Resenha: 1984, por George Orwell
Livro: 1984
Autor(a): George Orwell
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535914849
Ano: 2009
Avaliação: 5/5
Número de Páginas: 414
Onde Comprar: Compare Preços
Autor(a): George Orwell
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535914849
Ano: 2009
Avaliação: 5/5
Número de Páginas: 414
Onde Comprar: Compare Preços
1984″ não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em 1984 , o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.
“Até nas moedas os olhos perseguiam a pessoa. Nas moedas, nos selos, nas capas dos livros, em bandeiras, em cartazes e nas embalagens dos maços de cigarro – em toda parte. Sempre aqueles olhos observando a pessoa e a voz a envolvê-la. Dormindo ou acordada, trabalhando ou comendo, dentro ou fora de casa, no banho ou na cama – não havia saída. Com exceção dos poucos centímetros que cada um possuía dentro do crânio, ninguém tinha nada seu.”(pág 38)
Confesso que ainda estou meio em estado de choque depois do contato que tive com 1984. Não, eu não vivo em um mundo de fantasia e não me assustaram os fatos em si narrados no livro. O que me assustou, comoveu e intrigou é o fato de um livro, que foi publicado pela primeira em 1949, que narra como seria a vida das pessoas, as nossas vidas 35 anos à frente, ter uma mensagem tão pertinente e cabível para os tempos de hoje, 63 anos depois!
Através de Winston, George Orwell nos conta a história de uma população Governada por um Estado totalitarista ao extremo, onde todos os passos e até pensamentos são controlados. O cenário criado pelo autor é sombrio, assustador e transmite uma total falta de liberdade e privacidade que eu jamais fui capaz sequer de imaginar!
Winston, um jovem que nem consegue se lembrar ao certo quantos anos tem, achava que tinha 39 anos e trabalhava no Departamento de Documentação e era responsável por “reescrever” a história, uma vez que ela era modificada de acordo as vontades e interesses do “Grande Irmão”, livros didáticos, revistas, jornais, tudo era modificado para atender aos interesses do Partido.
A vida dele resumia-se em trabalhar, ir para casa, participar de reuniões comunitárias, e tudo isso sendo sempre acompanhado pela teletela, uma espécie de televisão existente em todos os lugares que ficava permanentemente ligada e vigiava cada passo dado, cada palavra dita. A teletela também transmitiam os comunicados oficiais do Partido, informando sobre a guerra ou com atividades físicas que deviam ser acompanhadas por todos, sem exceção!
Porém Winston não era um membro comum, ele odiava o Partido e o Grande Irmão e seus pensamentos não estavam de acordo com o que mandava o regime totalitário, não se conformava com a forma com que as coisas aconteciam e tentava transcrever tudo isso em um diário que havia comprado ilegalmente.Os casamentos em Londres só eram possíveis para fim de procriação, o casal só se unia com esse objetivo, porém Winston de uniu secretamente a Júlia e planejavam alguma forma de se rebelarem contra o Partido.E isso é muito perigoso pois o inimigo pode estar em qualquer lugar!
George Orwell reconstrói uma sociedade que pode ser reconhecida por qualquer um de nós, a forma como o governo age em relação à uma guerra que só existe para manter o povo submisso e “protegido”.
“A guerra devora o excedente de bens e contribui para preservar a atmosfera mental que convêm a uma sociedade hierárquica.” (pág. 235)
É incrível como alguns conceitos criados pelo autor aparecem atualmente na nossa vida cotidiana como por exemplo a Novafala. Uma língua que tem por objetivo fazer com que fossem banidos todos os pensamentos hereges que eram possíveis na velha fala, achei isso muito interessante por que ele recriou toda uma estrutura linguística!
O conceito de duplipensamento é também um dos pontos altos da história pois o Partído e o Núcleo do Partido dependiam do duplipensamento para se manterem no “poder”. São pensamentos e conceitos bem complexos mas que fascinam e nos fazem pensar como seria ter que contradizer a si mesmo o tempo todo e se fosse preciso ter que contradizer a própria contradição?! Nossa, acho qe fiquei meio lelé depois de ler esse livro! rsrsrs
1984 é um livro de idéias muito fortes, com uma narrativa que assustam pela riqueza de detalhes com que os fatos são descritos inclusive em situações de tortura sofridas pelos que traiam o Partido!! É uma distopia muito bem construída que foi , na época de sua publicação muita criticada por algumas pessoas, confundida inclusive com uma sátira aos regimes totalitários do passado.
O livro tem uma diagramação simples no que diz respeitos às páginas internas porém a capa e a contra capa tem um charme todo especial. O livro conta com o Posfácio que enriquecem muito a leitura e nos fazem perceber melhor um pouco mais da história, funcionaram pra mim como um resumo do livro! Se é que isso é possível!
Eu indico o livro e acho que pra quem gosta do gênero é leitura obrigatória, penso até que todas as distopias passaram por 1984 de George Orwell!
Beijos Renata D’Eça ♥♥♥
O livro tem uma diagramação simples no que diz respeitos às páginas internas porém a capa e a contra capa tem um charme todo especial. O livro conta com o Posfácio que enriquecem muito a leitura e nos fazem perceber melhor um pouco mais da história, funcionaram pra mim como um resumo do livro! Se é que isso é possível!
Eu indico o livro e acho que pra quem gosta do gênero é leitura obrigatória, penso até que todas as distopias passaram por 1984 de George Orwell!
Beijos Renata D’Eça ♥♥♥
Ótimo texto!
Esse livro está na minha meta de leitura do ano. Impressionante mesmo como Orwell era visionário.
Até+!
Nunca tive muito interesse por esse livro, a capa me desanimava, mas agora lendo a resenha ja sei o que esperar , e distopias tem me agradado ultimamente. QUem sabe esse livro também?! Afinal, é um classico neh.
Preciso ler esse livro agora… amo distopia! Resenha perfeita!
Abraços, Joshua – pensamentosdojoshua.blogspot.com
Que bom que você gostou Michelle, o livro é realmente muito bom, quem gosta de distopia precisa ler 1984!
Pois é Karolyne, eu diria que 1984 e a base das distopias atuais, é um livro muito bom e todo mundo deveria lê-lo!!
O livro é realmente muito bom, que bom que você gostou da resenha!!!
Adorei a resenha, Renata! Deu uma ideia muito boa de como é o livro! Adorei aquele primeiro quote, bem sugestivo…
Estou muito curiosa pra ler 1984, adoro distopias, e esta parece incrível!
Bjuss
Paty Algayer – http://www.magicaliteraria.com/
Já tinha visto por diversas vezes a capa desse livro, mas infelizmente nunca parei para ler uma resenha ou até mesmo a sinopse! Tinha receio de acabasse o meu amor para com a capa huehuehuehuehue'.
Mas graças a sua resenha Renata o amor não acabou, pelo contrário fez foi aumentar! Fiquei super curiosa para ler o livro *—–* rsrs'.
Beijão
Eu fiquei curiosa para ler esse livro desde que uma amiga minha – que ama terror – disse que foi o livro mais assustador que ela leu. E eu fiquei "como, se não é terror?". Mas bem, pelo que acabei de ler na resenha, é sim aterrorizante. É incrível que tenha sido escrito há tanto tempo, e seja tão atual. Fiquei arrepiada só de ler a resenha. Acredito também que todas as distopias devam ter passado por 1984. A capa dessa edição tá demais!
Que bom que você gostou ad resenha, o livro é muito intrigante, vale a pena ler!!! Bj
Renata, sua resenha está perfeita *-* Esse livro deve ser muito bom , depois dessa resenha maravilhosa, já entrou na lista dos desejados.
Abraços !!
Que bom Thalita, mostra que a resenha conseguiu atingir o seu objetivo, leia o livro, ele é muito bom mesmo!
É Karen a história é assustadora mesmo, vc se sente como o protagonista, chega dar agonia as angústias que ele passa!
Eu qro a promoooo!! esse eh um dos livros que qro ler desde que eu soube que o BBB era "baseado" nele e mais ainda depois de JV!! o/
Genteeee, agora esse livro vai entrar pra minha lista de leituras!!!! o
Gosto muito de distópias como todo mundo aqui, e 1984 já tá na minha lista a um tempão, mas ainda não li. Um dia vi passando um filme com esse mesmo nome, acho q já era o final e não entendi muito. O livro é antigo, e acho bem bacana dele mostrar uma época futura que nós já ultrapassamos! Apesar de parecer ser uma distópia adulta/ diferente de JV e outras, ainda quero ler!
li a revolução dos bichos, desse mesmo autor george orwell, e se achei o livro muito bom. esse livro é um clássico da literatura e tenho muita vontade de ler esse livro, algo que fala de governos extremistas, distopia, que tudo tem que ser controlado.
mais vontade ainda, porque parece o livro, vai virar filme.
eu quero, participando.
bjs
Já tinha ouvido(lido) a respeito desse livro antes, mas não tinha interesse em ler a resenha…rsrsrs…preconceito com a capa!! =/
Mas algum tempo depois decidi que ia ler a resenha, e foi isso o que eu fiz..me arrependi de não ter lido antes, pois adorei a história…A capa ainda não me agrada,rsrs, mas mesmo assim, o livro já é minha meta de leitura!
Quero faz tempinho ler esse livro, adoro esses temas assim. E até hj não vi ninguém que não gostou.
Mto boa a resenha.
Bjos
Nossa esse livro deve ser muito bom!!
Tratando de George Orwell, pode ler sem medo, tem estilo de "A Revolução dos Bichos".
Marquinho
@qmarquinho
Nossa,nunca tinha ouvido falar desse livro,mas confesso que ao fim da resenha fiquei super curiosa para ler,adoro livros que tenha um suspense,que consiga me prender em cada página!Estou ansiosa para lêo-lo
Nossa! Que resenha ótima!
Nunca tinha lido nada sobre o livro e me impressionei com o quão bom ele parece ser.
Parece ser uma daquelas leituras obrigatórias nos tempos atuais.
Me interessei muito!
Beijo!
Esse livro deve ser um show!
Oi Re, sempre tive vontade de ler livros do George Orwell, acho que começando por 1984 irei adorar, então como amei a resenha, tenho certeza que será um ótima escolha, amei!
1984 é um clássico distópico mundial. Lembro que fiquei curioso para lê-lo dese quando li Admirável Mundo Novo, livro pelo qual sou apaixonado e que me despertou o interesse nesse gÊnero.
Parabéns pela resenha!
Muito boa a resenha, fiquei bem interessada apesar de não ser um tipo de leitrura que eu gosto, mas eu gostei e estou curiosa pra ler!
A resenha ficou otíma. Mas nunca tinha visto esse livro.
Espero lê-lo em breve…
Li este livro recentemente a adorei!Eu já havia lido A revolução dos bichos,do mesmo autor,mas achei 1984 melhor ainda!É um livro muito inteligente e o final é,hum…sem palavras.
Sempre ouvi falar muito bem desse livro!
Adoro distopias e também a escrita do autor! Imagino que tbm serei tocada.
bj
Nossa, já me indicaram esse livro e ainda não tive tempo de ler, quem sabe agora consigo hein :DDD
Ótima resenha, só de ler a resenha fiquei tocada, deve ser um livro tão instigante quanto "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley , espero ler muito em breve.
eu qrooo!! o/
É isso aí. Esse livro parece ser fantástico. Faz parte de um grupo de livros que considero que deveria ser leitura obrigatória nas escolas. "Fahrenheit 451", "A Revolução dos Bichos" e "Admirável Mundo Novo" estão no meio. Livros que PRECISAM ser lidos. Há muita realidade mascarada nesse tipo de ficção.
amei a resenha de até vontade de ler !!!!!!!!!!
WOOOOOOOOW, putz, nunca ouvi falar desse livro, mas depois da resenha, me deu uma pontinha de curiosidade rs
Abraços
http://frasesaoar.blogspot.com
É a primeira resenha que leio sobre esse livro e me despertou muita vontade de ler, vou em busca!
estou louca pra ler esse livro, adoro distopias!!! Adorei sua resenha!!!
nunca li livros assim ,e essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, que até então nunca tinha visto (kkkk) , mas adoro histórias assustadoras, e pelo que entendi, essa é uma delas, então com toda a certeza eu quero ler esse livro ! Parabéns pela resenha 🙂
Contra dizer a nossa própria contradição? É isso o que mais sabemos fazer hoje em dia, mesmo que seja imperceptível.
Essa leitura me parece de suma importância, porque pode até parecer surreal mas a sociedade pode estar os levando a caminhos similares, onde hoje a liberdade de expressão é tamanha, amanhã pode ser inexistente.
Não vejo a hora de poder começar esta leitura.
Um beijo ;*
Juliana . Oliveira http://linhasdeencanto.blogspot.com.br/
Um dos grandes clássicos da literatura que pretendo ler. Pena que dele surgiu a expressão BIG BROTHER que hoje representa esses horríveis reality-shows!!!!
Excelente resenha!
Gosto muito de livros distópicos e não vejo a hora de ler este clássico.
Bjs
eu adorei a capa *-*
vejo muitas pessoas falando sobre esse livro
e tmbm sei que ele influênciou ótimos livros atuais
isso só me deixou com vontade de ler
*-*
Ótima escolha de livro. Trata de um clássico da distópia. A tentativa de controle absoluto do cidadão: vigiando e manipulando as informações. Controle total.
Distopia é tudo de bom né?!! Eu adoro!!!
A resenha ficou linda e muito bem explicada, e ainda me deixou mega curiosa pra ler. Quero saber o final agora, rs
Bjkas
Oi ..
Confesso que antes desta onde de "distopia" ganhar força, eu não me interessava pelo livro. Nem imaginava que o mesmo fazia parte deste gênero. Mas, hoje em dia, as coisas são diferentes. Quero muito conferir esta obra a qual recebe tantos elogios. Deve ser realmente um livro muito bom.
Um grande abraço.
Adorei a resenha!
Acho que não há uma pessoa que não fale ou recomende esse livro.
Eu nunca li, mas não foi por falta de desejo. Sempre quis muito lê-lo.
E pelo que falam e o que eu leio sobre o livro, ele é tão atual e, ao mesmo tempo foi escrito há tanto tempo… Consegue trazer conceitos que "preveu" nossos comportamentos, vivemos hoje num mundo que, na época em que o livro foi escrito, era apenas uma história de ficção.
Estou doida para ver o dia em que eu ler esse livro.
Bjnhus
Bem interessante esse livro… Curiosa pra ler as impressoes do autor sobre o nosso presente.
Esse livro é uma profecia. Aliás, ele foi escrito para ser uma profecia..rss..
Quero muito ler esse livro. A resenha está perfeita e me deixou mais aflita ainda.
Parabéns pela bela resenha!
Muito bom esse livro, os livros do autor são realmente assim, li A Revolução dos Bichos dele e é também uma outra boa história.
Apesar de toda a minha vergonha,tenho que assumir que esta é a primeira resenha que li de 1984. E já estava ficando um pouco curiosa sobre o livro há um tempinho e, com certeza, minha curiosidade só vai aumentar a partir de agora..
Esse livro é sensacional! Dá pra perceber o temos da população, o medo de ser pego por crimideia. Tomara que os rumos do nosso mundo não cheguem a isso…
Clássico é clássico, e vice-versa. Este é clássico. Eu coloco 'A Revolução dos Bichos' no mesmo patamar…
Eu não queria ler este livro por causa da capa ( que vergonha!) . Mas depois dessa resenha , eu fiquei ansiosa, deve ser um clássico , incrivel. Mais tambem , é a minha primeira resenha desse livro .
O que me assusta é que praticamente nada mudou desde então, as pessoas continuam mesquinhas, não estão nem aí pra educação, meio ambiente… nada.
a capa esta bem bonita , fique enteressada em ler !
capa divertida, interessante