Resenha | Minha História – Michelle Obama
Minha História – Michelle Obama (Confidential #2)
Tradução: Denise Bottmann, Débora Landsberg e Renato Marques
Capa: Christopher Brand
Páginas: 464
Acabamento: Brochura
Lançamento: 13/11/2018
Selo: Objetiva
Um relato íntimo, poderoso e inspirador da ex-primeira-dama dos Estados Unidos. O livro que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares no mundo e está há mais de 16 semanas na lista de mais vendidos da Veja.
Ao fim do mandato da presidência dos Estados Unidos, a ex-primeira dama, Michelle Obama se vê diante de uma calmaria que não pertencia a sua vida há tempos. Ela pode se mover por sua casa sem ser impedida por empregados, pode caminhar na rua sem o assédio constante dos paparazzi e, até mesmo se mudou para uma casa “normal”. Em “Minha Vida – Michelle Obama“ a autora nos leva por uma retrospectiva sobre sua vida até os tempos atuais.
Acompanhamos nesse livro como a garota de South Side, Chicago, se tornou porta-voz de mulheres e meninas do mundo. Primeira afro-americana a ocupar a posição de primeira dama dos EUA – assim como seu marido, Barack Obama, primeiro homem negro eleito presidente pelo país -, Michelle precisou lidar com a não aprovação da mídia e população movida pelo racismo estrutural; racismo esse que desde o início de sua vida a taxava de incapaz. Diante das oportunidade que surgiram ao longo de sua vida, Obama ascendeu na carreira de advogada e, além de se destacar como profissional do Direito conheceu por meio da profissão seu marido.
“A forma mais fácil de desmerecer a voz de uma mulher é resumi-la a uma pessoa rabugenta.”
De maneira leve e descontraída Michelle Obama rompe a barreira de primeira dama inalcançável (vamos combinar que essa barreira não era tão rígida assim) e relata de maneira leve sua trajetória. Sua escrita é encantadora, despojada e as vezes irreverente. A sensação ao avançar no livro é de que você está passando férias na casa de uma tia muito amada e ela está contando “causos” da vida.
Não há como não se encantar com a doçura de Michelle com as filhas, com seu amor pelo marido (lindamente correspondido) ou se emocionar com as dificuldades enfrentadas para que ela fosse valorizada por sua capacidade intelectual. A autobiografia é excelente por mostrar parte do cotidiano de uma mulher negra estadunidense e os caminhos que sua vida leva, por nos injetar com ânimo e mostrar que há, para alguns, meios de ultrapassar esses limites impostos pelo preconceito, mas também para fazer-nos refletir sobre o porquê de uma história dessa só estar sendo contada agora.
“Minha História – Michelle Obama” é leitura obrigatória para quem busca conhecer mais sobre a diversidade de mulher que nos servem de exemplos para um mundo melhor.