Cinema

Notícia | Mostra Expressionismo Alemão

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro (CHM), deu início à primeira parte da mostra on-line Expressionismo Alemão. A mostra reúne 13 longas-metragens de um dos movimentos cinematográficos mais influentes da história das artes.

Os filmes estarão disponíveis a partir do dia 7 de agosto, e permanecerão em cartaz até o dia 8 de setembro de 2020. O programa integra o projeto Palácio em Sua Companhia, e tem o objetivo de continuar garantindo ao público o repertório do Cine Humberto Mauro durante o período de isolamento social, de forma acessível e segura. Esta mostra tem correalização da Appa – Arte e Cultura.

As tradicionais sessões do CHM continuam em versão on-line, disponibilizadas no Site da Fundação Clóvis Salgado. Estão previstas também sessões especiais das tradicionais mostras História Permanente do Cinema Cinema e Psicanálise, que contarão com a exibição on-line ao vivo, pelo canal da FCS no YouTube, de um longa seguido de comentários de especialistas.

A mostra Expressionismo Alemão possui curadoria conjunta de Bruno Hilário, Vitor Miranda, Mariah Soares, Matheus Pereira e Júlio Cruz. Na primeira parte da mostra, serão exibidos filmes mudos que consagraram o estilo e na segunda parte da mostra, que entra no ar dia 21 de agosto, serão adicionados mais 12 longas. O conjunto de 25 filmes estará disponível até o dia 8 de setembro.

Programação da Mostra

O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene (Das Kabinett des Doktor Caligari, ALE, 1920) | 10 anos | 86’

Werner Krauss in Das Cabinet des Dr. Caligari

Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Veidit) que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.

A Morte Cansada, de Fritz Lang (Der müde Tod, ALE, 1921) | 12 anos | 97’

Bernhard Goetzke in Der müde Tod

Num vilarejo europeu do século XIX, a Morte leva um jovem quando ele estava prestes a se casar. Sua noiva, aos prantos, suplica que devolva a vida do seu amor. A Morte decide dar uma chance à jovem desesperada, prometendo devolver a vida do noivo se ela conseguir evitar a morte de uma das três vidas prestes a perecer. Lang mostra, então, a história das três luzes; na exótica Pérsia, na Veneza Renascentista, e na China Imperial. Três tentativas de esperança. Três conflitos entre o amor e a morte.

Nosferatu, de F. W. Murnau (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, ALE, 1922) | 12 anos | 94’

Max Schreck in Nosferatu

Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico, cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock, na verdade, um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente, quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlock, está atraído por ela.

Fantasma, de F. W. Murnau (Phantom, ALE, 1922) | 10 anos | 125’

Alfred Abel and Lya De Putti in Phantom

Lorenz Lubota, um pobre rapaz que trabalha como escrivão, é atropelado por uma carruagem no meio da rua. Lá dentro estava Veronika, uma mulher misteriosa e sensual, por quem ele desenvolve grande obsessão amorosa. Mas, durante sua busca para reencontrá-la, ele acaba conhecendo Melitta, uma sósia de sua amada, que trabalha em um bordel, que irá transformar sua vida para sempre.

A Última Gargalhada, de F.W. Murnau (Der Letzte Mann, ALE, 1924) | Livre | 87’

Emil Jannings in Der letzte Mann

O elegante hotel Atlantis, de Berlim, possui um porteiro já idoso que sente muito orgulho do seu trabalho, agindo sempre com dedicação e se comportando como um general, em seu resplandecente uniforme, sendo sempre tratado com respeito pelos amigos e vizinhos. Entretanto, o novo gerente do hotel se mostra insensível quando vê o velho porteiro se recompor, parando para descansar, após carregar uma pesada bagagem. O gerente decide que o porteiro é velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso na auto-estima e no prestígio do porteiro.

O Gabinete das Figuras de Cera, de Paul Leni, Leo Birinsky (Das Wachsfigurenkabinett, ALE, 1924) | 12 anos | 65’

Conrad Veidt in Das Wachsfigurenkabinett

Um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos, que tiveram suas imagens transformadas em estátuas para ficarem expostas no local. A partir de então, o filme narra três episódios sobre os personagens (o califa de Bagdá Harun al Raschid; Ivan, O Terrível e Jack, O Estripador), apresentando visões independentes da maldade humana.

Tartufo, de F. W. Murnau (Herr Tartüff, ALE, 1922) | 10 anos | 74’

Emil Jannings in Herr Tartüff

Um jovem decide mostrar ao seu avô milionário algo que certamente o fará ter outra visão sobre o contexto social que vivem e seu governo: um filme baseado no Tartuffo de Molière. A intenção é fazê-lo enxergar a hipocrisia dos governantes.

Fausto, de F.W. Murnau (Faust – Eine Deutsche Volkssage, ALE, 1926) | 14 anos | 116’

Faust

Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistófeles e lhe pede de volta sua juventude eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até Fausto se apaixonar por uma jovem italiana.

Metrópolis, de Fritz Lang (ALE, 1927) | Livre | 150’

Alfred Abel and Rudolf Klein-Rogge in Metropolis

O ano é 2026, a população mundial se divide em duas classes: a elite dominante e a classe operária; esta é condenada desde a infância a habitar os subsolos, escravos das monstruosas máquinas que controlam a Metrópolis. Quando o filho do criador de Metrópolis se apaixona por Maria, a líder dos operários, tem início a mais simbólica luta de classe já registrada pelo cinema.

Aurora, de F.W. Murnau (Sunrise: A Song of Two Humans, EUA, 1927) | 14 anos | 94′

Margaret Livingston and George O'Brien in Sunrise

Um homem pondera matar sua inocente esposa, mas é acometido pela culpa, e a mulher reage com terror quando suas intenções ficam claras. Enquanto isso, o marido tenta levar adiante o plano, mas é atormentado por uma sedutora mulher da cidade, que chega a assombrar os pensamentos do homem. O casal, que é do interior, acaba tendo suas vidas destruídas pela mulher que veio de fora.

A Caixa de Pandora, de Georg Wilhelm Pabst (Die Büchse der Pandora, ALE, 1929) | 12 anos | 130′

Louise Brooks in Die Büchse der Pandora

A beleza e o charme da jovem Lulu (Louise Brooks) costuma deixar os homens atordoados. Em um dos seus jogos de sedução, ela conquista o amor de Peter Schön (Fritz Kortner), diretor de um importante jornal. Embalados pelo romance, os dois se casam rapidamente. Mas existe um entrave para a harmonia do relacionamento: Peter Schön tem ciúmes de seu próprio filho, Alwa (Francis Lederer). Durante uma violenta discussão sobre essa situação, Lulu acaba matando o marido para se defender. Agora, ela precisa fugir, e decide fazer isso na companhia de seu enteado.

M, o Vampiro de Dusseldorf, de Fritz Lang (M, ALE, 1931) | 12 anos | 109′

Um misterioso infanticida leva o terror a Dusseldorf. A polícia local não consegue capturar o serial killer, então, um grupo de foras-da-lei se une para encontrar o assassino. Capturado pelos marginais, ele é julgado por um tribunal de criminosos e é acusado de ter quebrado a ética do submundo.

Retirado do site da Fundação Clóvis Salgado

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