Livro: O Idiota- O Clássico de Fiódor Dostoiévski em Quadrinhos (2018)
Nome do livro: O Idiota: O Clássico de Fiódor Dostoiévski em Quadrinhos
Autor: André DinizIlustrador: André Diniz
Tradução: José Rubens Siqueira
Editora: Quadrinhos na Cia
ISBN: 9788535930726
Páginas: 416
Ano: 2018
Nota: 4/5Após anos internado num sanatório suíço para tratar sua epilepsia, o jovem Míchkin retorna à Rússia e se vê envolvido num triângulo amoroso. Entre a vilania de Rogójin, um devasso perdulário que dilapida a fortuna herdada de seu pai, e a beleza arrebatadora de Nastácia Filíppovna, acompanhamos Míchkin e sua pureza quixotesca até o desenlace desta bela e trágica graphic novel.
A versão do livro O Idiota feita por André Diniz é uma ótima opção de leitura para quem não conhece ou está familiarizado com a obra do autor russo Fiódor Dostoiévski. Nessa edição a editora Quadrinhos na Cia teve o cuidado de contextualizar o leitor tento em relação a vida quanto a obra do autor russo Fiódor Dostoiévski. Em alguns momentos somos levados a crê que estamos diante de um livro biográfico e não em um historia ficcional.
Em preto e branco, e num registro quase sem palavras, Diniz propõe uma recriação surpreendente de O idiota, obra máxima de Dostoiévski. Publicado em 1869 o romance é um dos mais célebres da literatura mundial. Sua oralidade intensa encontra na explosão e na fluidez, na ternura e na enorme capacidade expressiva do traço de Diniz, uma correspondência única.
Nessa adaptação o ilustrador explorou ao máximo as possibilidades que a linguagem e narrativa utilizadas nas historias em quadrinhos pode oferecer. A obra é basicamente sustentada pela sua ótima execução gráfica. Os poucos diálogos na narrativa aparecem em momentos específicos da obra. O trabalho de André Diniz nessa adaptação é único, pois como já dito as emoções dos personagens são sentidas por meio de seu traço o que torna o livro belíssimo graficamente.
O idiota, de Fiódor Dostoiévski, é um dos maiores romances história da literatura. Nesta incrível versão em quadrinhos, o artista André Diniz mergulha na prosa do mestre russo e cria uma graphic novel eletrizante e original, uma jornada aos abismos interiores e horrores metafísicos de um dos mais implacáveis escritores do século XIX