Resenhas

Resenha: A profecia das Sombras – Rick Riordan

Nome do Livro: A profecia das Sombras
Nome Original: The Dark Prophecy (The Trials of Apollo #2)
Série: As Provações de Apolo #02
Autor(a): Rick Riordan
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551001714
Ano: 2017
Páginas: 336
Nota: 5/5
Onde comprar: Compre Aqui

Não basta ter perdido os poderes divinos e ter sido enviado para a terra na forma de um adolescente espinhento, rechonchudo e desajeitado. Não basta ter sido humilhado e ter virado servo de uma semideusa maltrapilha e desbocada. Nããão. Para voltar ao Olimpo, Apolo terá que passar por algumas provações. A primeira já foi: livrar o oráculo do Bosque de Dodona das garras de Nero, um dos membros do triunvirato do mal que planeja destruir todos os oráculos existentes para controlar o futuro. Em sua mais nova missão, o ex-deus do Sol, da música, da poesia e da paquera precisa localizar e libertar o próximo oráculo da lista: uma caverna assustadora que pode ajudar Apolo a recuperar sua divindade — isso se não matá-lo ou deixá-lo completamente louco. Para piorar ainda mais a história, entra em cena um imperador romano fascinado por espetáculos cruéis e sanguinários, um vilão que até Nero teme e que Apolo conhece muito bem. Bem demais. Nessa nova aventura eletrizante, hilária e recheada de péssimos haicais, o ex-imortal contará com a ajuda de Leo Valdez e de alguns aliados inesperados — alguns velhos conhecidos, outros nem tanto, mas todos com a mesma certeza: é impossível não amar Apolo.

Depois dos últimos acontecimentos no volume anterior (leia aqui), podemos ver o banimento de Apolo do Monte Olimpo pelas mãos de Zeus. E só poderá retornar quando ele se mostrar digno para assumir seu posto. O nosso deus quer ganhar novamente a sua imortalidade, para tanto terá de lutar por ela.

Dessa vez Apolo, Calipso e Leo Valdez estão chegando em Indianópolis, uma pequena cidade no oeste dos EUA. O mais engraçado que ao desembarcar já temos confusão pintando na área.  Monstros tentando matar o deus. Salvos aqui por Ártemis, agora mais velha, resolveu largar a caça para viver um romance com suas companheiras, o autor aqui abre espaço para falar do meio LGBT. Agora nosso herói terá que salvar grifos de uma deusa, assim para conseguir entrar na fortaleza de um de seus inimigos, este que já foi falado no primeiro volume. Meg salva Apolo, voltando ela para a ação.

Retornamos ver o famoso Apolo como no primeiro volume, querendo voltar para a sua vida antiga na qual antes possuía uma vida boa. Ele começa a questionar sobre a raça humana e aprendendo a dar valor aos mesmos. Mesmo com as pitadas de ironias dadas por Riordan, novamente nessa aventura me senti preso, como se cada página não demorasse nada, quando acordava para a realidade já tinha passado mais de 3 horas lendo.

A escrita do tio Rick é fantástica, não cansa e todo o enredo é rodeado de ação. Os coadjuvantes foram necessários para preencher as brechas e não voltar o livro para tantas narrações esquecendo dos diálogos. Na trama ainda temos personagens velhos, outros novos, semideuses ou não. O final do livro é o que mais chama atenção, a profecia que Apolo recebe logo após uma batalha. Passando aquele gosto de “quero mais “ ao findá-la. Mestre em unir suas mitologias com o nosso século que estamos vivendo, fora um livro rodeado de muita risada que te faz querer mais.

A edição da editora Intrínseca está incrível como a do volume anterior, mas nada de diferente na diagramação já conhecida nos livros do autor. A tradução continua impecável e com bastante cuidado para não perder o “x” da questão do autor, repassando intrinsicamente cada diálogo para compreensão.

Ficamos ansiosos em breve para nossa avaliação do terceiro volume dessa incrível saga.

Livro anterior:

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.