Livro: Garota-ranho – Bryan Malley e Leslie Hung
Garota-ranho — Vol. 1 – Green Hair Don’t Care
Autores: Bryan Malley e Leslie Hung
Tradutor: Érico Assis
Ilustrador: Mickey Quinn
Ano do lançamento da edição: 05/2018
Série: Garota-ranho
Páginas: 136
Editora/Selo: Quadrinhos Na Cia
Do mesmo criador do fenômeno Scott Pilgrim, Garota-ranho é uma das séries mais ousadas, engraçadas e espertas dos quadrinhos atuais.Lottie Person é uma blogueira de moda que vive uma vida absolutamente incrível — ou pelo menos é o que ela quer que você acredite. A verdade é que sua alergia está fora de controle, seu nariz não para de escorrer, o namorado a trocou por uma garota mais nova e é possível que ele tenha cometido um homicídio. Este é o primeiro volume do sensacional Garota-ranho, de Bryan Lee O’Malley, criador de Scott Pilgrim, e da desenhista Leslie Hung.
* Resenha publicada originalmente no blog Livros e Sushi.*
A história traz uma protagonista em transição para a vida adulta, a blogueira de moda Lottie Person, cujo cotidiano aparentemente perfeito nas redes sociais esconde um vazio existencial. Além de não saber muito bem o que quer e de ter sido rejeitada pelo namorado, seus amigos blogueiros – que compõem, com ela, um grupo autointitulado de “Haters” – não a levam tanto a sério como ela gostaria. Para completar, a bela garota de cabelos verdes sofre com uma terrível alergia que faz com que seu nariz escorra de forma insuportavelmente constrangedora.
As coisas começam a mudar quando Lottie conhece a descoladíssima Coolgirl após pedir um café “gelado, semi-cafeinado, com leite de amêndoas sem gordura e uma dose de xarope de lavanda”. Quando ambas estendem a mão para pegar o mesmo copo, fica claro que ambas têm algo em comum – nem que seja o gosto por misturebas medonhas que ficam melhor no Instagram do que no paladar. Para Lottie, Coolgirl surge como um passaporte para voar de primeira classe para longe do seu círculo de amizades pouco construtivas.
Antes de sair pela primeira vez com sua BFF instantânea, Lottie vai se consultar com o médico responsável pelo tratamento e descobre que ele está sendo temporariamente substituído por um tal “Dr. Rick”, que lhe prescreve um medicamento ainda em fase de testes. Horas depois, na primeira balada das duas, algo bizarro acontece e nos enche de perguntas: quem é Coolgirl? Qual o verdadeiro efeito dos novos remédios de Lottie? Quais são os planos de sua rival sem graça? Esta primeira edição traz poucas respostas, mas ainda bem que esse é só o começo da série.
Gostei muito das ilustrações da artista Leslie Hung. O’Malley, desta vez, é responsável apenas pelos roteiros. Por mais que eu seja fã do seu traço e do ritmo acelerado que ele impõe às histórias, a divisão das tarefas faz com que Snotgirl tenha uma cadência diferente, mais dramática. Lottie e Coolgirl são personagens com muitos segredos por trás da aparência perfeita e das fotos com milhares de likes, e o relacionamento da blogueira com seu ex-namorado deve render muitas revelações nos próximos volumes.