CinemaCríticasLançamentos

Filme: “Brinquedo Assassino” (Child’s Play, 2019)

“Brinquedo Assassino” (Child’s Play, 2019)
Direção: Lars Klevberg
Roteiro: Don Mancini e Tyler Burton Smith
Elenco: Aubrey Plaza, Brian Tyree Henry, Gabriel Bateman, Mark Hamill, David Lewis, Carlease Burke

Sinopse: “Mais que um brinquedo, ele é o seu melhor amigo. No dia do seu aniversário, Andy (Gabriel Bateman) ganha de presente de sua mãe, Karen (Audrey Plaza), o boneco mais aguardado dos últimos tempos. Altamente tecnológico, ele pode se conectar a qualquer dispositivo inteligente da Kaslan, empresa responsável por sua fabricação. No entanto, quando crimes estranhos começam a acontecer, eles passam a suspeitar que o brinquedo pode não ser tão inofensivo quanto parece.”

Chega nesta quinta-feira aos cinemas, o remake de Brinquedo Assassino, um clássico mundial do terror adolescente. Definitivamente esta refilmagem de Brinquedo Assassino não pode ser colocada na mesma prateleira do gênero do Terror, e é difícil definir um gênero para ele, por que é uma mistura humor negro e cômico, com drama familiar acrescido de uma série de assassinatos motivados pelo descontrole da Industria da Tecnologia.  Brinquedo Assassino não consegue dar muito espaço para uma conexão ao clássico idealizado por Don Mancini em 1988, e não nos permite vincular ou estabelecer um ponto de comparação entre as duas obras. 

Se encontrarmos uma definição de gênero para este longa, que claramente não é o de terror, podemos avaliar positivamente a produção e entender a proposta da Obra. Um filme bem cômico, sem sustos desnecessários ou cenas difíceis de serem assistidas, com uma estrutura simples e de fácil compreensão, abordando um assunto atual e relevante. Definitivamente você poderá assisti-lo tranquilamente a noite sem ter pesadelos depois, a menos que você tenha medo de robôs.O novo Brinquedo Assassino é um robô chamado Buddi, altamente tecnológico, que foi configurado e programado por um funcionário que sofrera assédio moral por parte de seu chefe em seu trabalho, e decidiu sabotar o ultimo brinquedo que estava produzindo na fábrica, fazendo de Buddi um robô violento, sem filtros de fala, egoísta, possessivo, carente de amor e amizade e sem muita personalidade.  Buddi orienta e externa suas ações em função do ciúmes que sente por seu dono Andy (Gabriel Bateman), que dá a Buddi o nome de Chucky.

A história gira em torno de Andy (Gabriel Bateman), uma criança solitária que vive um drama familiar e tem dificuldade de estabelecer relacionamentos com as outras crianças. Sua mãe Karen, personagem vivida pela atriz Aubrey Plaza, o presenteia no aniversário com este “Buddi Killer”, que promete trazer mais dinâmica e alegria para a vida de Andy.  No início é possível inclusive sentir uma certa empatia pelo carisma do boneco Chucky, que faz muitas carinhas fofas. Mas depois, ele começa sua saga de matador e usa de violência para se vingar das pessoas que são próximas a Andy, ancorado em partes pelos sentimentos do garoto o que nos leva a um básico clichê: “Você só pode ser meu amigo, se não for assim, não será de mais ninguém”. Esta estrutura e raciocínio na construção de nosso Vilão Chucky acaba o deixando sem um propósito muito expressivo, uma vez que seus crimes são baseados apenas na programação robótica de seu personagem alinhada com o ciúmes que sente por seu dono,  formatando um “Chucky Killer” sem muita essência e personalidade. Este enredo desconfigura um pouco o estilo proposto pela franquia,  e desconecta esta obra da original. 

Este filme me lembrou a série Black Mirror, e bem poderia ser um de seus episódios pois daria bastante repercussão. O novo Chucky está mais aposto ao alarme do descontrole na Indústria da Tecnologia, do que a um terror clássico de Serial Killer. Inclusive eu me atrevo a fazer uma alusão, de que o “Chucky robô” vai matar todo mundo antes do aquecimento global.

Anotem este bilhete!!

https://www.youtube.com/watch?v=RUlgylswdVk

Sobre o Filme:

Um dos personagens de maior sucesso dos filmes de terror está de volta aos cinemas em “Brinquedo Assassino”. Com estreia nacional marcada para agosto nos cinemas, a produção apresenta uma nova versão do brinquedo, mais moderna e tecnológica. O filme é estrelado por Gabriel Bateman (“Annabelle”), Aubrey Plaza (“Parks and Recreation”) e Brian Tyree Henry (“Se a Rua Beale Falasse”) e teve o seu trailer nacional divulgado, junto com um novo pôster oficial.

No longa, o brinquedo faz parte da linha de bonecos Buddi, produzidos pela Kaslan Corporation, uma empresa que investe cada vez mais em tecnologias inteligentes. Essa nova versão conta com diversas atualizações, entre elas, o brinquedo agora consegue se conectar a outros dispositivos eletrônicos, como aparelhos celulares, drones e carros automáticos. “Ele é capaz de usar qualquer coisa que estiver ao seu alcance para aterrorizar e matar você”, afirma o produtor Seth Grahame-Smith. No longa, é quando Karen (Aubrey Plaza) presenteia seu filho, Andy (Gabriel Bateman), com um boneco Buddi, que crimes estranhos começam a acontecer pela vizinhança, revelando a sua natureza sombria.

“Brinquedo Assassino” conta com direção de Lars Klevberg (“Morte Instantânea”), roteiro de Tyler Burton Smith (“Kung Fury 2”) e produção de Seth Grahame-Smith e David Katzenberg, dupla responsável pelo remake do terror “It: A Coisa”. Além disso, foi anunciado recentemente que o ator Mark Hamill (“Star Wars”) será o responsável por dar voz ao boneco. “Mal posso esperar para dar vida a um personagem tão icônico”, afirmou o ator em um vídeo divulgado em suas redes sociais. Aclamado por seu papel como Luke Skywalker na saga “Star Wars”, o ator se consagrou também como dublador no ano de 1993, ao emprestar sua voz ao Coringa, na série animada do Batman.

A MastersFX, empresa de efeitos visuais vencedora do Emmy, será a responsável por dar vida à nova versão do personagem. Conhecida por seus trabalhos em “O Predador”, “RoboCop” e “A Entidade”, eles tiveram a missão de repaginar o boneco e adaptá-lo aos tempos atuais, explorando o avanço da tecnologia e trazendo essa questão para dentro da história do personagem. Os produtores afirmam que “a intenção não era apenas recriar o filme de 1988, que é um verdadeiro clássico do gênero de terror e deu vida a um dos maiores vilões de todos os tempos. Nós queríamos trazer algo novo, algo relevante para a audiência de hoje em dia.“ Vivemos em um mundo onde câmeras e microfones estão por todas as partes, tudo está conectado. “Ficamos animados em imaginar o que aconteceria se ele fosse mais que apenas um brinquedo, fosse um produto de inteligência artificial.”

“Brinquedo Assassino” conta ainda com David Lewis (“O Homem de Aço”), Ty Consiglio (“Extraordinário”) e Zahra Anderson (“iZombie”) no elenco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.