso, e nem penso mais como antes… Achei que seria só mais uma cópia de HP, mas tem uns elementos bem interessantes e originais! Ainda tô aprendendo a a falar oksa, mas quando eu ganhar a promo, vai ficar mais fácil hahahahaha

    ótimo post, Phil! Abração!

    Resposta
  • Não costumo ler esse tipo de livro. Mas já li muito a respeito desse. Quem sabe, se eu ler, posso gostar.

    Resposta
  • Oi Phillip!
    Essa é a primeira resenha que eu leio desse livro e gostei bastante de tudo que escreveu. Gostei do enredo, acho que histórias com crianças são sempre deliciosas de ler!
    Bjoo ;*

    Resposta
  • morrendo de vontade de ler *-*
    amei o booktrailer, a capa é uma graça
    e aparentemente o livro tem uma ótima história
    não é "parado" e mesmo assim é uma leitura leve
    e gostosa (adoro história com crianças)
    acho que irei ler, pq estou lendo as cronicas de gelo e fogo
    e preciso de algo leve para equilibrar

    Resposta
  • Quero ler o livro! A campanha publicitária na divulgação foi pesada. A resenha aponta um bom livro de fantasia. Espero ser uma boa leitura.

    Resposta
  • Esse livro parece ser muito bom… Tô doida pra ler….

    Resposta
  • Se já temos, "Aquele-que-não-deve-ser-nomeado", que venha, "Segredo-que-não-se-conta". Que venha "Oksa Pollock e o Mundo Invisível.

    Resposta
  • Adoro histórias fantásticas e com muita aventura!!!!! Já li algumas resenhas, e desde a primeira vez, fiquei interessado pra ler.

    @_Dom_Dom

    Resposta
  • Eu gosto muito de aventuras épicas e tudo o mais, as magias e coisa e tals, fui louquinha por Harry Potter e até comprei o ultimo livro em pré-venda. No entanto não tenho ouvido falar muito bem de Oksa, dizem por aí que pode ser bem repetitivo e enrolation, maaas quero ler mesmo assim, gosto de conhecer os livros por mim mesma.

    Resposta
  • Parece ser um livro fantástico , faz bem o meu estilo. Não sei se gosto muito dessa capa.
    Abraços.

    Resposta
  • Desde que li pelo primeira vez deste livro fiquei com muita vontade de conhecer… parece uma estória muito boa cheia de ação… *o*
    Quero ver a jovem heroína em ação..
    tomara que eu consiga ter o livro em breve..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.