Resenhas

Resenha: O Melhor de Mim, por Nicholas Sparks

Livro: O Melhor de Mim
Nome Original:  The Best of Me
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
ISBN: 
9788580410495
Ano: 2012
Avaliação: 4/5
Número de Páginas:
272
Onde Comprar: Compare Preços
 Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.

Novamente, somos pegos em um novo livro de Nicholas Sparks, autor este, responsável por envolver seu leitor a retirar grandes reflexões e aprendizados dentro de sua obra. Foi isso que aconteceu quando terminei de ler O Melhor de Mim.
A trama se desenrola em Oriental, aqui somos apresentados aos nossos protagonistas Dawson Cole e Amanda Collier, que desde aos 17 anos todo o convívio que tiveram dentro do colégio em uma forte amizade foi envolvida pelo amor. Ela, de família nobre, rica  e  tradicional, conhecida pelos moradores, sempre tinha tudo que almejava sem causar preocupações em seus pais. Já ele, solitário e sem ação, por convíver com sua família  de bandidos sem caráter, sem perspectiva de vida. 
Como nada na vida é fácil, Amanda pressionada pela sua família, arma uma fuga para que os dois possam viver esse grande amor. Porém, ela contava com um rapaz sério, que preocupava com sua vida, seu futuro, e não poderia deixar ela jogar tudo pelo ar. Dawson rompe o romance, e tenta seguir sua vida sozinho sem ainda medir os esforços e as consequências que causaria.
Por uma força do destino, eles são obrigados à retornar para a cidade, depois de vinte e cinco anos. Ambos mais velhos, com 42 anos. Ela, casada há mais de vinte anos, com três filhos. Sendo obrigada a dividir seu tempo entre os filhos, e problemas em seu casamento, depois da morte de sua filha mais nova. Já ele, fechado, solitário, nunca encontrou outra mulher e  por uma irônia do destino, foi condenado e preso após causar um acidente. Solto após quatro anos, volta a reconstruir sua vida em uma cidadezinha no interior, trabalhando em uma plataforma de petróleo e tentando lidar com seus próprios medos. Retornam porque, o melhor amigo deles, Tuck Hostetler, faleceu e tentará pela sua morte promover o reencontro do casal.
É nesse caminho, que Amanda e Dawson vão novamente repensar em suas atitudes, se aquele amor mesmo terminou ou ainda irão resolver o que ficou inacabado. Uma grande diferença que poderá acontecer, é que ambos não são os mesmos de vinte e cinco anos atrás. Suas vidas mudaram muito, e tudo deverá ser repensado com muito cuidado. Um outro problema, é que Dawson, terá de enfrentar seus medos, que ali ficaram no passado, pelo acidente que não teve culpa. E tentar tirar o ódio de seus primos, mal resolvidos de um passado vívido.

“…Porque você não é só alguém que amei no passado. Você era minha melhor amiga, a melhor parte de quem eu sou, e não consigo me imaginar desistindo disso outra vez. – Ele hesitou, buscando as palavras certas. – Eu lhe dei o melhor de mim e, depois que você foi embora, nada jamais voltou a se o mesmo.” p. 185 

Nicholas Sparks, mais uma vez, fará seu leitor entrar em combustão e ao mesmo tempo, derramar rios de lágrimas pelos problemas vívidos, que são reais em nossas vidas pelos seus personagens. Em uma colocação de palavras magníficas, mostrando uma novidade ainda não vista. Como tensões famíliares, e um efeito sobrenatural como fantasmas em sua obra. E como não poderia faltar, uma pitada de drama, com a família crimonosa de Dawson, que ali, trará uma reviravolta no enredo, que você leitor irá pensar, repensar e ao mesmo tempo lhe perguntar novamente como ele chegou naquele desfecho final, realidade essa, que atinge várias famílias em nosso mundo real.
Mesmo pela previsibilidade de Sparks, ao desenhar sua obra, para nós acostumados com seus livros. Ele, muitas vezes pode deixar o leitor que inícia  suas obras por esse livro, querendo desistir da leitura, pela dificuldade de colocação de suas amarras, parecendo ser narrado por mais de uma pessoa, que na relação pode até ser, pelas relações afetadas no passado de nossos personagens centrais pela narrativa em terceira pessoa. A editora Arqueiro recebe com maestria os livros desse autor, novamente com uma diagramação conhecida e preparada com carinho, não deixando a desejar.

O livro não é basicamente uma história de amor, que muitos sempre levam ao entendimento quando ler os livros do autor, o enredo nos proporciona lições de amizades, de muita fé e força, de buscar tentar desafiar os nossos próprios medos se entregando ao perdão. Nos mostra, que a vida é muito curta para viver com fantasmas no passado. Por fim, me mostrou, que devo com todas as forças, por mais difícil que seja, por mais dolorido que possa vir a ser, tentar fazer o melhor de mim.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

25 comentários sobre “Resenha: O Melhor de Mim, por Nicholas Sparks

  • Lindo demais! Eu me emocionei com esse livro, a mensagem que ele passa é de arrepiar. O que importa é aproveitar a vida, sempre, não deixar nada pra depois, e sempre dar o melhor que puder. =)

    Resposta
  • Resenha super completa!!! Gostei muito, me senti muito próximo da história, me deu mais vontade de ler esse livro! Nunca li nenhum livro desse autor ainda, infelizmente, mas acho que vou começar por esse, gostei da forma que ele escreve esse livro pelo que li na resenha, não parece ser mais um romance, mas um incrível romance que nos passa uma mensagem bem legal.

    Abraços http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    Resposta
  • Resenha super legal, e que fez apenas crescer a minha vontade de ler esse livro! Sou fã de Nicholas Sparks e amo os livros dele!

    Abraços, Joshua – pensamentosdojoshua.blogspot.com – no blog tem resenha de Oksa Pollock e o Mundo Invisível, se puder, comente e siga!

    Resposta
  • Karol, é muito bonito mesmo, só nos deixa com aquela vontade de ler sempre mais. As reflexões que devemos levar ficam enraizadas…^^

    beijão

    Resposta
  • Caique, leia mesmo, porque é demais. O que ele te traz, foge com certeza do romance e passa para uma realidade que nós mesmos vivemos. Indico….

    abraçao

    Resposta
  • own…adoro os livros do Nicholas Sparks, são muuito lindos…
    O livro dele que eu mais gostei até agora é Querido John…pena que o final não termina com o 'felizes para sempre'.
    amei essa capa, e gostei muuuuuuito da história…

    Resposta
  • Parabéns pela resenha Philip! Já li O Melhor de Mim e amei! Chorei de soluçar com este livro! Abraços!

    Resposta
  • Oi Va…^^ eu não sou assim, leva mais para vocês mulheres…. mas puts, ele faz repensarmos em muitas coisas…. ^^

    bjão

    Resposta
  • Oi Philip
    Eu tenho esse livro e vários outros do titio Nick, mas para a minha vergonha só li um livro até agora 🙁
    Mas se eu estava em dúvida de qual deveria ser o próximo, ela acabou lendo a sua resenha maravilhosa e esse quote que me fez suspirar litros rs *__*
    Vou preparar o lencinho, pois sei que com certeza irei chorar lendo o livro.
    bjos

    Resposta
  • Tive com esse livro na mão ontem mesmo.
    Uma amiga me disse que é muito bom! Já imagino as lágrimas e reflexões ao fechar o livro.
    Vou ler assim que puder. Ótima resenha! ^^

    Resposta
  • Parece ser mais um livro incrível do Nicholas Sparks. A resenha está perfeita, gostei muito 😀
    Essa capa é linda demais. Espero que a editora continue a fazer um ótimo trabalho com os livros do Nicholas Sparks no Brasil.

    Abraços, até mais !!

    Resposta
  • Eu preciso desse livro. Tenho todos do Nicholas, mas ainda falta esse!!!
    Amei a resenha, claro, tudo que se fala dos livros do Nicholas eu sempre irei amar muito!!!
    Parabéns!!

    Bjkas

    Resposta
  • Oi Philip!
    O Melhor do Mim foi o último livro que li e se tornou o meu livro preferido do Nicholas.
    Não li muitos livros do autor, esse foi apenas o terceiro, mas já me considero um grande fã e sou apaixonado pela sua escrita.
    Ao começar o livro eu não poderia imaginar o final, mas como você falou chega um certo momento em que ele se torna bastante previsível, o que não torna a leitura menos emocionante.
    Quando a narrativa, particularmente, gostei bastante. Essa coisa de ter o ponto de vista de vários personagens não me incomoda, apesar de, em certos momentos, gerar um pouco de confusão na identificação de alguns personagens.

    Resposta
  • Estou com esse livro aqui e morrendo de preguiça de ler, mas depois da sua resenha até mudei de ideia, super completa e bem escrita.
    bjos

    Resposta
  • Ainda não li o livro,
    nem nada do Nicholas,
    mas a começar pela capa é bem interessante!
    ótima resenha

    Lucas / Era uma vez…

    Resposta
  • Não sou muito fã de Nicholas Sparks. Até gosto dos seus livros, mas nada que me faça morrer de amores pelo autor. Porém, gostei muito de Um Homem de Sorte, por ter fugido um pouco do tipo de histórias que o Nicholas escreve. Foi algo mais maduro, adulto, real. E algo me diz que O Melhor de Mim segue pelo mesmo caminho, o que me deixa com muita vontade de ler o livro!

    Bjs,
    Kel
    http://www.itcultura.com

    Resposta
  • Ele sempre surpreendendo com suas histórias!
    Mas sabe o que eu não gosto? A maioria das capas são as dos respectivos filmes! Sei lá, isso me incomoda. =~~

    Resposta
  • Quero muito ler esse livro agora , adorei a resenha 🙂

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.