Resenhas

Resenha: A Maldição da Pedra, por Cornelia Funke

Livro: A Maldição da Pedra
Série: Reckless # 1
Nome Original: Reckless- Steinernes Fleisch

Autora: Cornelia Funke
Editora: Cia. das Letras
ISBN:
9788535919813
Ano: 2011
Avaliação: 4/5
Número de Páginas: 
248
Onde Comprar: Compare Preços

John Reckless, pai de Jacob e Will, sumiu sem deixar vestígios. Inconformado, Jacob gasta o dia procurando pistas que lhe deem alguma ideia do seu paradeiro. O garoto descobre um espelho que servia como um portal para um mundo mágico – um mundo que lhe oferece a perspectiva de liberdade e aventura. Mantendo segredo do seu achado, Jacob passa cada vez mais tempo do outro lado do espelho. Após doze anos, o mundo sombrio se torna seu verdadeiro lar, onde tem amigos e inimigos e é reconhecido como um dos melhores caçadores de tesouros que já existiram por ali. Will, o caçula, sente falta do irmão e estranha aqueles sumiços prolongados. Um dia, consegue burlar sua constante vigilância e o segue através do espelho, ato que tem uma consequência terrível, fazendo-o embarcar em uma aventura sem volta.

 Finalmente, depois de ler muitas resenhas positivas sobre os livros da autora Cornelia Funke, tive a oportunidade pela Cia das Letras de lê-lo. No início estranhei a sua narrativa, meio parada e rasteira, como se nada acontecesse, mas fui entrando e viajando para dentro do enredo, quando senti, o livro havia terminado. 

O livro é muito bonito, com sua capa metalizada, verde, seu desenho que passa uma tonalidade forte de algo que só pode acontecer no mundo encantado. Dentro do livro, deparamos com ilustrações, essas que são verdadeiras com o que aquele capítulo irá nos revelar. Afinal, depois de ler críticas sobre a autora, descobri que ela sempre gosta de desenhar em seus livros. O melhor para nós, que podemos viajar no seu enredo junto aos personagens criados. 
Em A Maldição da Pedra, Jacob Reckless tem esperanças de encontrar o pai, que desapareceu sem deixar rastros a mais de um ano. Por isso ele passa boa parte do tempo dentro do escritório do pai, procurando vestígios do que poderia ter acontecido. No meio de sua busca, ele acaba encontrando uma espécie de espelho mágico, que o transporta para um mundo totalmente novo, ou melhor, mágico, ambientado por fadas, unicórnios, bruxas e outros seres mágicos que conheceremos durante o desenrolar da trama. Fascinado, Jacob passa a maior parte do tempo dentro do espelho, sempre evitando que seu irmão Will, descubra o que estaria acontecendo. 
O mundo atrás do espelho queria crescer. Mas a carne de pedra que crescia em seu irmão não fora semeada por teares mecânicos, ferrovias ou outras invenções modernas, mas pela antiga magia que habitava sua colinas e florestas.

Anos mais tarde, Jacob crescido, desenvolvido, descobre que o Mundo do Espelho tornou-se uma espécie de lar para ele, conhecido ali como caçador de tesouros. O grande problema, após a senhora Reckless falecer, seu irmão Will, fica sozinho, começando sentir falta e a desconfiar do irmão que some, dias, semanas ou mêses. Como nada é perfeito, Will acaba descobrindo e entrando nesse mundo mágico. Dentro do espelho, Will é ferido pelos seres mágicos, os Goyls – seres com pele de pedra e olhos cor do ouro, guerreiros violentos e muito perigosos.  Ali, Will, é amaldiçoado pela Maldição da Pedra, que em pouco tempo se transformará em um Goyl. Com o tempo curto para que procurem um antídoto, leva Jacob, Will e sua namorada -Clara- juntos, tentarão correr contra o tempo, para salvar o irmão.
Nessa busca, nossos personagens terão de contar com a ajuda de Fux– uma raposa – para que juntos enfrentem seus grandes medos, antes que seu irmão se perca para sempre, não retornarndo a sua forma humana.
Com um enredo muito desenvolvido e mágico, Cornelia leva o leitor a mergulhar em contos de fadas, que ali algumas alterações com a história que conhecemos se faz necessária. As diferenças de muitos personagens foi muito bem trabalhada e ousada, como os contos de João e Maria, A Bela Adormecida e seus anões, até unicórnios transformam o enredo em algo espetacular. É dessa mistura, que pode até parecer clichê, porquê com certeza, você amigo leitor já leu esses mesmos dizeres em outras resenhas, mas não poderia deixar de citar esses relatos que levaram ao resultado final. 
A autora, apresenta o enredo em terceira pessoa, no qual presenciamos os pontos de vistas de muitos personagens, pode ser aqui que possamos nos perder. Porém, no decorrer de sua leitura, os fatos e as amarras vão transformando o nosso entendimento, deixando no final o gosto de quero mais. 
Repito, toda diagramação e revisão da Cia das Letras, subiram em meu conceito. É incrível todo o cuidado que tiveram para transformar o nosso entendimento. Outro fator, é ter conhecido a escrita da Cornelia, agora estou ansioso para ler outras obras  enquanto aguardo essa continuação.

Indico muito, a leitura de A Maldição da Pedra! Você não vai se arrepender.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

20 comentários sobre “Resenha: A Maldição da Pedra, por Cornelia Funke

  • Eu já tinha visto esse livro, achei bem legal a capa, mas não tinha lido uma resenha até agora. Parece uma aventura bem legal, apesar do inicio um pouco lento. É a mesma escritora de "Coração de tinta " neh?! Eu assisti ao filme e adorei!!! Esse livro não tá entre os meus desejados, mas assim que eu tiver a oportunidade, quero ler.

    Beijinhos

    Resposta
  • Gostei bastante do contexto. Parece ser uma história bem legal!
    Pena que não tem muitas páginas. hehehe
    Se eu tiver a oportunidade, vou ler sim! ^^

    Resposta
  • Tivemos a mesma opinião hahaha! Gente, eu não tinha visto esse trailer o-o É muito bem feito 😮 OMFG Adorei!

    Beijos, World of Carol Espilotro

    Resposta
  • Hey, Philip
    Eu não li ainda esse livro (mas secretamente já montei o plano para roubar o da Carol rsrs -mentira), enfim… tenho altas expectativas para ele, ótima resenha 🙂
    Abraços,

    Gabriel M. Souza
    World of Carol Espilotro

    Resposta
  • Já tinha visto este livro em outros blogs, mas confesso q nunca li nenhuma resenha, ñ sei pq, acho q ñ estava animada sei lá, mas após conhecer um pouco desta estoria me chamou a atenção, a capa ja tinho gostado logo na primeira vez q li o livro, tb gosto de fantasia, o que ajuda bastante a leitura, com certeza vai pra lista de desejados, espero ter a oportunidade para ler. Gostei bastante da resenha me deixou bem curiosa.

    Resposta
  • Sim Karol, a Cornelia é a mesma autora de Coração de Tinta….^^ E toda a série de tinta. Pretendo logo, apresentar as resenhas por aqui….^^

    Quem sabe você terá a chance de ganha-lo por aqui…hein???

    bjão e obrigado mesmo pelo carinho….

    Resposta
  • Sim sim, mas o gostinho para o segundo volume fica….^^ espero logo o lançamento, visto que mês que vem o segundo será lançado no exterior….

    bjos bjos….

    Resposta
  • Lucas, ficamos muito felizes pela nossa resenha ter feito você querer ler o livro. Isso é muito gratificante para nosso trabalho. ^^ Leia sim, quem sabe teremos promoção aqui…^^

    Resposta
  • Olha quem está aqui. Carol…^^ Uma honra enorme ter você aqui. Li sua resenha agora a pouco, chegamos a mesma opinião crítica mesmo…^^
    Você viu o trailer é show, todos os efeitos de contos de fadas…^^ Só a Cornelia para esse feito..^^

    bjão

    Resposta
  • Gabriel….pega mesmo, você tem que ler, até te falei nos tts se você tinha lido….hehehehhe
    Obrigado mesmo meu amigo…

    abraços

    Resposta
  • Oi, muito feliz de você ter lido nossa resenha. Ele é muito gostoso mesmo, quando damos conta o livro já acabou….^^ Fantasia sem ser forçada é muito lindo…^^

    bjos bjos….

    Resposta
  • Li poucas críticas quanto a esse livro, e todas elas falam positivamente e quase não há algo negativo na obra. Por isso quero ler muito, rs.

    Abraços, Joshua – pensamentosdojoshua.blogspot.com

    Resposta
  • Oi, Phil!

    Ainda não li nada da Cornelia, mas recentemente troquei pelo skoob o primeiro livro da série "Mundo de Tinta"… vamos ver quando poderei ler. =) Tenho vontade de ler essa nova série da Cornelia, já li algumas resenhas positivas por aí e a sua é mais uma que estrou pra lista. o/ Que bom que curtiu a leitura! 😉

    Beijos,
    Amanda
    ^_^

    Resposta
  • Ainda não conhecia nada sobre a história, parece ser uma aventura das quais sou acostumado a ler. O livro parece ser bom. Só a capa que não me conquistou… Achei bem esquisita. Vai ver lendo a história eu entenda o motivo dessa capa.

    Abraços,

    Resposta
  • Oi Philip, não li nada da autora, mas desde que li uma resenha do livro Mundo de tinta me apaixonei. Não sabia que esse livro era da mesma autora, mas gostei só pelo fato da narrativa explorar vários pontos de vista.Desse modo é mais fácil entender e se envolver com a história.
    Amei a resenha
    bjos

    Resposta
  • Já tinha ouvido falar desse livro antes…Mas não havia me interessado muito, e a capa também, deixa a desejar.
    Li poucas resenhas a respeito desse livro, e me arrependi por não tê-lo comprado antes!!! 🙁

    Resposta
  • Otima resenha… Me deixou com urticária para ler esse livro…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.