CinemaCríticasLançamentos

Filme: “Anos 90”

Anos 90 (Mid 90s. EUA, 2018)

Direção: Jonah Hill

Elenco: Sunny Suljic, Katherine Waterston, Lucas Hedges, Na-kel Smith, Olan Prenatt, Gio Galicia, Ryder McLaughlin, Alexa Demie, Fig Camila Abner, Liana Perlich, Ama Elsesser, Judah Estrella Borunda, Mecca Allen, Aramis Hudson, Sonny Greenback.

Sinopse: Aos 13 anos, Stevie é um garoto de Los Angeles tentando curtir o início da adolescência enquanto tenta relevar o relacionamento abusivo com o irmão mais velho. Em plena década de 90, ele descobre o skate e aprende lições de vida com o seu novo grupo de amigos. (Diamond Films)

Anos 90 é um agradável surpresa por dois motivos: o conjunto de atores e a direção de Jonah Hill. É quase certo seu envolvimento com a história que está sendo exibida, ela é apresentada de forma que imediatamente chama sua atenção, o protagonista ganha sua empatia e quando você percebe está envolvido com as aventuras daquele grupo de jovens.

Stevie é um pré-adolescente que quase idolatra o irmão mais velho e o considera como exemplo. Esse encantamento é questionado pelo desprezo forte do irmão. Então o filme ganha uma doce reviravolta quando Stevie começa a explorar por conta própria o mundo e decide a seu modo, ser o jovem legal que pretende ser.

O filme poderia acontecer em qualquer época, mas há um motivo claro para que o foco fique nos anos 90. Temos aqui a quase ausência do mundo virtual na vida daqueles jovens.

Ainda é um cotidiano vivido em conversas presenciais nos lugares que a turma curte. Programas são feitos e vividos na realidade e não nas redes sociais. E o mais interessante é que não percebemos isso de fato, graças aos atores. Stevie é uma criança, que faz amizade com outros bem mais velhos que ele e acaba tendo um tipo de aproximação que nem nós esperávamos. O jovem entra de cabeça nessa nova vida se divertindo pelas ruas, vivendo experiências e a todo momento sua inocência é colocada em teste.

E mesmo sem soar piegas e panfletário, entra o grande mérito dos pais:  Stevie é um bom garoto, recebeu boa educação da mãe e muito de seu sucesso vem justamente dessa educação, e isso fica bem evidente no filme.

Anos 90 basicamente é um filme agradável de ver e tem uma carga grande de boa nostalgia dos anos 90, para quem é dessa geração. Para quem não é, vai ficar uma impressão de ousadia e personalidade (do mundo real) que a internet acabou retirando dos jovens. A vida real é bem mais divertida e prazerosa.

Fique atento ao grupo de amigos do filme. Temos todos os clichês. O líder, o louco, o menos inteligente, o mais novo, o rico, o pobre, o traumatizado. Esses itens se misturam. Os garotos possuem seu potencial e possibilidades para o futuro. O que é sempre bacana de ver é que ninguém tem nada garantido e aquele amigo ao qual não dávamos nada é quem geralmente nos surpreende positivamente. O fato é que percebemos que não é fácil ter, sei lá, 11, 13 ou 15 anos, mas o grande barato da vida é a capacidade de dar a volta por cima e levar para a fase adulta uma personalidade de sempre superação e alegria.

Nota: 4,5  de 5

Trailer Oficial:

Vitor Damasceno

Estudante de cinema atualmente vivendo em Buenos Aires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.