Resenhas

Resenha: Minha Aldeia – Luís Augusto Fischer

Nome do livro: Minha Aldeia
Nome Original: Minha Aldeia
Autor(a): Luís Augusto Fischer
ISBN: 9788560174225
Páginas: 80
Editora: Belas Letras
Ano: 2008
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Belas Letras

“Cairo, Istambul, Jerusalém, Londres, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro. Um monte de cidades no mundo onde tinham acontecido coisas de importância imensa, o general fulano tinha dito não sei o quê, o imperador tinha decretado não sei qual coisa, o ministro tal tinha mandado prender sabe-se lá quem, e assim por diante. Tudo sempre em outro lugar, nunca na cidadezinha do interior onde mora Felipe. Aos 12 anos, ele descobre que Conceição do Arroio não aparece no livro de Geografia, nem no de História, nem em outros livros – não aparece nem no mapa. Até que um dia Felipe se muda com os pais para a Capital, deixando para trás os amigos e os professores da escola, além de uma garota muito especial. E é convivendo com esse dilema que ele vai acabar encontrando um lugar só seu, que não está nos mapas nem nos livros de Geografia ou História. Mas é o melhor lugar do mundo.”

“Minha Aldeia”, publicado pela nossa parceira Editora Belas Letras, foi escrito por Luís Augusto Fischer, autor e professor gaúcho que faz colaborações para as revistas Bravo! (uma das minhas preferidas) e Superinteressante.

O livro conta a trajetória de Felipe, um garoto de apenas 12 anos que, logo no início da história, fica bronqueado com o fato de sua cidade, Conceição do Arroio, não aparecer nos livros de Geografia ou História e, muito menos, nos mapas. Está certo que Conceição do Arroio é pequena com apenas 15 mil habitantes, mas possui praças, quatro colégios, três igrejas, duas fábricas de sapato e um arroio, é claro. Tudo bem que nenhum fato histórico tenha ocorrido por lá, mas no geral a cidadezinha possui quase tudo que as cidades maiores têm: TV, DVD, micro-ondas, telefone e gente morando. Muitas dessas possuem computadores e até acesso à internet. Felipe é uma delas. Ele também é irmão de Flávia e Verônica e filho de professores de Língua Portuguesa.

Uma carta muda os rumos dessa história. O pai recebe a notícia de que tinha ganhado uma bolsa de estudos para fazer doutorado na Universidade Federal. Com isso, a família vai morar numa cidade bem maior: a Capital do estado. Felipe deixa para trás avós, amigos e, principalmente, Madalena, a menina dos seus sonhos.

Vida nova, novo apartamento, nova escola, novos amigos, novas paqueras, novas atividades. Felipe descobre o amor pelo teatro e pela escrita. Com o novo amigo, Molusco, cria o blog “Minha Aldeia”, que recebe este nome inspirado nas histórias em quadrinhos de Asterix, o herói gaulês. Nesse blog, Felipe e Molusco divulgam notícias sobre as atividades escolares e, principalmente, sobre os bastidores da produção teatral da qual participam.

O livro possui uma leitura rápida e muito prazerosa. Trouxe-me ótimas lembranças da vida de estudante. Assim como Felipe, escrevi para o jornalzinho do colégio e também participei de algumas peças teatrais que eram apresentadas para toda a escola. Recordo-me bem do quão divertida e boa era a sensação.

Não posso deixar de comentar a capa de “Minha Aldeia”. Ela transpira juventude. Jeans e o clássico All Star estão presentes no meu guarda-roupa desde a época escolar.

Vale muito a leitura de “Minha Aldeia”. Tenho certeza que, assim como eu, você irá se identificar com a história de Felipe.

Agora é com você. Comente!

Um abraço,

Nídia Mendes. 😉

 

 

Nídia Mendes – É publicitária, pós-graduada em design gráfico, adora pop art, livros, cinema, séries de TV e British Rock. Também é fanática por Coca-Cola e Converse All Star.

8 comentários sobre “Resenha: Minha Aldeia – Luís Augusto Fischer

  • Oiee! Eu já tinha visto esse livro por aí… A capa chamou minha atenção justamente pelo que você disse: transpira juventude. Eu não sabia bem do que se tratava a história, mas parece bem legal… Um blog, é? rs

    Ótima resenha!

    Beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    Resposta
    • Oi, Inara!
      O blog é um ponto chave da história, mas acredito que os focos principais estão nas mudanças que ocorrem na vida do Felipe e o amor que ele sente por Madalena.
      É um romance juvenil muito legal e vale conhecê-lo.
      Obrigada pela sua visita e pelo elogio.

      Um abraço. 🙂

      Resposta
  • Ah muito gostoso esses livros,que são rápido de ler e tem uma leitura dinâmica,fora que é uma nostalgia completa lendo essa estória escolar.

    Resposta
    • Oi, Paula!
      Foi mesmo muito bom ler “Minha Aldeia”.
      O livro trouxe ótimas lembranças da época do colégio.
      Vale a leitura!

      Obrigada pelo comentário e continue entrando numa fria conosco.

      Um abraço. 🙂

      Resposta
    • Oi, Driely!
      Ah! Dê uma chance para Minha Aldeia! 😉
      A história é cativante e nos faz voltar ao nosso próprio passado para reviver os divertidos momentos escolares. Vale mesmo a leitura.
      De qualquer forma, agradeço a sua participação no ENF.
      Um abraço.

      Resposta
    • Oi. Yasmim!
      Minha Aldeia levou-me de volta ao passado e foi muito bom ficar na companhia das lembranças escolares.
      Se você já gostou da capa porque ela lhe trouxe as fotos com as amigas à memória, tenho certeza que também irá curtir a história de Felipe e seus amigos.
      Obrigada pelo seu comentário e continue entrando numa fria com a gente.
      Um abraço.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.