Resenha: Dez Mil Céus Sobre Você Firebird – Claudia Gray
Ficha Técnica
Título original: Ten Thousand Skies Above You
Série: Firebird, #2
Páginas: 336
Acabamento: Brochura
Lançamento: 2016
ISBN: 9788569809869
Selo: HarperCollins Brasil
MARGUERITE CAINE fez o impossível, viajando por dimensões alternativas com o Firebird — uma invenção brilhante criada por seus pais, seu namorado, Paul, e o amigo da família, Theo. Mas ela também chamou a atenção de inimigos poderosos, dispostos a seqüestrar, chantagear e até matar para usar os poderes do Firebird para propósitos escusos. Quando a alma de Paul é dividida em quatro fragmentos — que se encontram presos dentro de Pauls em outras dimensões —, Marguerite fará qualquer coisa e irá a qualquer lugar para salvá-lo. Mas o preço de seu retorno em segurança é alto. Se ela não sabotar os próprios pais em múltiplos universos, Paul vai continuar perdido para sempre. Mas Marguerite acredita que é possível salvar seu amor sem sacrificar a família, e para isso pede a ajuda do brilhante Theo. Os dois criam um plano para recuperar Paul e o Firebird, mas para que ele dê certo eles precisarão superar um concorrente genial e vão colocar em risco não só sua vida mas também a de todas as versões de si mesmos em várias dimensões. Desta vez a missão leva os dois aos universos mais perigosos até então: uma São Francisco dividida pela guerra, o submundo do crime de Nova York e uma Paris iluminada onde a outra Marguerite esconde um segredo chocante. Cada salto deixa Marguerite mais perto de salvar Paul — mas sua jornada revela verdades sombrias que fazem com que duvide da única constante que encontrou em todos os mundos: o amor que sentem um pelo outro.
Por se tratar do segundo livro da trilogia, aqui teremos alguns spoilers.
Os objetivos de Marguerite Caine agora mudaram totalmente, se antes ela buscava por vingança pela morte do pai e seu alvo era o assistente Paul Markov, agora a sua missão é salvá-lo e também ajudar seu amigo Theo, que está morrendo por causa de uma droga usada nele por muito tempo e que está lhe tirando a vida aos poucos.
No livro anterior conhecemos Wyatt Conley, o diretor da Tríade, a grande empresa por trás de várias acontecimentos e que fragmentou a alma de Paul em quatro pedaços e que estão em quatro dimensões diferentes. Marguerite precisa reunir todas as partes viajando com o Firebird pelas várias realidades e assumindo diversos papeis. Para quem não está lembrando, em Mil Pedaços de Você, foi feito a descoberta que existem várias dimensões no universo se coexistindo e o mais impressionante é que podemos viajar entre elas! O diferencial da descoberta é que cada dimensão tem as mesmas pessoas, mas em uma versão diferente, morando em outra casa, com gostos distintos, mas todas essas dimensões estão conectadas entre si.
Dez Mil Céus Sobre Você se mostrou um livro muito melhor que o primeiro, a autora mudou um pouco e não focou tanto no romance, o que ajudou a deixar a história mais ágil e com mais ação, que na verdade eu já espero isso ao me deparar com um enredo cheio de problemas a resolver e mortes a evitar. Continuo gostando muito da ideia que os personagens assumam “novas” identidades a cada viagem pela dimensão, mostrar como cada “eu” pode ser diferente dependendo do meio criado e questionar se o nosso mundo realmente seria o certo ou o melhor.
Marguerite teve um desenvolvimento maior e amadureceu mais, no livro anterior achei ela mais ingênua e teimosa, agora já vejo que ela raciocina mais e entende que tudo que ela faz terá as suas consequências e que terá que se preocupar com isso alguma hora. Seu jeito impulsivo ainda irá lhe render vários problemas, mas a vejo mais critica e avaliando o todo antes de agir. Espero que ela continue assim no livro seguinte. A autora também desenvolveu mais os personagens secundários e linkou vários pontos do primeiro livro com esse e foi muito bom ver as pontas soltas de antes sendo amarradas. Odeio quando as coisas apenas ficam no ar sem resposta.
Claudia Gray continua com a escrita fácil de ler e utilizando de flashbacks para explicar vários momentos. Ainda quero ler outras obras da autora, seu jeito de desenvolver a história me deixou ávida por mais.
A edição da HarperCollins Brasil continua linda, as capas da série se combinam e ficam lindos todos juntos! Continuo gostando e recomendando os livros, espero um final excitante para os nossos personagens.