Meu Mundial – Para Vencer Não Basta Jogar
Meu Mundial – Para Vencer Não Basta Jogar
Por: Doug Araújo
Tito (Facundo Campelo) é um garoto talentoso, que sonha em se tornar um grande jogador de futebol. Aos 13 anos, ele chama a atenção de um importante olheiro e consegue fechar um contrato milionário com um time. Do dia para a noite, Tito tira a sua família da pobreza e começa a assumir as responsabilidades do mundo adulto, mas é só quando as coisas começam a dar errado que o garoto voltará a encontrar no esporte algo além de um compromisso profissional.
O primeiro longa metragem dirigido por Carlos Andrés Moreli, “Meu Mundial – Para Vencer Não Basta Jogar”, chega com muita moral. Grande sucesso de público no Uruguai, o ator Néstor Guzzini que interpreta Ruben – pai do protagonista – levou o prêmio de melhor ator no Festival de Gramado em 2018.
Tito (Facundo Campelo) é um jovem uruguaio e um estudante relapso que está repetindo pela quarta vez a 6° série, mas tem um talento nato pro futebol. Ele vem de família humilde, leva uma vida sossegada, até que o olheiro e empresário brasileiro, Rolando (Roney Villela), faz uma proposta irrecusável para o pai – que trabalha em dois empregos para sustentar a família que vive com muitas dificuldades. O sonho de ascensão social de Tito por meio do esporte – realidade muito parecida com a dos jovens brasileiros, sobretudo para os que vivem em área de vulnerabilidade social – é um componente que pode causar muita empatia no público nacional que irá aos cinemas assistir ao filme.
O diretor estreante acerta principalmente na fotografia, apresentando tomadas muito bonitas e cenas bem ensolaradas. A elevação de Tito ao posto de superstar do futebol vem junto ao descobrimento do primeiro amor por sua colega de classe, Florencia (Candelaria Rienzo), e aspirante a jogadora de futebol. O jogador precisa lidar com a pressão da fama, e principalmente, com suas dificuldades nos estudos. Aprender que um item não anula o outro.
“Meu Mundial – Para Vencer Não Basta Jogar” é um filme leve e divertido, feito para agradar ao público infanto juvenil e aos que gostam de entender como são os bastidores do futebol.