Crítica | Entre Facas e Segredos
Entre Facas e Segredos (Knives Out. EUA, 2019)
Direção: Rian Johnson
Roteiro: Rian Johnson
Elenco: Daniel Craig, Chris Evans, Ana de Armas, Jamie Lee Curtis, Michel Shannon, Toni Collete, Katherine Langford, Christopher Plummer, Don Johnson, Edi Paterson.
Distribuidora: Paris FIlmes
Sinopse: O aclamado escritor e diretor Rian Johnson (‘A Ponta de um Crime’, ‘Looper: Assassinos do Futuro’, ‘Star Wars: Os Últimos Jedi’) homenageia a mente misteriosa de Agatha Christie no filme ‘Entre Facas e Segredos’ (Knives Out); uma história atual e divertida que vai agradar toda a família, sobre crime e mistério onde todos são suspeitos. (PARIS FILMES)
*escrito pelo colaborador Marcello Ananias
Após seu aniversário, um famoso escritor de histórias policiais Harlan Thrombey (Christopher Plummer) é morto em sua mansão. O detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) é contratado para investigar o caso e logo fica claro que todos podem ser considerados suspeitos do crime.
Um filme baseado nas obras da famosa ensaísta Agatha Christie, “Entre Facas e Segredos” se propõe a trazer aos dias atuais a elegância e fascínio que as escritas de romance policiais da autora evocam. Nessa brincadeira entre moderno e clássico, consegue bordejar assuntos sérios como a xenofobia sem abrir mão do humor, lançando mão de um timming cômico extremamente sagaz.
Com três atos bem demarcados, o filme conta com elementos metafóricos tamanhos que faz duvidar de quem o tenha assistido apenas uma vez tenha pegado todas as referências; nos diálogos, na direção de arte, nos figurinos e etc. Falando em referências, o filme se faz valer de muitas delas que se referem à cultura pop. Com trilhas sonoras, fotografia e atuações para além de coerentes, admiráveis; faz o desenrolar dessa trama não ser sentido, uma vez que a trama flui e cativa e se encerra com êxito de não deixar furos aparentes. Nos gera sucessivas sugestões de possíveis culpados, unicamente para em seguida desconstruir em tela em seguida todas as suspeitas e pontas soltas anteriormente levantas. A virtude da imersão é assim garantida.
Com toda a certeza os trabalhos anteriores do diretor Rian Johnson (Star Wars: Os Últimos Jedi) o dão uma bagagem e confiança suficientes para reunir em sua nova obra não somente um elenco de sucesso, como também uma equipe técnica excepcionalmente competente por trás das câmeras. Ambos coerentes com o que o filme se propõe a ser, e o faz com excelência, sagacidade e elegância. O longa estreia nos cinemas brasileiros no dia 05 de dezembro.