CinemaCríticasLançamentos

Filme: “No Coração do Mundo”

No Coração do Mundo (Brasil, 2019)

Direção: Gabriel Martins, Maurilio Martins

Elenco: Kelly Crifer, Leo Pyrata, Grace Passô, Barbara Colen, Robert Frank, Rute Jeremias, Renato Novaes, Russo Apr,

Roteiro: Gabriel Martins, Maurilio Martins.

Produção: Filmes de Plástico

Distribuidor brasileiro: Embaubá Filmes

Sinopse: Contagem, Minas Gerais. Dentro da comunidade local, Marcos (Leo Pyrata) se vira diariamente com os pequenos crimes que comete. Quando reencontra Selma (Grace Passô), uma antiga amiga, ele se convence da possibilidade de executar um assalto bem-sucedido. Mas o plano só pode ser colocado em prática com a ajuda de uma terceira pessoa, e Ana (Kelly Crifer), namorada de Marcos, hesita em participar.

Após sua estreia mundial no Festival Internacional de Roterdã em janeiro deste ano, onde foi indicado para o Tiger Award, “No Coração do Mundo”, escrito e dirigido por Gabriel Martins e Maurílio Martins, chega aos cinemas brasileiros no dia 1° de agosto.
O longa se passa na periferia de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, capital mineira, e nos apresenta Marcos, um homem que vive de bicos e pequenos delitos e sua namorada Ana, cobradora de ônibus, e como uma oportunidade perigosa e arriscada oferecida por Selma, antiga conhecida de Marcos, pode mudar suas vidas.


Um filme que poderia ser mais um sobre roubo, com doses de drama e pitadas de humor, mas que tem como principal personagem a comunidade do bairro Laguna, de onde os diretores de fato são, apresentada de uma forma diferente de muitos outros filmes brasileiros que retratam a realidade do pobre nesse país. Com muitos personagens e histórias se entrelaçando, o que poderia ser confuso, no final se torna uma grande exibição da diversidade de pessoas, histórias, sonhos e ambições daqueles que lutam todos os dias para sobreviver.
A fotografia do filme, diferente dos grandes blockbusters que estamos acostumados a ver na telona, adiciona tanto quanto o roteiro para a contar a história de forma instigante e poética, o que já podia ser notado nos curta metragens que deram origem ao longa, “Contagem” e “Dona Sônia Pediu Uma Arma Para o Seu Vizinho Alcides”, de 2010 e 2011, respectivamente, e que podem (e devem) ser assistidos como complementos à obra cinematográfica.


Como alguém natural de Belo Horizonte e que morou grande parte da vida em Contagem, mesmo que em uma região diferente, ver este lado da cidade e sua população retratado de forma tão crua e real, com suas lutas, alegrias e tristezas, é uma experiência única. Mas, uma vez que em todo o país podemos encontrar locais como o Laguna, e também muitos Marcos, Anas, Selmas, Brendas e tantos outros, todos podem se relacionar com as histórias retratadas em “No Coração do Mundo”. Resta esperar que, depois do reconhecimento internacional, o filme seja assistido por muitas pessoas em seu próprio país e que o mercado se abra cada vez mais para os cineastas brasileiros e as incríveis e importantes histórias que eles têm a contar.

*escrito pela colaboradora Paula Andrade

Trailer Oficial:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.