CinemaCríticasLançamentos

O Homem das Cavernas (2018)

O Homem das Cavernas ( Early Man, 2018)
Diretor: Nick Park
Roteiristas: Mark Burton; James Higginson; Nick Park
Elenco: Eddie Redmayne;Tom Hiddleston; Maisie Williams; Timothy Spall; Nick Park;Richard Ayoade;Miriam Margolyes
Diretor de Fotografia: Dave Alex Riddett
Montagem: Sim Evan-Jones

No tempo em que dinossauros e mamutes ainda corriam livremente pela Terra, Doug, um corajoso homem das cavernas, une sua tribo contra um inimigo poderoso da Idade do Bronze, que os expulsa do perfeito Vale em que vivem. Buscando vencê-lo para recuperar o lar, ele propõe uma ousada batalha entre quatro linhas: um inédito jogo de futebol!

O Estúdio de Aminação Aardman, expoente clássico da animação britânica, apresenta sua mais nova obra “O Homens da Caverna” (Early Man, 2018) uma comédia graciosa e divertida em que o futebol é apresentado como uma possibilidade de parar o progresso e o convívio harmônico entre as diferenças.

Combinando uma saga neolítica com uma história de triunfo no futebol o diretor Nick Park ressurge com o fervor antiquado de todos os filmes de claymation. Ele se apropriou de  uma história de homens das cavernas – que usavam pederneiras em confronto com guerreiros da Idade do Bronze  fortemente blindados – e, transformou-a em uma história de rivalidade épica de futebol entre ingleses fortes e franceses cheios de roupas. Para o público brasileiro, o sotaque francês foi substituído pelo sotaque espanhol que nos faz lembra nossos hermanos argentinos.

 

“Em Homens da Caverna” nosso protagonista é Dug um menino tagarela que passa seus dias caçando coelhos com o resto de sua tribo. Mas, Dug sonha com algo mais, como caçar mamutes em vez de coelhos. Seu sonhos são alterados  quando o exército de Lord Nooth ( vestido com armadura de bronze) chega. Dug é forçado a lutar por seu clã e, rapidamente descobre que a forma de combate favorita dos invasores é o futebol.

O Vilão Lord Nooth, diz querer acabar com a Idade da Pedra e fazer prevalecer a Idade do Bronze, mas suas reais intenções são de explorar as riquezas minerais existentes no Vale que clã de Dug habita. O chefe da Idade do Bronze, além de vaidoso, é uma caricatura hilária e arrogante dos líderes autoritários. Suas maquinações para derrotar os homens das cavernas, e sua incessante obsessão por moedas de bronze são bastante divertidas.

Os esforços espirituosos de Dug para levar seus amigos da Idade da Pedra são por meio de formas esportivas. O espectador vai assistir aos homens das cavernas falharem no futebol, melhorarem no futebol, e então serem excelentes no futebol. Porém,  para chegar a um alto desempenho os personagens das cavernas passaram por uma crise de confiança sobre se eles podem e conseguem jogar o grande jogo.

“Homens da Caverna”  é um filme charmoso e atrativo para crianças e pais, que encontra a mistura certa de humor e narrativa inteligente para manter todos na platéia felizes.

Nota: 5/5

2 comentários sobre “O Homem das Cavernas (2018)

  • Eu sou suspeita pra falar porque amo tudo que o Nick Park faz, começando por essa semelhança física de todos os seus personagens que é a marca dele. Amo filmes infantis e estou louca para ver esse, adorei essa ideia de explorar o futebol e que na minha opinião acaba sendo um conselho a valorização aos esportes também por que não ? utilizar esse meio como forma de superar uma dificuldade

    Resposta
  • Animação e o esporte mais popular do mundo? Acho uma combinação mais que perfeita para grandes marmanjos que apesar da idade, ainda gostam desses elementos. Fiquei pensativa nessa coisa de futebol como o responsável por parar o progresso e o convívio harmônico entre as diferenças (este último se torna até impensável tendo em vista que o esporte é usado pra criar e não para parar a harmonia entre as diferenças). Não sei, acho que estou falando bobagens. Rsrs

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.