CinemaCríticasLançamentos

Filme: “Shade: Entre Bruxas e Heróis”

Shade: Entre Bruxas e Heróis (Zlogonje. Sérvia, 2019)

Direção: Rasko Miljkovic

Elenco: Mihajlo Milavic, Jelena Jovanova, Silma Mahmuti, Jelena Djokic

Distribuidor brasileiro: Cineart Filmes

Apresentação: Quieto e tímido, o jovem Jovan (Mihajlo Milavic) nasceu com uma leve paralisia cerebral e constantemente usa de sua imaginação para escapar da realidade na qual está inserido. Em sua mente ele é um poderoso super-herói que combate o crime de maneira corajosa e astuta, mas quando uma nova aluna se aproxima de Jovan querendo uma amizade real, ele precisará fazer novas escolhas.

O filme, de nacionalidade Sérvia, conta a história de um garoto Jovan (Mihajlo Milavic), que nasceu com uma leve paralisia que o limita a se movimentar sozinho. A história gira em torno da amizade de Jovan com uma nova garota da escola, que enfrenta conflitos relacionados a separação de seus pais. O pai de Milca deixou sua mãe, e a garota acredita que a nova namorada de seu pai é uma bruxa de verdade que o enfeitiçou, e que se não fosse isso, seu pai jamais teria deixado sua mãe.


Os dois cultivam uma amizade sincera e inocente, e se ajudam a superar suas limitações. O filme propõe uma reflexão sobre como uma amizade verdadeira pode favorecer a descoberta de forças interiores capazes de ajudarem uma pessoa a superar seus problemas.
O engajamento a que se propõe o filme é bastante pertinente e talvez tenha sido o motivo da boa recepção nos festivais pelo mundo a fora. Tratar da limitação física enfrentada por uma criança, seu isolamento social e a superproteção familiar trazem para nossa realidade uma visão mais humanizada e possibilita o desenvolvimento de maior empatia. Contudo, os caminhos que o diretor escolheu para nos levar a proposta do filme, talvez não tenham sido suficientes para problematizar, discutir e trazer possíveis soluções. Não que seja uma obrigação, mas a expectativa criada frente aos temas abordados e o desfecho deles, não foram atendidos em sua totalidade. Por outro lado, a realidade do cinema sérvio é diferente de um roteiro de filme americano, por isso talvez nossa mente crie uma comparação injusta.


É curioso que o ator principal não apresenta o carisma necessário para um protagonista, tampouco o de um anti-herói. Difícil saber o motivo dessa escolha da direção que faz com que de certa forma não nos afeiçoemos ao filme logo de início. A jornada das crianças embora divertidamente lúdica nos faz esperar um desfecho conclusivo, mas o diretor escolhe o ponto final subjetivo. Cabe a você determinar seu entendimento, mas vá aberto para entender a proposta e viver a história do filme.
Shade é diversão leve para os jovens que gostam do mundo lúdico dos encantos, mas tem os pés fincados na realidade, o que o permite ser um entretenimento para toda família.

* escrito pela colaboradora Isabela Setubal

Nota: 3  de  5

Trailer Oficial:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.