Resenha: Eu e você no fim do mundo – Siobhan Vivian
Título: Eu e você no fim do mundo
Autor(a): Siobhan Vivian
Tradução: Glenda D’Oliveira
Páginas: 368
Ano: 2017
Editora: Intrínseca
Enquanto alguns se preocupam com o presente, fazem planos para o futuro, passam os dias empacotando suas coisas para mudar de cidade, Keeley e seus colegas do ensino médio decidem aproveitar ao máximo o tempo que ainda têm juntos em Aberdeen. Para ela, o momento é perfeito para fazer seu sonho se tornar realidade: se declarar para o garoto que sempre amou, Jesse Ford.
A vida de Keeley está prestes a virar de cabeça para baixo, e a sensação de que não há nada a perder é perfeita para dar a ela a coragem de fazer o que normalmente não faria. Ou falar o que não falaria. E o risco quase sempre vale a recompensa. Quase sempre.
Pode ser que seja o fim de Aberdeen, mas certamente é o começo da história de Keeley. Talvez nada tome o rumo esperado. Ou quem sabe tudo se encaixe para sempre. Seja como for, há coisas que só sobrevivem na memória – seja uma cidade ou um primeiro amor.
Eu e você no fim do mundo é escrito pela autora Siobhan Vivian e foi publicado no Brasil Editora Intrínseca. Eu me apaixonei pela capa que é cheia de detalhes e muito bem trabalhada e só depois fui descobrir do que se tratava a história.
Keeley mora em Aberdeen, uma cidade que está sendo inundada por conta do governo corrupto. Com tudo acontecendo ao mesmo tempo ela resolve se declarar para Jesse Ford, o garoto que sempre amou, mas ao mesmo tempo ela tem que lidar com vários problemas como o pai desempregado, que luta contra os governantes e a polícia e a amizade abalada com a melhor amiga;
A capa não chama a atenção só pela beleza, depois que o leitor inicia a leitura ele começa a entender um pouco mais a mensagem que ela quer passar. Nesse Young Adult podemos acompanhar várias fases do amadurecimento da personagem principal e o principal é como é amadurecer tendo que lidar com uma catástrofe que não pode ser evitada.
Esse livro é bem diferente do que já li da autora, ela criou um enredo focado no crescimento da Keeley. Os personagens são bens construídos, a história é bem trabalhada e cheia de reviravoltas, a narrativa está muito boa, pois consegue segurar a atenção do leitor, o trabalho de diagramação está muito bem feito, e detalhes como colocar no início dos capítulos o dia e o tempo, ajuda o leitor a saber o que vai acontecer nas próximas páginas com relação a catástrofe.
Recomendo o livro para todos aqueles que gostam do gênero e quem já leu algo da autora com certeza vai se surpreender.
SIOBHAN VIVIAN
Siobhan Vivian nasceu em Nova York e se formou como roteirista de cinema e TV na University of the Arts, na Filadélfia. Autora de outros sete romances, atuou por anos como editora de livros e roteirista do Disney Channel, e hoje em dia dá aulas de escrita literária com temática jovem na Universidade de Pittsburg