Resenha|Intrínsecos 022| A Dança da Água – Ta-Nehisi Coates
” Minha Força Sempre Foi A Memória, Não o Juízo”
Fui muito surpreendido ao ler esse livro! O tema abordado, escravidão, em uma época difícil que repercutiu não somente nos EUA mas nos feriu se tal forma, uma vez que temos descendentes de escravos para formar o que somos hoje.
No enredo conhecemos Hiram, um escravo, filho de uma negra que foi vendida e foi para longe do filho e de um pai, branco que mora na casa grande. Logo, vemos Hi e seu irmão afogando dentro de um rio e se salvando se uma forma sobrenatural. Seria uma missão? Diferente do destino de que irmão, que era seu dono.
Seu pai sempre o via como escravo, não como seu filho. E deveria cumprir com suas obrigações ao lado de seu dono. Ele vai para seu estado de “condutor” saindo de “tarefeiro”. Perder sua mãe aos 9 anos de idade e ser criado por uma escrava que sempre o aconselha a não confiar neles, Hiram passará por dilemas, uma missão grande e ao mesmo tempo difícil. Fora que, nosso personagem precisa descobrir a sua própria história.
Esse livro foi indicado pela Oprah, e não foi a toa que recebeu outras premiações. A escrita do autor não é muito fácil para um leitor ler rapidamente. Deve ser lida com calma, deliciado com um período forte e entender os pensamentos de Hiram que muitas vezes se torna contraditório e repetitivo. Entender tudo isso, é se deixar ser mexido pelos sentimentos em uma linguagem poética. Perceber que mesmo no nosso mundo moderno e sem escravos, existem muitos descriminados em nosso meio, que nos faz retornar ao período e buscar respostas como o personagem.
O sobrenatural ou mágico, foi necessário, como a força do rio, que nos guia mesmo nas dificuldades a busca de um sentido de nossas vidas.
A edição do Intrínsecos ficou linda! Na foto quis evidenciar tudo isso e espero ter conseguido. Se você não assina, indico demais que adquira o livro ao chegar nas livrarias.
Você gosta desse tipo de livro: um drama histórico? Assine o Intrínsecos clicando aqui.
A Dança da Água
Autor(a): Ta-Nehisi Coates
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551006368
Ano: 2020
Páginas: 400
Nota: 5
Tradutora: Jose Rubens Siqueira