LivrosResenhas

Livro: Agora e para sempre, Lara Jean – Jenny Han

Nome: Agora e para sempre, Lara Jean
Nome Original:
Always and Forever, Lara Jean
Trilogia:
Para todos os Garotos que já Amei #03
Autor(a):
Jenny Han
Tradução: 
Regiane Winarski
Editora:
Intrínseca
ISBN:
9788551001981
Ano:
2017
Nota:
5/5
Páginas:
304
Compre o livro:
ebook/físico

 

Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

Lara Jean se tornou uma das minhas personagens especiais deste ano de 2018! Nunca vou esquecer cada trecho desses três livros que compõe essa grande e fantástica trilogia escrita por Jenny Han. Desde o primeiro volume Para todos os garotos que já Amei, P.S.: Ainda Amo Você e agora fechando com esse terceiro foi perceptível uma grande história de amor, este que foi se descobrindo aos poucos e agora pude ter a certeza como a construção foi e é sincera para os personagens Lara e Peter. Eles passaram por muitos dilemas de adolescentes até chegar ao resultado final – o amor verdadeiro que ninguém separa ou divide.

Lara Jean não é mais a mesma, ela cresceu, mudou e evoluiu. Não é mais aquela jovem que passou por todos esses dilemas, agora ela tem certeza ou o que se espera de seu relacionamento com Peter. Sabe ouvir e pensar em todas as suas fases por aqui percorrida. Fora a amizade dela com a senhorinha onde ela fez estágio, Stormy deixou para a garota grandes mudanças que implicaram em seu amadurecimento (por isso que a perder fez mexer um pouco com nossa protagonista). Ela possui um namorado que a apoia e está com ela em todos os momentos, amigos de verdade e passa esse ano voltada para o último ano do ensino médio, enquanto como qualquer adolescente de sua idade está a espera da carta de aceitação para uma universidade. Lara quer muito ir para a UVA, por ser perto de sua casa e de seus familiares, fora que seu namorado já foi admitido automaticamente pela universidade por ter conseguido uma bolsa pelo time de lacrosse, o que a deixa muito mais apreensiva já que ambos sonham estudar juntos. O que parecia muito certo acaba saindo diferente como o esperado e agora terá de lidar com uma nova escolha de universidade, ajudar nos preparativos do casamento de seu pai e Tina (a vizinha tão falada nos outros livros e agora bem próxima de Kitty), fechar o ensino médio e estudar meios quem sabe de não acabar com seu namoro por conta da distância. Aquele grande dilema que qualquer jovem passa em tomar decisões que somente ele poderá toma-las, fora entrar para a vida adulta e enfrentar todos os obstáculos dessa nova fase.

Eu não tenho muito mais do que falar desse último livro, uma vez que cada detalhes seriam spoilers para você leitor. O livro é muito coeso, Lara Jean precisará tomar grandes escolhas, despedir de seus amigos que vão para caminhos opostos, tomar uma verdadeira decisão levada pela razão ou pelo coração por ouvir novamente pessoas e ainda convencer Margot sua irmã mais velha que Trina é a pessoa ideal para seu pai. Toda mudança existe seus desafios e agora nossa protagonista precisa ser adulta e tomar uma decisão que a deixará feliz. Mas nem sempre tomar uma decisão certa faz que o outro, como Peter esteja bem satisfeito. O que aprendi também é que nossas felicidades acabam nos deixando cegos nos detalhes daqueles que amamos e Lara Jean irá ter que voltar nisso, ouvir novamente quem ela mais ama se ambos foram mesmo feitos um para o outro. Porque se foram, nenhuma distância separa aquele sentimento que os uniu. Trina me surpreendeu muito, além de casar com o pai das irmãs Song, ela passa um conselho certeiro para Lara e conquista o coração de Margot, uma vez que Kitty se mostra certeira novamente em suas respostas que acabam contribuindo para a formação de toda a trama. Eu gostei muito da forma que tudo foi se encaixando perfeitamente. O final de semana que os nossos personagens acabam passando na praia fez somar muito para o momento final do livro.

Eu voltei ao tempo como Peter sentiu com a mudança de quem ele mais ama, o problema não é o afastamento, mas da pessoa esquecer da gente, colocar um ponto final em tudo que foi vivido nutrido pelo grande sentimento que é o amor. Fora que percebi o quanto ele é diferente do primeiro livro, ser um garoto popular nunca fez aumentar o seu ego pelo contrário, ele sempre foi amigo e próximo e quando ele ama alguém luta com tudo. A superação e o perdão da ausência de seu pai são outro fator desse livro fora a proteção de uma mãe pelo seu filho quando o mesmo pretende mudar seus planos, sua felicidade por uma pessoa.

Jenny Han escreveu uma trilogia que deixará saudades e não poderia ter encerrado da melhor forma possível. Meus olhos encheram de lágrimas pelo livro mostrar que mesmo pelas dificuldades, possamos sim ter um grande final ao lado de quem amamos, basta sermos adultos em nossas decisões, fora outros aspectos necessários que formulam todos os dilemas e decisões vividos e necessários por um adolescente.

A editora Intrínseca permaneceu com as mesmas capas e toda a sua construção. A tradução de Regiane Winarski nos acompanhou ao longo dos outros livros e ela é bastante conhecida em nosso meio literário por trazer resultados fieis como a obra original.

Encerro aqui uma trilogia que deixará saudades e que pode ser aplaudida de pé. Convido você leitor para ler todos os três livros e se emocionar.

Livros anteriores:

Para todos os Garotos que já amei      compre o livro/ebook aqui: clique

P.S.: Ainda amo você     compre o livro/ebook aqui: clique

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.