LivrosResenhas

Livro: Dias de despedida – Jeff Zentner

Título: Dias de despedida
Título original: Goodbye days
Autora: Jeff Zentner
Ano de lançamento: 2017
Páginas: 392
Editora: Seguinte

Sinopse: “Cadê vocês? Me respondam. Essa foi a última mensagem que Carver mandou para seus melhores amigos. Mars, Eli, Blake. Logo em seguida, os três sofreram um acidente de carro fatal. Agora, o garoto não consegue parar de se culpar pelo que aconteceu e, para piorar, um juiz poderoso está empenhado em abrir uma investigação criminal contra ele.

Mas Carver tem alguns aliados:  a namorada de Eli, sua única amiga na escola; o dr. Mendez, seu terapeuta; e a avó de Blake, que pede a sua ajuda para organizar um “dia de despedida” para compartilharem lembranças do neto.

Quando as outras famílias decidem que também querem um dia de despedida, Carver não tem certeza de suas intenções. Será que eles serão capazes de ficar em paz com suas perdas? Ou esses dias de despedida só vão deixar Carver mais perto de um colapso – ou, pior, da prisão?

Narrado em primeira pessoa pelo próprio Carver, esse foi um dos livros mais tocantes que li em 2018.

A perda e a dor e como lidar com ambas é o foco do livro. Não teve como não me emocionar, chorar e entrei na história de tal forma que sofri pela perda dos três amigos como se fossem meus amigos. Sofri com Carver e seus momentos tristes, difíceis. A recuperação aos poucos da perda dos amigos e a forma de lidar com o acontecimento e a culpa que ele acredita ter pelo que aconteceu.

O livro alterna entre o passado, quando os garotos ainda eram vivos, e o futuro, após o acidente de modo que é permitido ao leitor conhecer Mars, Eli e Blake, o que me fez sofrer ainda mais pelo que aconteceu. Por eles não poderem chegar a vida adulta, serem alguém.

Ao mesmo tempo, acompanhamos o Claver poderá deixar de viver caso seja realmente condenado por ter enviado a mensagem de celular a Mars enquanto ele estava dirigindo. Se dependesse de algumas pessoas ele passaria a vida atrás das grades pela morte dos amigos.

É um livro que todos precisam ler, sobretudo, por nos trazer um grande ensinamento sobre dor, sobre perda, apoio. A mensagem do livro deve ser propagada ainda que seja muito sofrida a leitura por se tratar de um tema triste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.