Livro: O Livro das Listas – Referências Musicais, Culturais e Sentimentais – Renato Russo
Além de artista compulsivo, dotado de uma criatividade sem limites, Renato Russo era também um ávido consumidor de toda forma de arte. Durante sua vida breve e produtiva, entre um palco e outro, estúdios e turnês, o líder da Legião Urbana usou todo seu tempo livre para descobrir novas obras e revisitar as que amava. Discos, livros, filmes, artistas e referências variadas eram rapidamente integradas ao vasto repertório de Renato, que organizava seu pensamento criativo por meio de listas, muitas listas. Feito a partir das anotações do artista, até hoje inéditas ao público, este livro apresenta um panorama de suas grandes influências acompanhadas de informações acerca dos artistas e obras mencionadas.
Capa: Elisa von Randow
Páginas: 192
Lançamento: 04/09/2017
ISBN: 9788535929744
Selo: Companhia das Letras
Pelas mãos de Sofia Martiutti (editora) e Tarso de Melo (poeta) chega as nossas mãos, um compilado de listas do músico e escritor Renato Russo. “O Livro das Listas – Referências Musicais, Culturais e Sentimentais” é composto por inúmeras listas e anotações do escritor. Estar em contato com esses itens nos permite perceber que em vários momentos de sua vida o vocalista da Legião Urbana usou de pontos de partidas variados para suas ações. De filmes a livros, discos a músicas, nomes de amigos a celebridades, os escritos são compostos por um vasta gama de itens que interessava ao jovem Renato.
Os textos anotados traçam uma linha do tempo. Podemos acompanhar a mudança ou a manutenção de gostos dele. Em uma página o leitor se depara com anotações de eventos nos quais ele planejava ir, em outra com a lista de personalidades que ele gostaria de conhecer – nessa, inclui o nome de Jesus e Isadora Duncan. Em várias das listas sobre músicas é citada a banda Sex Pistols, especificamente a sua versão para “My Way” música de Frank Sinatra. Essa repetição mostra como algumas daquelas citações eram de extrema importância para o artista.
Sendo assim, há lista para filmes assistidos, livros lidos ou para qualquer elemento desses meios, não lidos ou vistos. A curadoria dos textos permite que a figura de Renato seja tão comum quanto a nossa, que pode pegar uma caneta – a qualquer momento – e, rabiscar em um papel coisas que consideramos importantes.
Além disso, o livro recebeu tratamento em sua concepção visual, para lembrar um caderno. O projeto gráfico de Elisa von Randow reproduz toda uma estrutura que dialoga com o tema: da capa de um caderno ACCO Brands ao miolo com pautas e réplicas de imagens de páginas existentes. Todo o formato do livro proporciona a sensação de estar com um caderno em mãos.
Mas o encanto não para por aí. Sofia e Tarso, complementam as listas com textos informativos sobre seus itens. Assim, “O Livro das Listas – Referências Musicais, Culturais e Sentimentais” adquire caráter quase enciclopédico, pois permite que o leitor, além de conhecer os gostos do músico possa obter mais informações sobre assuntos relacionado aos tipos de arte que Renato admirava. Uma boa maneira de se informar sobre assuntos variados e conhecer mais um pouco da mente de um dos grandes artistas dos anos 1980.