CinemaCríticasLançamentos

Crítica “Baseado em fatos reais”

Baseado em Fatos Reais (D’après une histoire vraie, 2017)
Diretor: Roman Polanski
Elenco: Emmanuelle Seigner, Eva Green, Vincent Perez
Roteiristas: Olivier Assayas, Roman Polanski
Diretor de fotografia: Pawel Edelman
Montagem: Margot Meynier

 

Em seu novo o filme diretor Roman Polanski,  retorna ao apartamento e a psique perturbada e repugnante de seus personagens, para desenvolver a trama do filme “Baseado em Fatos Reais”. A musa (e esposa) do diretor, Emmanuelle Seigner, encarna Delphine Dayrieux, escritora de best-sellers.  Na abertura do longa nos deparamos a personagem de Emmanuelle em uma feira de livros cercada por seus adorados fãs. A câmera a captura em uma sessão de autógrafos na qual está rodeada por pessoas peculiares, curiosas e em alguns momentos divertidas. Entre eles está Elle.

Delphine, está em seu melhor momento tanto profissional quanto pessoal. Seu namorado François (Vincent Perez) é apresentador de um programa de livros na TV francesa e também dispõem dos mesmos prestigio e admiração dela. Mas, Delphine está tendo dificuldades em iniciar seu novo livro. É diante da página branca e do branco da tela do computador, que ela não consegue produzir. Nem uma sílaba sequer de seu novo romance.

A escritora conhece casualmente na feira do livro a bela Elle (Eva Green), sedutora e provocante) e, depois volta a encontrá-la em uma festa. A jovem  apresenta-se como sua grande admiradora e humilde escritora fantasma, atualmente trabalhando em uma autobiografia silenciosa. Elle claramente significa problemas para Dayrieux quando começa a relevar suas reais intenções.

Esse novo trabalho pode ser uma boa introdução para quem nunca assistiu Polanski, pois mesmo sendo um thriller psicológico é bem menos complexo que as outra obras, desse gênero, do diretor.  O filme reserva alguns arrepios quando Alexandre Desplat (ganhador do Oscar 2018 na categoria Melhor Trilha Sonora Original)  usa suas notas para advertir o espectador do perigo eminente.

Sobre o roteiro, podemos dizer que o telespectador mais atento ou conhecedor da obra de Polanski irá pegar as pistas de que Delphine não é uma vítima tão frágil e ingênua como somos levados a crer. Afinal, como romancista, ela tem amplo conhecimento das relações sociais/corporativas, bem como conhecimento psicológico necessário,, para compor suas personagens. Olivier Assayas juntamente com Polanski assina o roteiro.

Mesmo sendo um filme de trama previsível “Baseado em Fatos Reais” é um ótimo um thriller psicológico, que pode agradar tanto aos fãs como  o público que começou agora a ser aventurar em suas obras.

Nota:  4/5

Assista aqui ao trailer:

 

2 comentários sobre “Crítica “Baseado em fatos reais”

  • Acho que essa trama é bem intensa, esse Thriller psicológico me da um pouco de medo kkk aliás todo filme de terror me da medo. Essa história de admirador secreto obsessivo que depois encontra uma brecha para entrar na vida do personagem me deixou curiosa, e vou criar coragem para ver.

    Resposta
  • Mesmo sendo previsível, acredito que Baseado em fatos reais deve ser ótimo para quem não esta acostumado com Polanski. O enredo mesmo me agrada, ainda mais sabendo que Delphine não é uma vítima tão ingênua assim. Isso me chamou atenção e olhe que sou bem leiga quando o assunto é thriller psicológico. Ótima dica.

    Beijos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.