LivrosResenhas

Livro: Daqui pra baixo- Jason Reynolds

Nome do Livro: Daqui pra baixo
Nome Original: Long Way Down
Autor(a): Jason Reynolds
Editora: Intrínseca
Tradutor:  Ana Guadalupe
Ano: 2019
Páginas: 320
Onde Comprar: Amazon

Aos 15 anos, Will conhece intimamente a violência. Ela está à espreita no dia a dia de seu bairro, nos avisos para que não volte tarde para casa, nos sussurros dos vizinhos sobre mais uma pessoa que foi morta. Dessa vez, os sussurros são sobre seu irmão mais velho. Shawn foi assassinado na rua onde a família mora.Contado do ponto de vista de Will, Daqui pra Baixo é uma narrativa ágil que se passa em pouco mais de um minuto — o tempo que o elevador do prédio leva para chegar ao térreo. Esse é o tempo que Will tem para descobrir se vai seguir as regras de sua comunidade ou se é possível não perpetuar o ciclo de violência.A regra número 1 é não chorar. A número 2, nunca dedurar alguém. A terceira, a crucial: se fazem algo com você ou com os seus, é preciso se vingar. A curta trajetória do elevador é ritmada pelas paradas em cada andar e por aqueles que aos poucos ocupam a cabine e os pensamentos de Will. Cada rosto tem uma história de vida e de morte. Will, em questão de segundos, vai definir a dele.Originalmente escrito em prosa, depois em verso, Daqui Pra Baixo faz a emoção — a confusão, a revolta, o medo — de um garoto armado que sai para vingar o irmão crescer também no peito de quem lê. Um livro impossível de ignorar.

Escrito por Jason Reynolds, o livro Daqui pra baixo foi lançado em agosto pela editora Intrínseca, antes apareceu na caixa 09 do Intrínsecos, clube de leitura da editora. No enredo conhecemos a história de Will, um pequeno rapaz na casa de seus 15 anos de idade, mora em uma área que é dominada por gangues, ali ele presencia a morte de seu mentor e irmão, Shawn, vitima dessa violência nesse lugar.

Seguindo as duas primeiras regras, o jovem precisa ir para a terceira, assim ele poderá tentar vingar a morte do irmão. Regras essas muito profundas e não pode ir contra o local. Tudo isso, ele acha que deve ir na pessoa que matou o irmão, o que ele não podia mensurar é este tempo de ir até o sétimo andar para o térreo, seriam os mais eternos.

Somente 67 segundos, para vingar a dor do luto, portanto uma arma. É nesse ambiente que Will irá se autoconhecer e confrontar aqui com o seu passado.

Eu não conhecia a profundidade do autor, ele é muito conhecido em elevar, aprofundar questões sociais, como aconteceu em outros e aqui imaginaria pela diagramação do livro ser diferente. Retratando problemas de outros jovens que estão presos no mesmo território.

O estado do local é muito pior, eles vivem ao meio de guerras de facções rivais. Esquecidos pela lei, as gangues acabam criando o seu próprio juízo e a vingança é feita direta. É nesse ambiente, que muitos jovens entram ao crime, ou pela vida fácil de luxo.

Como apontado, o livro é apresentado em forma de versos, o que nos norteia durante a leitura em uma reflexão profunda desse sentimento de vingança que cerca toda a construção. O autor teve muito cuidado em apresentar o que Will pensava e fazer toda a sua construção. Todos passam pelo luto, e a raiva pelo que aconteceu se torna gritante. Onde se esconde a justiça?

A edição da editora Intrínseca me chamou bastante atenção, assustei com a diagramação, mas surpreendi com todo o resultado. Ao lado de personagens marcantes, me chama atenção como eles chegaram ali e tiveram vidas perdidas pela violência. Uma hora tudo isso vai acabar?

Por fim, percebo como a nossa sociedade é falha em defender os menores, os mais injustiçados, os pobres e os perseguidos. Como não há escolhas, pode continuar a mesma coisa, ou tanto faz. Poderíamos viver longe de tanta violência, quando o individualismo deixar de existir.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.