Mostra de Cinema de Tiradentes – Primeiro dia | Cobertura Festival
Abertura oficial e Homenagem à Paula Gaitán
Tudo está diferente. Longe das ruas de pedra, longe das trilhas e do rio, a mostra este ano é em casa. já que Seguindo o exemplo de tantos festivais pelo Brasil, a Mostra de Cinema de Tiradentes, que iniciou sua 24ª edição nesta sexta-feira (22), migrou seu formato de exibição on-line.
Mas isso não quer dizer que o evento, que acontece até o próximo dia 30, perdeu fôlego. Pelo contrário, mesmo com alguns probleminhas técnicos (e limitações da linguagem), houve uma abertura potente. Para falar dos problemas e não ficar preso neles, houve sim algumas falhas relacionadas à tecnologia. Convidados que cairam da transmissão por causa de rede e falhas de microfone. Nada que não estejamos acostumados desde o ano passado.
Um problema maior aconteceu com a intérprete de libras, que sem o destaque em tela, permaneceu quase invisível, o que afeta a assessibilidade da mostra. Isso tem que ser corrigido.
Paula Gaitán e o Ostinato
Por outro lado, toda a roda de conversas com Paula Gaitán, seus filhos, Arrigo Barnabé e outros foi excepecional. Funcionou muito bem como uma apresentação para o lançamento da noite. A estréia de “Ostinato”, novo filme documental de Gaitán é, como sempre, um primor do cinema nacional.
A discussão acerca da arte, do fazer artístico e da linguagem, já presente na abertura (com participação de meu amigo Gibi), ganha potência aqui. O documentário é presente, temporalmente e no sentido de afeto. Paula Gaitán domina a câmera como poucos no Brasil hoje, com uma linguagem que mostra que o Brasil ainda é capaz de romper convenções presentes em muito filme gringo elogiado por aí.
A mostra está no ar
Até o fim do mês de janeiro, serão nada menos que 114 filmes em exibição (31 longas, dois médias e 81 curtas-metragens), de 19 estados brasileiros. A maioria das produções estará disponível durante todos os dias da mostra, a partir de sábado (23), e algumas pelo período de horas. Para assistir aos filmes, basta clicar na respectiva foto no site oficial da mostra.
Aqui no blog, vamos acompanhar todos os dias, comentando alguns filmes de forma temática até o fim da mostra e dialogando com os debates mais interessantes sobre criação.
Pingback: Giro da semana – 18/01 a 24/01