Resenha: O Livro de Memórias – Lara Avery
Nome do livro: O Livro de Memórias
Nome original: The Memory Book
Autor(a): Lara Avery
Tradução: Flávia Solto Maior
Editora: Seguinte
ISBN: 9788555340178
Página: 392
Ano: 2016
Nota: 5/5
Onde comprar: Compare Preços
Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.
O livro pela sua capa me repassou uma grande sensibilidade pela trama, o que de certa forma foi totalmente ao contrário depois que acompanhei suas entrelinhas.
Sammie é uma das melhores alunas do colégio e ela orgulha disso, por ter ambições em conquista-las. Ela não se importa muito com sua beleza, e nem liga para o que os outros vão pensar realmente dela. Seu cérebro é sempre seu aliado e ponto forte, tudo muda quando ela descobre ter uma rara doença que aos poucos destruirá suas memórias, condenando sua própria vida como ela estava habituada. Iniciando daqui uma espécie de diário, antes que tudo comece a se perder e ela passar a não lembrar de mais nada. Além de aprender lidar com tudo que em pouco tempo será perdido.
Fiquei bastante impressionado como a autora descreve a protagonista, sempre com padrões que fogem do plano de beleza. Sammie pelo contrário se apresenta forte, determinada e muito centrada, nos conquistando do início ao fim de como as mudanças irão interferir em seu futuro. A sua personalidade também afeta um pouco a sua escrita, narrando tudo em primeira pessoa, sobre toda a sua vida.
Somos tocados pela história por tudo ser tão real e muito sincero, tocados por ler um diário de alguém, apresentando sua garra, dificuldades e percepções. Sammie durante toda leitura nos mostra como a vida é imprevisível, devemos aproveitá-la a cada momento, sendo possível amar e ser feliz em qualquer momento. Muitos de nós me fez pensar que logo abatemos por uma gripe, por um resfriado, algo tão pequeno de muitos que sofrem mais. Não devemos nunca deixar de viver intensamente a cada dia ao lado do que Deus nos deu.
A editora Seguinte trouxe uma capa muito linda e uma diagramação digna de aplausos. Não encontrei erros de português ou concordância que impossibilitasse a compreensão.
Leitura bastante indicada para aqueles que deixaram de acreditar, ou para aqueles que estão passando por um momento difícil em sua vida. Tenham calma! Tudo vai se resolver nas graças e honra de nosso Deus. Leiam!
Oi!
Mesmo já tendo visto a capa desse livro várias vezes eu não sabia sobre o que se tratava e fiquei curiosa para saber como a autora desenvolveu a sua personagem e como lida com essa situação difícil.
Abraços
Compensa muito ler Andy!!! Vc vai amar.