Resenha: Garota Replay, por Tammy Luciano
Livro: Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630076
Ano: 2012
Avaliação: 3/5
Número de Páginas: 144
Onde Comprar: Compare Preços
Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma.
Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também…
Primeiramente, em uma resenha, os leitores começam à avaliar a obra, pela nota que avaliamos. Alguns podem assustar e não querer continuar a leitura. Mas, esperem! Vou explicar durante a resenha minha avaliação quanto ao conteúdo do enredo. Existe seus pontos fortes que merecem créditos.
Garota Replay é escrito pela autora Tammy Luciano, em sua primeira publicação pela editora Novo Conceito, ganhando o selo Jovem. Peguei esse livro logo para avaliar todo o conteúdo, tamanho menor, uma leitura que foi feita em um dia. Alguns aspectos devem ser levado em conta como: a arte da capa, em seu tema como alto relevo, todas as cores vivas e o desenho que se enquadram dentro do enredo do livro. A editora não poupou em nada nesse quesito. Transformando o enredo em algo ilustre pela capa apresentada.
O livro conta a história de Thizzi, uma menina de 20 anos que até o momento possui tudo, mora na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Seus pais, por viajarem muito, não dão toda atenção para a filha como devia, ficando aos cuidados da empregada da casa, a Nil. O enredo inicia-se com muito questionamento de nossa personagem quanto ao relacionamento meio desgastado com seu namorado, Tadeu. Sim, o jovem é considerado como playboy, mulherengo, que após ela ver fotos pelo seu amigo – Tito, tudo que ela acreditava é alterado. Começando uma reviravolta de questionamentos, de momentos narrados em primeira pessoa pela nossa protagonista.
Tammy Luciano, tentou trabalhar em uma leitura rápida, até mesmo por já estar na área, meio uma tele-novela ou uma série com um final que deixaria os leitores pensando. Fato esse que não agradou muito. Primeiro, porque os desvaneios de Thizzi são enormes, em busca de seus questionamentos dados pelo relacionamento com Tadeu. Muitas garotas na realidade vive o mesmo, entendo ou acredito o que a autora queria complementar no enredo. Porém, deixou várias passagens do enredo meio rápidas, sem respostas. Não pude conhecer os personagens em si. Sofrer com eles, apostar neles, por girar em torno de Thizzi, e no momento que aparece sua Replay.
O ponto exato do enredo, a aparição da Garota Replay, sua copia, que só entenderemos tudo que vai, ou está acontecendo nos créditos finais. Não cabe a mim soltar algum spoiler do mesmo, isso vocês terão de ler. Como nas redes sociais eu comentei que gostei do enredo, reafirmo que é uma leitura gostosa, para ser lida em um domingo, descançando de outros livros mais pesados que estamos acostumados em ler. Entendo, o que a Tammy queria expor no enredo, mas, por esses percursos e pelos leitores serem meio críticos, isso possa a vir atrapalhar em algumas avaliações. O público leitor necessita de uma leitura que faça sentir os personagens e imaginar todo o enredo. Sim, imaginamos e conhecemos locais do Rio de Janeiro, porém reafirmo que não conseguimos imaginar os personagens pela rápidez que se toma.
Para os amantes de histórias de romance, é um livro que vocês vão adorar. Para outros que são meio críticos poderão achar as amarras do livro, meio clichê. Ri muito com a empregada Nil, que teve abertura dentro do enredo, e presenciei às dúvidas de Thizzi dentro do enlace entre Tito e Tadeu.
Por fim, parabenizo a Tammy pelo livro. Indico para todos, que não levem só as minhas colocações, tive que ser crítico. Esse é nosso trabalho à você leitor. A autora também entenderá. É um livro gostoso (como já afirmei) de ler. Com pontos altos e baixos, que servem como crescimento. E como ela já colocou nas redes sociais que o livro foi pensado para ser rápido, como acontece no cinema e na TV, talvez dessa forma o resultado pôde ter sido esperado.
Adorei demais sua resenha, parabéns por ser tão verdadeiro.
Quero ler logo esse livro, parece ser muito bom 🙂
Abraços !!
Oi, Philip.
Estou entre o segundo grupo que você faliu, que achou o livro "meio clichê" (mas no meu caso, o achei 100%). Concordo com você em quase tudo, os devaneios da Thizi só atrapalharam o ritmo da leitura, se fossem menores… 😡
Abraços,
Gabriel – World of Carol Espilotro
Conheço pessoas que leram "Sou toda errada" e adoraram. E acho que isso está me fazendo esperar um pouquinho de mais dessa leitura. Sua resenha foi muito esclarecedora. Lerei o livro em breve, mas sem muitas expectativas pra não me decepcionar. Espero gostar da obra.
Gostei da resenha.
Abraços 😉
O livro é legal. O único problema é ele ser rápido demais. Muito rápido. Não vemos os personagens se tumultuarem, por assim dizer, tudo é girado a Thizzi e os personagens ficam quase nulos. Mas é gostoso sim de ler.
Li sua resenha, você mesmo expôs tudo que sentia….hehehe
Muito legal quando somos francos. Até mesmo no twitter a autora fala que correu mesmo com ele, para ser uma leitura rápida, tipo tv, novela….
obrigado Gabriel.
Com certeza indico. Ler sim….!!!
Eu não me interessei pelo livro logo de cara, me parecia que a temática era jovenzinha demais.
Todas as resenhas que leio dizem que a reflexão é muito boa no fim. Infelizmente, li uma resenha de um blogueiro (parceiro da NC) que contou o final. ¬¬
Agora eu já sei o que acontece com a Thizi e a vontade de ler o livro é quase 0.
Mas se eu tiver a oportunidade, vou até ler.
Parabéns pela resenha! 😀
Ontem eu assisti um CdC e a blogueira falou sobre o livro. Eu já não tinha gostado da capa… E achei o livro fino demais… Então ela disse que começou a ler e acabou deixando de lado, porque o livro é muito bobo. Perdi o pouquinho de curiosidade que tinha em relação a história. Acho que esse é um daqueles livros que, se eu ganhar eu leio, mas comprar eu não compro. Você mesmo disse que é muito clichê, então, por enquanto, eu não quero ler.
Adoro resenhas assim, onde o blogueiro é o mais verdadeiro possível. Gostei muito da resenha e pretendo ler esse livro um dia, por ser uma leitura mais leve e tudo mais, mas, não vai ser uma das minhas futuras compras. Bwm, parabéns pela resenha. Beijos
Gostei da resenha!!
Críticas eu gosto muito, agora, ficar falando mal do livro não é legal!! Até porque eu não li ainda e quero muito ler!!!
É um livro para adolescentes, ou seja, tenho certeza que minha filha vai adorar!!
Bjkassss
Achei a capa um pouco infantil demais para o conteúdo do livro.
Já vi muitas criticas ruins a respeito desse livro, mas não sei se posso concordar com elas…
Primeiro porque ainda não li o livro…Só muuuitas resenhas, então não posso dar minha opinião!!!
Preciso ler esse livro e tirar minhas próprias conclusões. Muitos estão adorando o enredo e, muitos não estão gostando muito.
Uma coisa que me deixou curioso é saber que a protagonista encontrará uma cópia. Ela deve ter se assustado muito no início.
Abraços,
Interessante sua resenha… Mais assim como todas, preciso ler para poder opinar!
Bjsssssss,
Jessica.
Olá!
Estou passando pela primeira vez por aqui e já te seguindo.
Gostei muito da resenha e sendo amiga pessoal da autora fiquei muito feliz de ver como vc expos sua opinião com respeito e carinho pelo trabalho dela. Nem tudo que fazemos é aceito 100% e o importante é que estamos batalhando e sempre procurando melhorar.
Bjos e uma semana ótima!!