LivrosResenhas

Livro: A Bússola de Ouro – Philip Pullman

Título: A Bússola de Ouro
Título original: Northern Lights
Autor: Philip Pullman
Tradutor:  Eliana Sabino
Ano do lançamento da edição: 2017
Série: Fronteiras do Universo #01
Páginas: 344
Editora: Suma de Letras
Onde Comprar: Amazon

Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade – são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.

A Bússola de Ouro está entre as melhores fábulas já lidas pela minha humilde pessoa. Ela é uma obra mais velha, mas voltou com uma capa nova, muito bonita pela editora Suma de Letras. Indicado para os pequenos de sete anos de idade em diante.

O livro é o primeiro de uma trilogia conhecida como Fronteiras do Universo escrito por Philip Pullman. O início é sempre uma pegada mais lenta, mas aos poucos vai melhorando e evoluindo aos poucos. Tudo começa ganhar forma em nossa mente e fazendo sentido, rico em detalhes e um interesse grande para aqueles que querem deixar abrir a imaginação.

Lyra tem apenas onze anos, como qualquer criança a menina é muito curiosa, esperta, e muito esforçada. Mas no seu mundo, existe os daemons, é como os humanos terem, é como um espelho de sua alma na forma de um animal. Interessante não é mesmo? O animal que você terá será aquele reconstruído como é a sua alma, um espelho de você mesmo. Eles variam de acordo com a personalidade de cada indivíduo. O problema é que crianças começam a ser raptadas e entre elas está o melhor amigo de Lyra, determinada ela precisa ir atrás dele, buscando pistas, para encontrar seu amigo e as outras crianças.

É nesse mundo que iremos conhecer toda essa correria em busca das crianças e do garoto, rodeada por muita adrenalina, amizades, amor, ira. A jornada dela não será fácil e ao lado de muitos perigos. Quem ainda não leu, não devia perder essa grande aventura.

O autor construiu um enredo fantástico, ao lado de uma ambientação grande, pessoas não confiáveis que precisam ser desmascaradas e a protagonista precisa desenvolver e crescer ao meio de tantos perigos. Seres mágicos estão dentro também da trama e como tinha dito talvez traidores.

A editora Suma trabalhou mais um pouco no texto. Gostei de toda diagramação e cuidado com essa nova capa. Não encontrei erros de português ou falta de coerência na trama. Leitura muito indicada!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.