LivrosResenhas

Livro: O Espetáculo Carnívoro – Lemony Snicket (Desventuras em Série #09)

Título: O Espetáculo Carnívoro
Título original: The Carnivorous Carnival
Autor: Lemony Snicket
Tradutor: Ricardo Gouveia 
Ano do lançamento da edição: 2016
Série: Desventuras em Série #09
Páginas: 240
Editora: Seguinte
Onde Comprar: Amazon

No princípio de mais um episódio funesto de suas penosas existências, Violet, Klaus e Sunny Baudelaire se encontram no porta-malas de um carro preto. Qualquer pessoa que não seja um pacote ou uma mala preferiria viajar confortavelmente instalado no banco do passageiro, mas os órfãos Baudelaire não têm escolha. Quando refugiaram-se no bagageiro desse carro sinistro, eles escapavam de uma situação ainda pior. As três crianças encontram-se na “barriga da fera”, o que vale dizer que estão numa enrascada. Ao volante do automóvel está o ganancioso Conde Olaf, um vilão traiçoeiro que, desde que os Baudelaire perderam os pais num incêndio, vem perseguindo os três com o objetivo de se apossar da fortuna herdada por eles. Até aqui, felizmente, ele foi mal-sucedido. Além de se safar dessa armadilha, em O espetáculo carnívoro Violet, Klaus e Sunny Baudelaire terão de escapar do Parque Caligari e enfrentar uma multidão indócil. Tudo isso para tentar localizar o dossiê Snicket e decifrar a sigla C.S.C., que pode confirmar se um dos pais das crianças realmente sobreviveu ao terrível incêndio.

Retornamos a nossa nona desventura! Ufa! Estamos caminhando, apesar de ter muito acontecimento pela frente. Após de todo ocorrido no Hospital Heimlich, os Baudelaire se esconderam dentro do porta-malas do carro do Conde Olaf. Eles não tinham um meio de seguir o caminho, ainda buscam o que é a sigla C.S.C e encontrar o dossiê Snicket que poderá ajuda-los a desvendar todos os mistérios. 

O Conde Olaf está indo para o Parque Caligari, depois de ver em um panfleto que ali encontrava uma vidente que poderia ajudar descobrir a localidade dos órfãos. No livro parece deixar claro que Madame Lulu sempre o informou a localidade das crianças, o que para nós foi demonstrado agora.

Chegando ao local, enquanto o Conde está distraído, os órfãos também se disfarçam de aberrações. Ao infiltrar no local, eles precisam descobrir quem é Madame Lulu, se é realmente uma vidente antes que ponha tudo a perder revelando a localidade. Fora outras humilhações que eles passam na frente das pessoas.

Dessa vez o Conde não disfarça, somente os irmãos ( o que achei bem engraçado). Ao meio de investigações eles precisam sobreviver, já que estão rodeados pelos vilões. Os mistérios sobre C.S.C está mais forte nesse livro. O enigmático olho nas tendas do parque, envolvida não só com nosso vilão mor, mas o segredo junto aos pais das crianças. Fora uma esperança de alguém ter sobrevivido ao incêndio. O que eu duvido muito em se tratando das desventuras. Madame Lulu aos poucos vai revelando quem realmente é, mas com um final meio trágico e os órfãos acabam ficando sozinhos novamente.  Uma coisa eles tem certeza, C.S.C é uma base! E eles precisam chegar até ela.

Problemas por aqui não são poucos! O Conde os recruta para ir ao lado das outras aberrações e queima todo o parque.  O que não contavam é que o segredo como sempre é descoberto deixando um final de doer os nossos corações ao separar Sunny dos outros irmãos. Esmé Squalor também está por aqui, muito mais perversa e não deixa seu namorado um só momento.

Gostei muito dessa desventura. Há muitos detalhes, Violet é esperta descobre quem é Madame Lulu. Fora outros segredos necessários para seguir com a busca da verdade. O problema é o final trágico pelos leões famintos do Conde Olaf, pelo ciúme de Esmé. Essa parte me deixou com muita raiva. Todo cuidado com spoiler é pouco!

Aqui o autor explora a questão dos preconceitos das aberrações, como Hugo, que é corcunda, Collete que é uma contorcionista e Kevin, um ambidestro considerados monstros.

Leitura muito indicada! Estou muito curioso do que vai acontecer com Sunny e com os outros irmãos. Como eles irão prosseguir e conseguir chegar à base. E o que o Conde está armando? Será que estamos mais perto do fim do que imaginamos? Volto em breve com a próxima desventura! Preparem os agasalhos!

Livros anteriores:

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.