Livro: Desenhados um para o outro – Alice & R. Crumb
Desenhados Um Para o Outro
Autor: Aline Crumb e Robert Crumb
Tradutor: Érico Assis
Ano: 2018
Páginas: 272
Editora: Quadrinhos na Cia
Abrangendo quatro décadas de uma colaboração artística e romântica sem igual, Desenhados um para o outro é um retrato hilariante dos Crumb, um casal singular na sua excentricidade e adoravelmente infame. O livro documenta a saga do relacionamento boêmio dos dois, retratando a confusão, a violência e a constante (e maravilhosa) sordidez que é o dia a dia chez Crumb: colapsos nervosos, neuroses, desastres na educação dos filhos, conjunções carnais repletas de fluidos e muito mais. O escopo cronológico de Desenhados um para o outro também serve ao panorama contracultural e de exilados dos Estados Unidos por quase meio século. As histórias começam nos morros do norte californiano, com singelos passeios pela Haight-Ashbury, e vão até uma louca e malfadada aventura pelo deserto do Arizona. Os hippies dos anos 1970, os yuppies dos anos 1980, o nascimento da filha Sophie, o êxodo do casal para a França, está tudo aqui. Este volume extraordinário mostra como essas duas almas profundamente cativantes, neuróticas e atormentadas encontraram a redenção ao se autodesenhar.
Parcerias duradouras no meio literário são comuns desde que a escrita foi invernada. Mas não creio que alguma delas tenha dado tão cedo quando a de Alice e Robert Crumb. Além de desenhar e escrever juntos eles se casaram. E a pergunta que eu me faço é como eles sobreviveram há tantos momentos intensos juntos, nessas quatro décadas de parceria cotidiana.
“Desenhados um para o outro” é a reunião das banalidades do dia-a-dia, dos pensamentos surreais convertidos em ilustrações e do humor ácido, tétrico e escatológico proveniente do encontro entre a vanguardista desenhista feminista e o irreverente judeu quadrinista.
A editora Companhia das Letras, em seu selo de quadrinhos Quadrinhos na Cia., presenteia o leitor com 271 páginas, uma brochura com histórias desenhadas pelo casal ao longo dos anos dessa parceria. As imagens ora são em preto e branco, ora em cores, o que varia de acordo com a formato original. São as obras completas de Aline e Robert, em traços de bico de pena, rico em detalhes que pode até parecer poluído para alguns, mas reflete a bagunça de pensamentos que existem na cabeça dos artistas.
O cartunista Robert Crumb, atualmente com 75 anos, ficou conhecido pela tirinha “Fritz, The Cat” ambientada em uma cidade antropomórfica em que o gato Fritz é o protagonista. A tira foi publicada entre os anos de 1965-1972 nas revistas Help! e Cavalier. Aline Kominsky-Crumb, nascida em 1948, iniciou a carreira de quadrinista por incentivo de amigos (Spam Rodriguez e Kim Deitch) em meados dos 1960. Publicou nos primeiros volumes da revista coletiva Wimmen’s Comix e depois criou a revista independente Twisted Sisters com sua amiga Trinna Robins. Atualmente vive na França e além de desenhista também é pintora.
Transgressões, bem humorados, desbocados e despudorado a autobiografia da dupla, “Desenhados um Para o Outro”, possui em sua materialidade o impacto dos anos na vida do casal, como o nascimento da filha, Sophia, que também colabora em algumas ilustrações. Amados por vários e execrados por alguns (inclusive com direito a processos judiciais), Aline Kominsky-Crumb e Robert Crumb deixam em seu caminho uma obra irônica, que pode chocar alguns e -como foi provado com o passar dos anos -, agradar a muitos.