LivrosResenhas

Resenha | O que sabe o coração, de Jessi Kirby

Um livro despretensioso e não muito atrativo, mas que mesmo assim carrega uma mensagem forte e inspiradora

Em “O que sabe o coração” conhecemos a história de Quinn Sullivan, que perdeu a pouco mais de um ano seu primeiro amor, o jovem Trent, morto em decorrência de um acidente. Desde então ela vem contando os dias em que ele se foi. Uma tentativa de superação é iniciada quando começa a ter contato com as pessoas que receberam os órgãos de Trent. Até que falta um… o receptor do coração. Então, Quinn decide pesquisar e descobrir quem recebeu o órgão e, ali é iniciada uma trajetória de amadurecimento, superação e se dar uma nova chance para quem lhe quer bem.

O livro, a começar pela capa, já nos chama atenção. Esse foi um dos pontos que me fez a lê-lo. No entanto, a trama tem um desenvolvimento morno e cansativo, mas sua mensagem é inspiradora.

A escrita da autora Jessi Kirby é atrativa em certos momentos, mas há outros pontos que foram cansativos e fez com que a leitura se tornasse um pouco enfadonha.

Quinn é uma protagonista tentando se reerguer após o luto. Desde então seus dias tem sido nublados e todo vigor que tinha pela vida se esvaiu. Ela se arrisca na tentativa de superar a morte de Trent ao conhecer as pessoas que, de certa maneira, o mantém vivo.

Logo ela descobre Colton, um garoto bonito, ativo e cheio de vida. Por sua curiosidade a moça começa a criar laços com  jovem. No momento em que o conhece esse laço surge e ele será responsável por mostrá-la que há muito para ser vivido, que há um mundo para ser explorado e sabores para serem experimentados.

A trama é narrada por Quinn, o que me incomodou um pouco, pois boa parte do livro é carregado de uma melancolia que despertava um tanto de desânimo. Mas por outro lado, foi interessante acompanhar a superação da perda e sua tentativa e decisão de deixar o luto e escolher se reerguer.

Colton é um personagem estimulante, no qual se apresenta como uma pessoa que recebe a oportunidade de viver e opta por ser mais intenso. Um rapaz que ama explorar e admirar  o que a natureza oferece. Porém, ele enfrenta determinadas questões que o colocam contra a parede com sua família, principalmente sobre as suas escolhas de como viver após o transplante.

A decisão de Quinn ter com Colton um envolvimento é o ponto alto da trama. Essa escolha faz com que tudo ao seu redor comece a mudar, o relacionamento com sua família, o quanto e como deve trilhar o seu caminho, suas escolhas para a vida.

Algo que gostei muito foram as citações sobre transplantes e informações sobre o órgão coração e reflexões sobre o mesmo, mas com abordagens sobre os sentimentos. Em todo início de capítulo há reflexões remetendo sobre o que acontecerá no respectivo capítulo.

“O que sabe o coração” é um livro para os fãs de romance com boas colheradas de drama. É um Young Adult que prende a sua atenção em alguns momentos e se torna cansativo em outros. A autora trouxe com maestria uma forma responsável de abordar o tema de transplante de órgãos que é tão importante.

O que sabe o coração

Título Original: Things We Know By Heart
Autor: Jessi Kirby
Tradução: Ryta Vinagre
Ano publicação: 2018
Editora: Rocco
Páginas: 320
Onde Comprar: Amazon

Luke

Jornalista como profissão e bookaholic por prazer. Amo livros, especialmente os New Adults. Sou viciado em séries, mas sempre paro pela metade para começar outras. Aerosmith, Bom Jovi e todas essas bandas antigas são minhas preferidas. Aliás, sou extremamente nostálgico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.