Crítica | “A Vida Invisível”
“Viver… e não ter a vergonha de ser feliz…”
Poderia dizer tranquilamente que “A Vida Invisível” é um filme sobre sonhos. E sobre tudo que impede a realização desses sonhos.
Sim, temos a grande Fernanda Montenegro que consegue em uma pequena participação arrebatar o filme. Mas a história inteira é defendida por duas jovem atrizes, Carol Duarte e Julia Stockler, que simplesmente arrebentam. Esse é daqueles filmes que quando termina, metade da sala de cinema está um chororô tremendo.
Dá um orgulho danado vê esse tipo de cinema nacional. Mesmo nesse difícil 2019 percebemos que a arte consegue encontrar forças em lugares desconhecidos e que mesmo que o cinema brasileiro sofra a muito tempo um boicote terrível, ele resiste.
Duas irmãs, Euridice e Guida, vivem na década de 40. Todo mundo sabe que era uma época difícil para as mulheres, mas como sofremos uma amnésia histórica particular, vale a pena reforçar que vontade & mulher não se misturavam. Duas jovens que tinham sonhos simples, mas impossíveis para seu tempo. Uma queria ser pianista e a outra ser feliz com o homem que escolhesse. Mais que tudo, ambas queriam ser livres.
A todo momento percebo o quanto gerações e mais gerações foram castradas e afirmo que essa não permissão continua nos dias atuais com a mesma e várias outras justificativas. É doloroso perceber o quanto é simples ser feliz e o quanto não se atrapalha ninguém e como é insuportável valores de uma cultura tirarem as pessoas de seus sonhos. O exercício de liberdade requer um nível de coragem que nem todas as pessoas estão conscientes que precisam ter. Liberdade talvez seja a principal ‘coisa’ da dignidade humana.
Nota: 5 de 5
Créditos:
A Vida Invisível (Brasil, 2019)
Direção: Karïm Ainouz
Elenco: Fernanda Montenegro, Carol Duarte, Julia Stockler, Gregório Duvivier, Bárbara Santos, Flávia Gusmão, Maria Manoella, Antonio Fonseca, Cristina Pereira, Gilray Coutinho, Nikolas Antunes, Márcio Vito,
Produção: RT Features,
Co-produção: Canal Brasil
Distribuidor brasileiro: VITRINE FILMES
Sinopse: Duas irmãs muito unidas enfrentando a avalanche que é a época em que vivem e como lutar pelos seus sonhos. (Vitor Damasceno)